Aston Martin

Home   /   Aston Martin

Aston Martin

GuiaK, Aston Martin, História da Aston Martin

Aston Martin, oficialmente Aston Martin Lagonda Limited, é um fabricante britânica de carros desportivos de luxo com sede em Gaydon, Warwickshire. O nome da empresa é derivado do nome de um dos fundadores da empresa, Lionel Martin, e uma referência a montanha de Aston Hill, perto de Aston Clinton, Buckinghamshire.

De 1994 até 2007, Aston Martin fazia parte da Ford Motor Company, tornando-se parte da empresa Premier Automotive Group, em 2000. Em 12 de março de 2007, um consórcio liderado pelo presidente da Prodrive, David Richards, comprou a Aston Martin por 475 milhões de libras. O grupo incluía o banqueiro de investimentos estadunidense John Singers e duas empresas do Kuwait, a Investment Dar e Adeem Investment.

A Prodrive não teve nenhum envolvimento financeiro no acordo. A Ford manteve uma participação na Aston Martin avaliada em 40 milhões de libras. O fundo italiano de private equity, Investindustrial, assinou um acordo em 6 de dezembro de 2012 para comprar uma participação de 37,5% da Aston Martin, investindo 150 milhões de libras em aumento de capital. O acordo foi confirmado pela Aston Martin em um comunicado de imprensa no dia seguinte.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

David Richards deixou a fabricante em 2013, voltando a se concentrar na Prodrive. Em 2013, a Aston Martin assinou um acordo com a Daimler AG, que recebeu uma participação de 5% na montadora britânica, para abastecer sua próxima geração de carros com motores Mercedes-AMG de alta performance e componentes eletrônicos.

Em 31 de janeiro de 2020, foi anunciado que o bilionário e investidor canadense Lawrence Stroll liderou um consórcio que pagou 182 milhões de libras em troca de uma participação de 16,7% na empresa, com previsão para sua participação chegar aos 20% se o plano de resgate fosse bem-sucedido, mas, algumas horas depois, sua participação já chegava aos 21%. A reestruturação incluiu uma infusão de caixa de 318 milhões de libras através de uma nova emissão de direitos, gerando um total de 500 milhões de libras para a empresa.

Stroll também foi nomeado presidente executivo, substituindo Penny Hughes. Em março de 2020, por meio de uma injeção adicional de recursos, Stroll aumentou sua participação na empresa para 25%. O magnata farmacêutico suíço, Ernesto Bertarelli, e o diretor executivo e chefe da equipe da Mercedes-AMG Petronas F1 Team, Toto Wolff, também se juntaram ao consórcio, adquirindo participações de 3,4% e 4,8%, respectivamente. Em 26 de maio de 2020, a Aston Martin anunciou que Andy Palmer havia deixado o cargo de diretor executivo e que Keith Stanton preencheria a lacuna como diretor interino de operações até Tobias Moers, da Mercedes-AMG, assumir como seu substituto em 1 de agosto.

No início de junho, a Investindustrial reduziu sua participação na Aston Martin de 20% para 15%. Em 8 de outubro, foi confirmado que Sebastian Vettel havia adquirido uma participação acionária na Aston Martin — a mudança do piloto alemão para a equipe de Fórmula 1 da marca em 2021, já havia sido confirmada cerca de um mês antes —, entretanto, o piloto se recusou a dar detalhes sobre sua participação na empresa.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

No dia 27 do mesmo mês, foi anunciado que a Investindustrial havia encerrado totalmente seu investimento na fabricante de carros de luxo e que a Daimler aumentará sua participação de 2,6% para 20%, após fechar um acordo para fornecer tecnologia à Aston Martin nos próximos anos.

Lagonda é uma marca britânica que pertence à Aston Martin. Em 2008 a Aston apresentou um sedan conceitual na edição de 2009 do Salão de Genebra marcando o renascimento da Lagonda, que voltará a produzir sedans de luxo para competir com Bentley, Rolls Royce, Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7.

DBX Concept

A Aston Martin mostrou no Salão do Automóvel de Genebra o concept DBX. Este modelo presta preciosas indicações sobre como será o futuro SUV/Crossover da Aston Martin, modelo que surgirá em breve na gama de modelos da marca e que fará parte da renovação de produto da Aston Martin.

Barco

Em 2017, a marca apresentou a primeira embarcação, o Aston Martin AM37 no certame Yachts Miami Beach.

O AM37 é uma embarcação luxuosa esportiva, com 37 pés (11,28 metros) de comprimento, e pode transportar um máximo de oito pessoas. O convés deslizante pode isolar completamente o cockpit com o toque de um botão, enquanto o vidro dianteiro é feito numa peça única de vidro esculpido, com dupla curvatura. Uma cobertura com ativação eletro-hidráculica, construída em fibra de vidro, tapa o motor quando está ancorado. Uma plataforma extensível na traseira convida à natação, e o interior está decorado a couro.

Em termos de mecânica, o Aston Martin AM37 pode ser equipado com três motores diferentes. A versão base tem à escolha motores duplos Mercury Diesel com 370 cv cada, ou dois Mercury a gasolina com 430 cv. Ambos oferecem uma velocidade máxima de 45 nós (83,5 km/h). A versão AM37S tem dois motores Mercury de 520 cv, para uma velocidade de 50 nós (92,5 km/h).

GuiaK, Aston Martin, História da Aston Martin.

"Compartilhe"

GuiaK, Aston Martin, História da Aston Martin.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Aston Martin, História da Aston Martin.

História das Marcas

Aston Martin, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo