Ford

Home   /   Ford

Ford

GuiaK, Ford, História da Ford

A Ford é uma das montadoras de automóveis mais conhecidas do mundo. Fundada pelo americano Henry Ford, a empresa mudou a indústria automobilística e fabricou alguns dos modelos mais conhecidos da história. Atualmente os carros da empresa continuam sendo muito procurados em todo o mundo, e o Brasil não é exceção.

Todo o esforço de expansão da empresa fez com que o nome Ford fosse conhecido no mundo todo e que por muito tempo a marca fosse a mais valiosa do ramo. Com modelos icônicos e uma história muito rica, a montadora é bem mais do que uma simples fabricante de carros.

Confira abaixo como a Ford e seu sistema de trabalho, o fordismo, mudaram a história do mercado de trabalho.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Criação da Ford

Para entender a história da marca primeiro é preciso olhar para a história de seu criador, Henry Ford. Nascido em uma fazenda no estado de Michigan, EUA, desde pequeno Henry sempre gostou muito de desmontar relógios para analisar sua estrutura interna. Com isso, desde cedo o jovem garoto já demonstrava uma grande aptidão para engenharia.

Por viver com sua família em uma fazenda, Ford desde pequeno observava os equipamentos ali presentes e pensava em maneiras de aliviar o grande esforço que as pessoas faziam por meio das máquinas. E esse pensamento nunca saiu da cabeça dele, a mobilidade como uma solução para muitas necessidades humanas.

Buscando unir o útil ao agradável, Henry sempre buscou trabalhar em locais onde ele pudesse colocar suas habilidades de engenharia em prática. Joalherias e fábricas de motores foram alguns dos locais onde ele conseguiu os primeiros empregos.

Mas uma ocupação que foi muito importante para o desenvolvimento das habilidades de Ford foi na Edison Illuminating Company, do inventor da lâmpada elétrica Thomas Edison. Ali, além de ter contato com diversos equipamentos avançados presentes na usina, ele possuía uma pequena oficina onde podia pesquisar e criar seus próprios projetos.

Com isso Henry começou a fabricar seus próprios motores e aos 30 anos já havia instalado alguns modelos em casa. Mas foi em 1896 que a ideia de usar o motor para ajudar na mobilidade veio à cabeça de Ford. Unindo um protótipo com quatro rodas de bicicleta, ele criava ali o quadriciclo, primeiro automóvel Ford.

Vendo que esses projetos tinham um tremendo potencial, ele cria em 1903 a Ford Motor Company e começa a partir daí a revolucionar a indústria.

O que é fordismo?

Para colocar suas ambiciosas ideias em prática, Henry Ford precisava de um sistema de trabalho diferente em suas fábricas. Isso porque na época, os carros eram fabricados de maneira artesanal, levando bastante tempo para ficarem prontos.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Querendo unir velocidade de produção com um baixo custo de mão de obra, ele pensou em um sistema que posteriormente seria chamado de fordismo.

O fordismo funcionava da seguinte forma: a montagem dos veículos seria feita em uma linha de montagem, onde cada trabalhador teria uma função específica apenas. Dessa forma a empresa diminuía as chances de erro e também não precisava de trabalhadores com qualificação para o serviço.

Outro ponto muito importante do fordismo é a produção em massa dos produtos e um alto estoque. Ford pensava que a melhor maneira de vender era ter o produto disponível assim que o cliente quisesse comprá-lo. Por isso a empresa continuava fabricando e estocando os veículos mesmo que a demanda não fosse equivalente à produção.

Alguns dos principais pontos do fordismo são:

* - Trabalho contínuo e repetitivo

* - Cooperação entre força de trabalho humana e maquinaria

* - Produção em larga escala

* - Técnicas individualizadas para cada trabalhador

* - Rapidez nas montagens dos produtos

* - Esse sistema favorecia muito as empresas, que viam sua produção nas alturas com uma mão de obra barata. Mas obviamente uma classe muito importante saía prejudicada de toda a situação: os trabalhadores.

Com salários extremamente baixos, uma carga horária muito exigente e sem direitos trabalhistas, os empregados começaram a exigir melhores condições de trabalho para continuarem nas linhas de produção.

Aliada com a insatisfação dos funcionários, a Ford também viu uma concorrente começar a ganhar cada vez mais relevância. A General Motors já fabricava veículos com um nível de qualidade parecido com o da Ford, mas oferecia os carros em cores diferentes, algo único no mercado até aquele momento.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Unindo esses dois eventos com a ascensão do toyotismo anos depois, o sistema inventado por Henry foi ficando cada vez mais obsoleto. Por mais que tenha durado mais de 20 anos, hoje em dia ele não é mais utilizado pela indústria automobilística e a empresa teve que se adaptar para continuar operando.

História da Ford no Brasil

Visando conquistar outros mercados ao redor do mundo, a Ford começa os planos para a produção de carros em solo brasileiro em 1950 e em 1953 inaugura a Fábrica do Ipiranga, localizada em São Paulo. O projeto chamou muita atenção pois podia comportar mais de 2.500 empregados e ter a capacidade de produzir cerca de 125 carros por dia.

O primeiro veículo totalmente brasileiro foi o Ford F-600, um caminhão de carga que foi um grande marco da industrialização em nosso país. Aos poucos a montadora iniciou a produção de outros modelos no Brasil, passando por tratores e chegando aos veículos familiares que trilharam o caminho para o catálogo que temos hoje.

Carros da Ford

A montadora americana é responsável pela fabricação de alguns dos modelos mais conhecidos de todos os tempos, alguns que inclusive são procurados até hoje por motoristas que buscam um carro confiável e seguro.

Um dos primeiros modelos da Ford a fazer um enorme sucesso foi o Escort. Com cerca de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o modelo começou a ser fabricado em 1970 e ainda hoje pode ser encontrado circulando nas ruas.

O Ford Ka é um dos veículos mais vendidos da história do nosso país. O hatchback possui várias versões e alcança números muito altos de vendas até hoje. Com um ótimo custo benefício, o modelo é uma compra certeira para quem busca um carro que entrega de tudo um pouco.

Nos esportivos a Ford também não ficou devendo, já que é responsável pela fabricação do lendário Mustang. O carro possui várias versões e todas atraem olhares por onde passam graças aos seus visuais marcantes e alta potência. Os modelos mais antigos inclusive são muito disputados por colecionadores e podem valer milhares de dólares.

GuiaK, Ford, História da Ford.

"Compartilhe"

GuiaK, Ford, História da Ford.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Ford, História da Ford.

História das Marcas

Ford, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo