Fiat

Home   /   Fiat

Fiat

GuiaK, Fiat, História da Fiat

A Fiat é uma das montadoras de carros mais conhecidas de todo o mundo. Extremamente tradicional, a marca ganhou muita relevância com o passar das décadas e hoje faz parte de um dos maiores conglomerados automobilísticos do mundo.

Mas essa história tem início em 1899, quando o primeiro modelo da Fiat foi produzido e com ele muitas incertezas sobre o futuro também surgiram. Confira abaixo a história completa da montadora italiana que conquistou o mundo.

O nome Fiat é uma sigla que traduzindo para o português significa Fábrica Italiana Automobilística de Turim. Turim fica localizada na região norte da Itália e era o lar de Giovanni Agnelli, que fundou a marca em 11 de julho de 1899.

Mas a Fiat nem sempre investiu todos os seus recursos na fabricação de automóveis. Após a segunda guerra mundial, o governo italiano apoiou financeiramente para que a empresa expandisse suas atividades para outras áreas como os mercados de trens, tratores e construção civil.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Essa estratégia funcionou e ajudou a Fiat a ser a maior montadora de veículos da Itália.

Na época da segunda guerra mundial a marca teve uma participação ainda maior na economia de seu país, passando a fabricar maquinário de combate, armas e até aviões.

Em 1945, porém, o fundador Giovanni Agnelli faleceu e deixou uma grande lacuna na liderança da empresa. Isso por que nenhum membro da família tinha interesse em ocupar a posição, que ficou sem nenhum herdeiro de Giovanni por 20 anos.

Até que em 1966, o neto do fundador que carregava o mesmo nome de seu avô assume a montadora. Gianni, como era conhecido, deu início a transformação da marca para um conglomerado global.

A partir desse ponto a montadora começou a se fundir com outras grandes marcas do ramo automobilístico. A mais famosa aquisição da Fiat foi a Ferrari.

Fiat no Brasil

A estratégia da Fiat no início dos anos 1970 era a expansão para outros países, e o Brasil era uma peça chave dos planos da montadora. Em 1973 começa a ser construída a primeira fábrica no Brasil, localizada na região de Betim, em Minas Gerais.

A planta foi finalizada em 1976 e até hoje é a maior fábrica da Fiat em todo o mundo. O primeiro modelo fabricado em nosso país foi o 147. Mas a grande explosão da marca no Brasil veio durante a década de 1980 com o lançamento do Uno, que foi um grande sucesso de vendas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Logotipo da Fiat

O primeiro logotipo era o nome da marca escrito. As iniciais Fiat foram usadas pela primeira vez na forma distintiva do logotipo em 1901. De 1904 a 1921 o emblema se torna uma forma oval revestida e o nome completo é removido. De 1921 a 1931 o logotipo evoluiu para um círculo decorado com folhas de louro, com as iniciais da marca, variando as cores ao longo do período. A partir de 1931, a empresa começou a usar um único escudo vermelho sem uma coroa de flores com as palavras alongadas. Em 1969 o logotipo "romboide" (como era conhecido internamente) foi introduzido, com as iniciais Fiat escritas em quatro losangos interconectados. O romboide foi introduzido lentamente durante o início da década de 1970, embora o emblema da Fiat mais antigo do tipo "coroa de louros" tenha sido usado para indicar modelos esportivos, como os modelos 124 Spider, 127 Sport, X1/ 9 e Abarth. Um novo símbolo corporativo baseado no logotipo romboide foi introduzido pela primeira vez em 1983 no Uno, que consistia em cinco barras de cromo inclinadas em um ângulo de 18 graus para espelhar o romboide, que geralmente aparecia em tamanho reduzido no canto da grade.

Em 1999, o logotipo em forma de coroa foi reintroduzido para comemorar o 100º aniversário da empresa. De 2000 a 2003, o antigo logo (romboide) foi colocado na parte traseira do produto e uma nova (que é uma reminiscência de 1929) apareceu na frente. Tinha formato redondo com as folhas de louro em volta e a cor azul de fundo para lembrar as cores dos logotipos vintage. Esse logotipo foi criado para celebrar os 100 anos da Fiat, e foi declarada uma “logo de transição”. Em 26 de outubro de 2006, a direção decidiu mudar o logotipo de novo, a primeira colocação em 2007 foi no Fiat Bravo. O logotipo posterior lembra os utilizados pelo grupo a partir dos anos 1930 até os anos 1960, com a escrita Fiat em marfim e alongada, aparecendo em um fundo redondo vermelho cromo, os quais são sombreados em uma moldura em volta. O logotipo atual com a sigla Fiat localiza-se na parte traseira do produto enquanto o logotipo redondo na parte frontal. Poucos meses depois, durante a estreia da nova Fiat Strada em 2021, a marca lançou o "Fiat Flag", um logotipo secundário - inspirado no logotipo do emblema da frente de 1982 - para ser usado na marca e no painel frontal, ao lado do logotipo principal porém com as cores da bandeira italiana.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Fiat, História da Fiat

Fora da Itália

A empresa está presente em diversos países. Foi uma das pioneiras na construção de fábricas no Leste Europeu, especialmente na antiga União Soviética, com fábricas em Vladivostok, Kiev e Togliattigrad. A empresa russa AutoVAZ (mais conhecida por Lada) é o exemplo mais conhecido. Possui hoje fábricas no Brasil, Turquia, China, Polónia, Argentina, África do Sul, México e Índia, onde produz modelos adaptados aos mercados locais e às vezes voltados à exportação, como a linha Palio. No Brasil, segundo o site da montadora, a FIAT está instalada desde 1976 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A fábrica começou a ser construída em 1973, sendo inaugurada três anos depois. O primeiro veículo a sair de suas linhas de montagem foi o Fiat 147. Sua planta de Betim é a maior produtora de veículos do Grupo no mundo.

Nos Estados Unidos, porém, a marca Fiat teve pouco sucesso devido à fragilidade dos primeiros modelos, e o acrônimo "Fiat" tornou-se conhecido como "Fix It Again, Tony" (conserte-o de novo, Tony). Já as marcas Ferrari, Maserati, Lancia e Alfa Romeo, todas da Fiat, têm prestígio mundial. No Brasil, a marca Fiat começou a adquirir prestígio em meados de 1980 com o lançamento de carros populares como o Uno. Posteriormente, apresentou carros com qualidade e motores superiores, conquistando grande parte do mercado brasileiro de automóveis.

GuiaK, Fiat, História da Fiat.

"Compartilhe"

GuiaK, Fiat, História da Fiat.

História das Marcas

Fiat, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo