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História

A Volvo foi fundada em Gotemburgo, Suécia, em 1927. A empresa foi criada como subsidiária propriedade 100% da SKF. Assar Gabrielsson foi designado como diretor executivo e Gustav Larson foi nomeado diretor técnico. "Carros são dirigidos por pessoas. Portanto, o princípio básico por trás de tudo que fazemos na Volvo é – e deve continuar sendo – segurança”. Assar Gabrielsson e Gustav Larson, 1927.

A marca registrada Volvo foi registrada primeiramente pela SKF em 11 de maio de 1915 com a intenção de ser usada para uma série especial de rolamentos para o mercado americano, mas nunca foi usada com esse propósito. Compreende-se hoje que, em vez disso, a marca registrada da SKF foi utilizada para todos os produtos da SKF. Algumas pré-séries de rolamentos com a marca ‘Volvo’ chegaram a ser produzidas, mas nunca foram lançadas no mercado. A designação não voltou a ser usada até 1927, quando apareceu como marca registrada e nome da empresa de automóveis.

O primeiro carro da Volvo saiu da linha de montagem em 14 de abril de 1927 e se chamava Volvo ÖV 4. Em seguida, a nova empresa produziu veículos com teto fechado e cabriolés, projetados para suportar os rígidos clima e terreno suecos. No pedido de registro do logotipo da Volvo, feito em 1927, foi apresentada simplesmente uma cópia completa do radiador do ÖV4 visto de frente.

Em 1964, a Volvo abriu sua fábrica em Torslanda, Suécia, que atualmente é um de seus maiores locais de produção (principalmente de carros grandes e SUVs). Em seguida, em 1965, foi aberta uma fábrica em Gante, Bélgica, segundo maior local de produção da empresa (principalmente de carros pequenos). Enfim, em 1989, foi aberta uma fábrica em Uddevalla, Suécia, operada conjuntamente pela Volvo Car Corporation e pela italiana Pininfarina. Porém essa fábrica tem como previsto encerrar suas operações em 2013.

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O Museu da Volvo abriga uma coleção dos veículos históricos mais importantes da Volvo e foi aberto em espaço permanente em Arendal, Hisingen, em 30 de maio de 1995. Antes de ganhar um local definitivo, a coleção ficou guardada por muitos anos no “Hangar Azul”, no Aeroporto de Torslanda, fechado posteriormente.

Como um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, o Grupo Volvo tomou a iniciativa de vender seu setor de manufatura automotiva em 1998 para concentrar totalmente seus esforços no mercado de veículos comerciais.

A Ford, por outro lado, percebeu as vantagens de adquirir uma fabricante de automóveis europeia de porte médio, rentável, respeitada e renomada por seus aspectos de segurança, para somá-la a seu Premier Automotive Group. A compra dos direitos da Volvo Cars foi anunciada em 28 de janeiro de 1998 e, no ano seguinte, a aquisição foi completada por US$6,45 bilhões.

Como resultado da alienação, a marca registrada Volvo passou a ser utilizada por duas empresas diferentes:

Grupo Volvo – fabricante de veículos comerciais e outros de propriedade sueca.

Volvo Cars Corporation ou Volvo Cars – fabricante de automóveis de propriedade do Zhejiang Geely Holding Group, anteriormente pertencente à Ford Motor Company.

Gestão Ford

A Volvo Car Corporation pertenceu ao Premier Automotive Group (PAG) da Ford Motor Company. Desde sua aquisição pelo PAG, a empresa aumentou sua variedade de veículos. Foi a única empresa que permaneceu sob propriedade do grupo após a venda da Jaguar, da Aston Martin e da Land Rover.

Após a venda da Jaguar Land Rover para a Tata Motors, da Índia, a Ford decidiu manter a Volvo Cars apesar das perdas de montagem e das significativas retrações econômicas. A Ford decidiu reestruturar os planos para a Volvo Cars, se voltando mais para o mercado de luxo ao lado de sedans, peruas e SUV crossovers um pouco mais populares da Mercedes e da BMW. O resultado foi uma luxuosa segunda geração do Volvo S80 e o novo crossover premium pequeno Volvo XC60.

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Muito se discutiu sobre o destino da Volvo Cars durante o período de quebra de montadoras norte-americanas, incluindo a controladora da Volvo, a Ford. A preocupação sueca aumentou após a série de demissões em massa na Volvo, fazendo com que a Suécia entrasse em cena para ajudar sua indústria automotiva. O governo foi questionado a considerar a possibilidade de estatizar a Volvo ou promover o socorro financeiro da Volvo Cars e da SAAB, da GM. Por fim, a AB Volvo respondeu às discussões acaloradas e decidiu que não queria ver o fracasso da Volvo Cars, concordando então em ajudar a Volvo a cortar custos através de parcerias ou mesmo com uma possível propriedade compartilhada com um consórcio maior. A AB Volvo reforçou sua proposta e se mantém firme no sentido de não comprar a Volvo Cars novamente, nem se tornar sua proprietária majoritária. Sua vontade é de tão somente se tornar acionária de parte de sua antiga unidade automotiva.

A Ford anunciou em dezembro de 2008 que estava considerando a possibilidade de vender a Volvo Cars, promovendo complexas avaliações; O valor de venda registrado foi de US$6 bilhões; no entanto, a Ford tentaria, naquele momento, fazer da Volvo uma empresa independente. O governo sueco ficou interessado em ajudar, possivelmente adquirindo a Volvo Cars num futuro próximo, junto da AB Volvo. Rumores indicavam que a alemã BMW AG, a sueca Investor AB, investidores chineses ou russos eram compradores em potencial. Enfim, o valor oferecido não foi considerado o único fator na venda – a preferência da Volvo Cars por seu novo proprietário, assim como o interesse estratégico de longo prazo da Ford, também influenciaram a decisão. Além disso, a AB Volvo deveria liberar os direitos de marca registrada para seu novo dono. Por fim, a Ford escolheu o Geely Holding Group para adquirir a Volvo Cars.

Inicialmente, a Geely negou o plano de compra da Volvo. A informação também foi negada pela Ford e pela própria Volvo num momento seguinte. Após a divulgação de estimativas que sugeriam que a Volvo valia somente US$1-1,5 bilhão, a controladora da Geely, Geely Group Holdings Co., começou a planejar um lance pela Volvo, contando com investimento de HK$2,59 bilhões (US$ 334 milhões) da Goldman Sachs para a holding.

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Aquisição pela Geely

A Ford Motor Company decidiu que consideraria colocar a Volvo Cars no mercado em dezembro de 2008, depois de sofrer com grandes perdas naquele ano. Em 28 de outubro de 2009, a Ford confirmou que, depois de avaliar várias ofertas, o comprador preferencial da Volvo Cars seria Zhejiang Geely Holding Group, controladora da montadora chinesa Geely Automobile. Em 23 de dezembro de 2009, a Ford confirmou que todos os termos comerciais substanciais da venda para a Geely haviam sido estabelecidos. O acordo definitivo foi assinado em 28 de março de 2010, com valor de $1,8 bilhão. A Comissão Europeia e o Ministério de Comércio da China aprovaram o acordo em 6 de julho e em 29 de julho de 2010, respectivamente. O acordo foi selado em 2 de agosto de 2010. A Geely pagou $1,3 bilhão em dinheiro e $200 milhões em bônus. Espera-se que novos pagamentos sejam feitos após uma adequação de preço. Essa foi a maior aquisição estrangeira realizada por uma montadora chinesa na história.

Stefan Jacoby, antigo diretor executivo da Volkswagen of America, tornou-se Presidente e Diretor Executivo da Volvo Cars Corporation em 16 de agosto, substituindo Stephen Odell, que se tornou diretor executivo da Ford Europe. Li Shufu se tornou Presidente do Conselho de Administração da Volvo Cars. Seus conselheiros incluem o Vice-Presidente Hans-Olov Olsson, antigo presidente e diretor executivo da Volvo Cars, e Håkan Samuelsson, antigo diretor executivo da MAN.

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Segurança

Há muito tempo a Volvo Cars é comercializada e destacada por sua reputação histórica em solidez e confiabilidade. Antes mesmo do estabelecimento de leis rígidas para a segurança, a Volvo já estava na vanguarda da engenharia de segurança.

Em 1944, a empresa introduziu o vidro laminado no modelo PV. Em 1958, o engenheiro da Volvo Nils Bohlin inventou e patenteou o moderno Cinto de Segurança de Três Pontos, que se tornou padrão em todos os carros da Volvo em 1959. A Volvo foi a primeira empresa a produzir carros com tablier almofadado a partir do fim de 1956, com seu modelo Amazon. Além disso, a Volvo desenvolveu o primeiro assento infantil voltado para a traseira do automóvel, em 1964, e introduziu seu próprio assento infantil elevado em 1978.

Em 1986, a Volvo introduziu a primeira luz de freio em montagem central elevada (um tipo de luz de freio não compartilhada com as luzes traseiras), que se tornou obrigatória em território nacional nos Estados Unidos com o modelo daquele ano. A inovação em cintos de segurança e assentos infantis continuou, como no 960, de 1991. Esse modelo introduziu o primeiro cinto de três pontos no meio do assento traseiro, além de uma almofada infantil de segurança integrada ao braço do meio. Também em 1991, o Sistema de Proteção contra Impacto Lateral (SIPS - Side Impact Protection System) foi introduzido nos modelos 940/960 e 850. O sistema canaliza a força do impacto lateral para longe das portas, em direção à gaiola de proteção.

Para aprimorar seu SIPS, em 1995 a Volvo se tornou a primeira empresa automotiva a apresentar airbags laterais e passou a instalá-los como equipamento de série em todos os modelos em 1996. O primeiro modelo 1995 com airbags de proteção de série foi o Volvo 850 com pacote de equipamentos mais completo e o novo componente também foi oferecido como opcional para o modelo com outros pacotes. No entanto, já na metade da produção para aquele ano, os airbags laterais passaram a sair de série em todos os 850. O item se tornou padrão em todos os modelos 1996 da Volvo.

Em 1998, a Volvo também desenvolveu e foi a primeira a instalar o airbag para cabeça, que se tornou padrão em todos os novos modelos, além de ser incluído como item de série em alguns modelos já existentes. O airbag para cabeça não foi oferecido com o C70 1996 porque o design inicial previa a implantação do item no teto e, como o C70 é um conversível, não poderia acomodar o componente. Anos mais tarde, o C70 foi apresentado com airbag para cabeça implantado acima da porta, eliminando o problema da posição do teto. Diversas entidades certificadoras avaliam que os airbags do tipo cortina para cabeça podem reduzir o risco de morte em impacto lateral em até 40%, e lesões cerebrais em até 55%, além de proteger em situações de capotamento.

Em 1998, a Volvo introduziu seu Sistema de Proteção Contra Efeito Chicote (WHIPS - Whiplash Protection System), aparelho de segurança projetado para evitar lesões nos usuários dos bancos dianteiros durante a colisão. Em 2004, a Volvo introduziu o sistema BLIS, que detecta quando um veículo entra no ponto cego do Volvo através de um sensor no espelho lateral, alertando o motorista com um sinal luminoso. Aquele ano também assistiu à comercialização de modelos da marca equipados com lanternas laterais e luzes diurnas em todos os mercados. Muito da tecnologia de segurança da Volvo tem sido atualmente repassado também para outros veículos da Ford. Em 2005, a Volvo apresentou a segunda geração do Volvo C70, com cortinas laterais infláveis extra-duras no módulo de porta (as primeiras desse tipo para conversíveis).

Em 2006, a marca lançou o controle remoto do Comunicador Pessoal do Carro (PCC – Personal Car Communicator) como opcional nos novos Volvo S80. Com ele, o motorista consegue revisar o nível de segurança do carro antes de entrar no veículo, confirmando se o alarme foi ligado e o carro, trancado. Além disso, um sensor de batimentos cardíacos alerta se houver alguém escondido dentro do automóvel. O novo Volvo S80 também foi o primeiro modelo da empresa a apresentar Controle adaptativo de velocidade (ACC – Adaptive Cruise Control) com Aviso de Colisão com Apoio à Travagem (CWBS - Collision Warning and Brake Support).

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Embora a Volvo Car Corp pertença ao grupo chinês Geely, seus sistemas de segurança ainda são itens de série em todos os seus veículos. A Volvo patenteou todas as suas inovações em segurança, incluindo SIPS, WHIPS, ROPS, DSTC, IC e estruturas de carroceria. Alguns desses sistemas também são oferecidos em outros veículos da Ford de forma semelhante, mas somente porque a Volvo autorizou seu uso pela FOMOCO e por outros membros do PAG.

Um relatório de 2005 da FOLKSAM colocou o 740/940 (a partir de 1982) entre os carros que estão 15% acima da média – a segunda categoria mais alta na classificação.

A empresa promoveu o recall do Volvo 745 por causa da montagem dos cintos de segurança dianteiros, que poderiam quebrar em caso de colisão.

Em 2005, quando a organização não governamental sem fins lucrativos Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) lançou sua primeira lista anual dos Modelos Mais Seguros, nenhum dos veículos comercializados pela Volvo nos EUA foi figurou entre os selecionados. Segundo Russ Rader, porta-voz da IIHS, a Volvo ficou atrás de seus concorrentes nesse quesito. Dan Johnston, porta-voz da Volvo, negou a afirmação de que os automóveis da empresa são de qualquer forma menos seguros que os carros listados no ranking do Instituto. Ele acrescentou que “é a filosofia de segurança que é diferente da montagem pensada para passar nesse tipo de teste."

De acordo com a IIHS, o S80 da Volvo venceu o Prêmio dos Modelos mais Seguros em 2009, mas o S40 e o S60 (ambos modelos 2005–09 com airbags laterais de série) não atingiram a classificação mais alta em seu teste de impacto lateral. O C30 da marca ainda não foi testado pela IIHS, mas recebeu da EuroNCAP 5 estrelas no quesito segurança.

Ainda assim, segundo a IIHS, nos últimos anos a Volvo Cars ainda tem conseguido manter seus altos padrões de segurança, como observado a partir dos resultados dos testes. Seus modelos XC90, S80 e C70 registraram as notas máximas nos testes de colisão.

Em 2008, a justiça francesa considerou a Volvo parcialmente responsável pela morte de duas crianças e pelos ferimentos graves em uma pessoa em Wasselonne em acidente que aconteceu em 17 de junho de 1999, causado pela falha do freio de um Volvo 850 1996. O tribunal condenou a Volvo a pagar uma multa de 200.000 euros.

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Marcos em segurança

1944 Gaiola de segurança

1944 Para-brisa laminado

1954 Desembaçador de para-brisa

1956 Limpador de para-brisa

1957 Gancho para cintos de segurança de dois pontos dianteiros

1958 Gancho para cintos de segurança de dois pontos traseiros

1959 Cinto de segurança dianteiro de 3 pontos padrão

1960 Painel de instrumentos com revestimento almofadado

1964 Primeiro teste com protótipo de assento infantil voltado para a traseira do automóvel

1966 Zonas de deformação dianteiras e traseiras

1966 Travas de segurança

1967 Cinto de segurança para assento traseiro

1969 Cinto de segurança retrátil

1971 Alerta para cinto de segurança

1972 Cinto de segurança de 3 pontos traseiro

1972 Assento infantil voltado para a traseira do automóvel

1972 Travas de segurança para crianças nas portas traseiras

1974 Coluna de direção com absorção de impacto multidirecional

1974 Sensor de luz

1975 Sistema de freios com cilindro mestre de furos escalonado

1978 Assento elevado para segurança infantil

1982 Proteção "anti–submarina"

1986 Cinto de segurança de três pontos para meio do assento traseiro

1990 Assento elevado para segurança infantil integrado ao centro do banco traseiro

1991 SIPS – Sistema de Proteção contra Impacto Lateral

1991 Cinto de segurança com regulagem automática de altura

1992 Assento traseiro reforçado em peruas

1995 Assento elevado para segurança infantil integrado ao banco traseiro externo

1997 ROPS – Sistema de Proteção contra Capotamento (C70)

1998 WHIPS – Sistema de Proteção contra Efeito Chicote

1998 IC – Cortina Inflável

2001 SCC – Carro conceito Volvo Safety

2002 RSC – Controle de Estabilidade Anti-Rolagem

2003 Nova Estrutura Frontal chamada Arquitetura Inteligente de Veículos Volvo (VIVA, S40, V50)

2003 Alerta de cinto de segurança traseiro (no S40 e no V50)

2003 IDIS – Sistema Inteligente de Informações ao Motorista (no S40 e no V50)

2003 Inauguração da Equipe de Pesquisa em Acidentes de Tráfego da Volvo em Bancoc

2004 BLIS – Sistema de Informações para Ponto Cego (no S40 e no V50)

2005 Introdução da DMIC (Cortina Inflável no Módulo de Porta, novo Volvo C70)

2006 PCC – Comunicador Pessoal do Carro (S80)

2006 CWBS – Aviso de Colisão com Apoio à Travagem (S80)

2007 PPB – Freio Eletrônico de Estacionamento (S80)

2007 DAC – Driver Alert Control (Controle de Alerta ao Motorista) (V70, XC70)

2009 City Safety – Para o carro automaticamente se a velocidade estiver abaixo de 19 mph (31 km/h) caso alguma obstrução seja detectada à frente (XC60)

2010 Detecção de Pedestres com freagem automática (New S60)

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