Volkswagen Taos

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Posicionado acima do T-Cross, o modelo importado da Argentina chega para peitar players de peso, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Nessa missão, o Volkswagen Taos traz um meio-termo.

Sem buscar potências elevadas ou apostar em hibridização, o Volkswagen Taos concentra num conjunto já conhecido pelo consumidor, e não estamos falando apenas do motor 1.4 TSI.

Tendo foco em conectividade e segurança, o Volkswagen Taos traz mais do mesmo num porte maior, ampliando o conforto para a família e evidentemente num preço superior: R$ 181.790.

O Volkswagen Taos não quis repetir uma receita chinesa e muito menos ser um produto conhecido na Europa. Assim, a frente expressiva não é de tão bonita, mas o difere bem destes.

Os faróis de LED com tecnologia IQ.Light são atraentes, ainda mais por conectarem-se através da grade iluminada. Mas, o para-choque com vincos pronunciados destoa um pouco.

Aliás, o excesso de vincos no capô parece remeter a um utilitário do passado, que não existiu. Com colunas C largas e o teto preto, o Volkswagen Taos Highline tem até uma boa fluidez na cabine.

Atrás, as lanternas em LED não surpreendem em estilo, mas cumprem bem sua função e dão boa impressão. Já as rodas aro 18 escurecidas casam bem com o preto de teto e para-choque.

Em seu interior, o Volkswagen Taos traz a receita já vista em outros modelos recentes da marca alemã, com um acabamento que vai, da frente para trás, perdendo importância

No próprio painel, a parte superior não é soft, mas em plástico duro. A parte central em cinza brilhante é vistosa, e o tecido costurado logo abaixo, busca reconhecer o status do produto.

Antes que você pense num certo SUV alemão já bem conhecido, o Volkswagen Taos não tem nada a ver com ele. Não se trata de um Tiguan nacionalizado (na Argentina, é claro) ou retocado.

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O Volkswagen Taos é um SUV que passa impressão (real) de leveza em relação ao Tiguan Allspace e também ao antigo, que era do mesmo tamanho.

Com seu motor EA211 1.4 TSI de 150 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de 1.400 rpm a 4.000 rpm, o Volkswagen Taos tem mais força para mover seus 1.420 kg.

De fato, ele é bem mais leve que as gerações do Tiguan, incluindo o 1.4 TSI. Com boa disposição, o propulsor de quatro cilindros com turbo e injeção direta sobra no dia a dia.

Com relações de marcha adequadas, o Volkswagen Taos parece até menor ao rodar com desenvoltura, seja no modo Eco ou no Normal, ele age de forma esperada, dada a força conhecida do motor.

Enchendo desde os 1.400 rpm, o 1.4 TSI garante boas arrancadas e saídas de semáforo entusiasmantes, com retomadas muito espertas, o que nos faz até desconfiar de seus números.

Subindo para 5.000 rpm, o Volkswagen Taos responde como se fosse um esportivo, se comportando assim com o modo Sport, que realmente o deixa mais nervoso e gostoso de acelerar.

Mudando-se marchas no manual e ainda com o Sport do câmbio, lembramos que cada modo altera parâmetros de motor, câmbio, direção, sistemas, etc.

Ainda que seja maior e mais pesado que o T-Cross Highline, o Volkswagen Taos Highline anda quase como o irmão menor, mas não “flutua” tanto como o pequeno, ao ser mais exigido.

Seu motor está bem dimensionado para seu porte e proposta, garantindo ainda conforto no dia a dia. Um detalhe no Volkswagen Taos é que os modos de condução são ativados na central multimídia VW Play.

No modo Eco, por exemplo, mesmo que o display indique esse modo como ativo, ele precisa mostrar a letra “E” no cluster, caso contrário, estará no Normal. O mesmo em relação ao Sport.

Que por sua vez difere do Sport (“S”) da transmissão Tiptronic, que altera apenas o câmbio. No Individual, você personaliza à vontade.

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Rodando na cidade, com gasolina, o Volkswagen Taos fez bons 9,9 km/l, enquanto na estrada, em cruzeiro, ele marca 13,6 km/l. Com seu tanque de 51 litros, dá quase 700 km de alcance.

A 110 km/h, o novo SUV médio da VW marca 2.000 rpm, o que torna a viagem mais agradável, ainda que o ruído do 1.4 TSI seja bem perceptível ao imprimir o acelerador.

Por ser tão silencioso na desaceleração, que no trânsito urbano ainda tem o Start&Stop, o Volkswagen Taos poderia ter filtrado mais o propulsor em regimes mais baixos de giro, com o ronco alto normal.

Com direção elétrica bem responsiva e freios bem calibrados, o Volkswagen Taos tem uma pegada agradável e uma suspensão mais acertada para o conforto, assim como no T-Cross

É daí que vem a sensação de se estar em um SUV mais acertado para as condições locais. O conjunto com braços multilink na traseira agrada bastante

Tanto em ruas de piso ruim quanto na estrada sinuosa, o acerto é bom, mas a dinâmica de condução não é a mesma do Tiguan.

Ainda assim, tem boa estabilidade em curvas e desvios rápidos de trajetória. Mesmo com rodas aro 18 polegadas, ele passa bem em certos pisos ruins, com apenas alguns ruídos internos.

Como um projeto para mercados fora da Europa, o Volkswagen Taos tem um recheio menos consistente, o que o aproxima mais do T-Cross em comportamento e menos do Tiguan

Obviamente, o Volkswagen Taos é superior em dirigibilidade ao T-Cross e diferente do Tiguan Allspace, que tem peso superior e um conjunto mais firme.

O Volkswagen Taos é uma interessante proposta premium com um ajuste mais local, tendo a seu favor, um conjunto mecânico que lhe dá desempenho e consumo bons

Além disso, vem com conectividade em dia, apesar de não ter 4G nativo, fornecendo serviços de forma remota a partir do carro. Também tem espaço e porta-malas generosos.

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Faltam alguns itens, é verdade, que realmente deveriam estar num carro que custa quase R$ 200 mil. Até uma tampa de acionamento elétrico poderia estar presente por esse preço.

Ficha Técnica do Volkswagen Taos Highline 250 TSI 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta

Cilindrada – 1.395 cm³

Potência – 150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 25,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina/ etanol)

Transmissão – Automático com seis marchas e troca manual na alavanca ou volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3 segundos

Velocidade máxima – 194 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 9,9 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 13,6 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica: Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus: Liga leve aro 18 com pneus 215/55 R18

Comprimento – 4.461 mm

Largura – 1.841 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.626 mm

Entre-eixos – 2.680 mm

Peso em ordem de marcha – 1.420 kg

Tanque – 51 litros

Porta-malas – 498 litros

Preço: R$ 181.790 (preço base) R$ 192.470

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