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Volkswagen Taos
Posicionado acima do T-Cross, o modelo importado da Argentina chega para peitar players de peso, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Nessa missão, o Volkswagen Taos traz um meio-termo.
Sem buscar potências elevadas ou apostar em hibridização, o Volkswagen Taos concentra num conjunto já conhecido pelo consumidor, e não estamos falando apenas do motor 1.4 TSI.
Tendo foco em conectividade e segurança, o Volkswagen Taos traz mais do mesmo num porte maior, ampliando o conforto para a família e evidentemente num preço superior: R$ 181.790.
O Volkswagen Taos não quis repetir uma receita chinesa e muito menos ser um produto conhecido na Europa. Assim, a frente expressiva não é de tão bonita, mas o difere bem destes.
Os faróis de LED com tecnologia IQ.Light são atraentes, ainda mais por conectarem-se através da grade iluminada. Mas, o para-choque com vincos pronunciados destoa um pouco.
Aliás, o excesso de vincos no capô parece remeter a um utilitário do passado, que não existiu. Com colunas C largas e o teto preto, o Volkswagen Taos Highline tem até uma boa fluidez na cabine.
Atrás, as lanternas em LED não surpreendem em estilo, mas cumprem bem sua função e dão boa impressão. Já as rodas aro 18 escurecidas casam bem com o preto de teto e para-choque.
Em seu interior, o Volkswagen Taos traz a receita já vista em outros modelos recentes da marca alemã, com um acabamento que vai, da frente para trás, perdendo importância
No próprio painel, a parte superior não é soft, mas em plástico duro. A parte central em cinza brilhante é vistosa, e o tecido costurado logo abaixo, busca reconhecer o status do produto.
Antes que você pense num certo SUV alemão já bem conhecido, o Volkswagen Taos não tem nada a ver com ele. Não se trata de um Tiguan nacionalizado (na Argentina, é claro) ou retocado.
GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.
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O Volkswagen Taos é um SUV que passa impressão (real) de leveza em relação ao Tiguan Allspace e também ao antigo, que era do mesmo tamanho.
Com seu motor EA211 1.4 TSI de 150 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de 1.400 rpm a 4.000 rpm, o Volkswagen Taos tem mais força para mover seus 1.420 kg.
De fato, ele é bem mais leve que as gerações do Tiguan, incluindo o 1.4 TSI. Com boa disposição, o propulsor de quatro cilindros com turbo e injeção direta sobra no dia a dia.
Com relações de marcha adequadas, o Volkswagen Taos parece até menor ao rodar com desenvoltura, seja no modo Eco ou no Normal, ele age de forma esperada, dada a força conhecida do motor.
Enchendo desde os 1.400 rpm, o 1.4 TSI garante boas arrancadas e saídas de semáforo entusiasmantes, com retomadas muito espertas, o que nos faz até desconfiar de seus números.
Subindo para 5.000 rpm, o Volkswagen Taos responde como se fosse um esportivo, se comportando assim com o modo Sport, que realmente o deixa mais nervoso e gostoso de acelerar.
Mudando-se marchas no manual e ainda com o Sport do câmbio, lembramos que cada modo altera parâmetros de motor, câmbio, direção, sistemas, etc.
Ainda que seja maior e mais pesado que o T-Cross Highline, o Volkswagen Taos Highline anda quase como o irmão menor, mas não “flutua” tanto como o pequeno, ao ser mais exigido.
Seu motor está bem dimensionado para seu porte e proposta, garantindo ainda conforto no dia a dia. Um detalhe no Volkswagen Taos é que os modos de condução são ativados na central multimídia VW Play.
No modo Eco, por exemplo, mesmo que o display indique esse modo como ativo, ele precisa mostrar a letra “E” no cluster, caso contrário, estará no Normal. O mesmo em relação ao Sport.
Que por sua vez difere do Sport (“S”) da transmissão Tiptronic, que altera apenas o câmbio. No Individual, você personaliza à vontade.
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Rodando na cidade, com gasolina, o Volkswagen Taos fez bons 9,9 km/l, enquanto na estrada, em cruzeiro, ele marca 13,6 km/l. Com seu tanque de 51 litros, dá quase 700 km de alcance.
A 110 km/h, o novo SUV médio da VW marca 2.000 rpm, o que torna a viagem mais agradável, ainda que o ruído do 1.4 TSI seja bem perceptível ao imprimir o acelerador.
Por ser tão silencioso na desaceleração, que no trânsito urbano ainda tem o Start&Stop, o Volkswagen Taos poderia ter filtrado mais o propulsor em regimes mais baixos de giro, com o ronco alto normal.
Com direção elétrica bem responsiva e freios bem calibrados, o Volkswagen Taos tem uma pegada agradável e uma suspensão mais acertada para o conforto, assim como no T-Cross
É daí que vem a sensação de se estar em um SUV mais acertado para as condições locais. O conjunto com braços multilink na traseira agrada bastante
Tanto em ruas de piso ruim quanto na estrada sinuosa, o acerto é bom, mas a dinâmica de condução não é a mesma do Tiguan.
Ainda assim, tem boa estabilidade em curvas e desvios rápidos de trajetória. Mesmo com rodas aro 18 polegadas, ele passa bem em certos pisos ruins, com apenas alguns ruídos internos.
Como um projeto para mercados fora da Europa, o Volkswagen Taos tem um recheio menos consistente, o que o aproxima mais do T-Cross em comportamento e menos do Tiguan
Obviamente, o Volkswagen Taos é superior em dirigibilidade ao T-Cross e diferente do Tiguan Allspace, que tem peso superior e um conjunto mais firme.
O Volkswagen Taos é uma interessante proposta premium com um ajuste mais local, tendo a seu favor, um conjunto mecânico que lhe dá desempenho e consumo bons
Além disso, vem com conectividade em dia, apesar de não ter 4G nativo, fornecendo serviços de forma remota a partir do carro. Também tem espaço e porta-malas generosos.
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Faltam alguns itens, é verdade, que realmente deveriam estar num carro que custa quase R$ 200 mil. Até uma tampa de acionamento elétrico poderia estar presente por esse preço.
Ficha Técnica do Volkswagen Taos Highline 250 TSI 2022
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta
Cilindrada – 1.395 cm³
Potência – 150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 25,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina/ etanol)
Transmissão – Automático com seis marchas e troca manual na alavanca ou volante
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3 segundos
Velocidade máxima – 194 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 9,9 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 13,6 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica: Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus: Liga leve aro 18 com pneus 215/55 R18
Comprimento – 4.461 mm
Largura – 1.841 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.626 mm
Entre-eixos – 2.680 mm
Peso em ordem de marcha – 1.420 kg
Tanque – 51 litros
Porta-malas – 498 litros
Preço: R$ 181.790 (preço base) R$ 192.470
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