Mini

Home   /   Mini

Mini

GuiaK, Mini, História da Mini

O Mini é um carro econômico produzido pela British Motor Corporation (BMC) e seus sucessores, de 1959 até 2000. O original é considerado um ícone britânico da década de 1960 tendo sido concebido pelo engenheiro inglês Sir Alec Issigonis. O seus sistema de tração dianteira e motor com disposição transversal permitiram um design extremamente compacto da mecânica deixando livre mais espaço - permitindo que 80 por cento da área do piso do carro possa ser usado para passageiros e bagagem - influenciou uma geração de fabricantes de automóveis. O veículo é, em alguns aspectos considerados o equivalente britânico do seu contemporâneo alemão, o Fusca, que apreciou a popularidade similar na América do Norte.

Mini no desporto automóvel

A sua capacidade de tração assim como uma maneabilidade ímpar permitiu ao Mini impor-se entre carros mais potentes e de maiores dimensões nos mais importantes eventos mundiais. Em 1964 o irlandês Paddy Hopkirk venceu aos comandos de um Mini Cooper o Rali de Monte Carlo. Esta proeza foi repetida por mais dois pilotos finlandeses Timo Makinen e Rauno Aaltonen em 1965 e 1967 respetivamente.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Curiosidades sobre o Mini

Na história do Mini, a último unidade da geração inglesa a deixar a fábrica o fez muito depois de sua produção ter sido interrompida. Em 2012, um Mini Clubman de 1975 foi encontrado aos pedaços dentro dos túneis subterrâneos da planta de Longbridge, onde era usado pelos funcionários para se locomoverem. O carro foi leiloado e vendido por £ 1,400 (cerca de R$ 4,000).

O Mini inglês fez muito sucesso no Japão. Nos anos 90, o modelo E.R.A. Mini Turbo era o mais cobiçado na terra nipônica, sendo considerado um ícone retrô.

John Cooper, o lendário mecânico que envenenou o Mini para as corridas, além de colocar a Inglaterra na história da Fórmula 1, faleceu no mesmo ano em que o Mini original parava de ser fabricado, em 2000.

O conhecido personagem da comédia inglesa, Mr. Bean, arrancou risadas de muita gente junto ao seu Mini amarelo de 1976. Uma cena clássica é a em que o atrapalhado personagem carrega o carrinho com tanta tralha que tem que dirigir do teto, sentado em uma poltrona e guiando com um cordão e uma vassoura.

GuiaK, Mini, História da Mini.

"Compartilhe"

GuiaK, Mini, História da Mini.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Mini, História da Mini.

História das Marcas

Mini, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo