Mazda

Home   /   Mazda

Mazda

GuiaK, Mazda, História da Mazda

Origem

O nome Mazda teve origem em Aúra-Masda, o deus zoroastra. De igual modo, é bastante parecido com a fonética do nome do fundador da companhia, Jujiro Matsuda, que a criou em 1920 sob a denominação Toyo Cork Kogyo Co., Ltd.

A fabrica de máquinas-ferramentas teve início em 1929, sendo pouco tempo depois (1931) seguido de um veículo de carga de três rodas, o Mazdago. O primeiro carro, o Mazda R360 Coupé, um veículo de passageiros de duas portas, surgiu em 1960, e o Mazda Carol de quatro portas veio ao mundo em 1962. No ano seguinte, a produção automóvel acumulada atingiu um milhão de unidades.

O primeiro veículo da Mazda com motor Wankel (motor rotativo), o Mazda Cosmo Sports 110S, foi lançado em 1967. No grupo de carros notáveis que ajudou a construir a reputação da Mazda, podemos incluir também as introduções de 1977 do Mazda Familia (323) e do Mazda Capella (626). A herança no capítulo dos carros desportivos foi solidamente estabelecida pelo Mazda RX-7 (1978) e consolidada pelo Mazda MX-5, campeão mundial de vendas de carros desportivos de dois lugares, cujo lançamento data de 1989. O Mazda RX-8 foi lançado em 2003 com famoso motor Wankel Renesis é um aspirado de apenas 1,3 litros de capacidade, capaz de gerar impressionantes 250 cavalos de potência a 8500 rpm e 22,4 kgfm de binário a 7500 rpm, que faz 0–100 km/h 5,9 segundos.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Alianças de capital e proprietários

Em 1979 a Ford Motor Company adquiriu 25% das ações da Mazda e chegou a deter 34% em meados da década de 1990. Entre abril e setembro de 2015, a Ford vendeu os 2,1% das ações da Mazda lhe restavam da companhia japonesa, o que colocou termo ao processo gradual de desvinculação de capital iniciado após a crise financeira de 2008. Além de deter algumas ações, a Ford possui acordos de colaboração para a produção de alguns modelos.

Além da Ford, com 2,08% das ações, atualmente entre os proprietários de ações da Mazda estão alguns bancos: Japan Trustee Services Bank (4,66%); Master Trust Bank of Japan (4,48%); Mitsui Sumitomo Banking (2,14%); Chase Manhattan Bank (1,87%) e State Street Bank & Trust (1,62%); corporações: Itochu Corporation (1,78%); Sumitomo (1,78%); Morgan Stanley & Co. (1,37%) e Mitsui Sumitomo Insurance (1,36%); entre outros acionistas que somam 76,88%.

A Mazda também integra Joints Ventures com outras montadoras, especialmente com a própria Ford, na AutoAlliance (EUA e Tailândia) e Changan Ford Mazda (China); com a Sollers JSC na Rússia, sob o nome de MNazda Sollers; e outras menores, como a Mazda Malaysia (Malásia) e a Mazda Motor Manufacturing (México). Possui contratos de produção com a Suzuki (Japão e Indonésia); Mitsubishi, Nissan, Press Kogyo, Isuzu (Japão); FAW Car (China), e parceria técnica com a poderosa Toyota, para a produção de veículos híbridos.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

No Brasil

A Mazda esteve presente no Brasil entre os anos de 1990 e 2000 vendendo os modelos MX-3, MX-5, 626 e o Protege. Devido a Ford ser acionista da marca, a Mazda descontinuou as operações no Brasil para reduzir a concorrência interna. Em dezembro de 2010, a Mazda anunciou o seu retorno ao Brasil e aos principais países emergentes, como a Índia, para cumprir a meta de venda de 2 milhões de veículos no mundo, transformando-se, este aviso, em rumores. Houve ainda uma ideia de retorno ao mercado brasileiro em 2012, com a importação dos modelos produzidos no México, mas que não progediu por conta dos altos impostos e pela instabilidade política.

Em 2018, a aprovação do Rota 2030 e as mudanças políticas despertaram novamente o interesse, havendo até mesmo especulação de que a montadora estaria disposta a produzir modelos no Brasil a partir de 2021, em parceria com montadoras que tivessem plantas industriais ociosas, como as da CAOA Hyundai e HPE (montadora da Mitsubishi no Brasil), esta atualmente utilizada pela JAC Motors, em Goiás, que atualmente é considerado o quarto maior polo automotivo do país.

GuiaK, Mazda, História da Mazda.

"Compartilhe"

GuiaK, Mazda, História da Mazda.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Mazda, História da Mazda.

História das Marcas

Mazda, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo