Honda

Home   /   Honda

Honda

GuiaK, Honda, História da Honda

Conheça a história da Honda

A história da Honda começou na segunda metade dos anos 40, em um Japão pós-guerra, caótico e precisando se reconstruir. Seu protagonista foi Soichiro Honda, o homem que preferiu fabricar suas peças em vez de consertá-las quando ainda era um jovem piloto de corrida.

Soichiro, um exemplo de superação e sucesso, não era o que poderíamos chamar de estudioso ou aluno aplicado, mas era muito inteligente e ambicioso.

Ficou curioso em saber mais sobre a Honda? Conheça agora a trajetória fascinante da empresa!

O início da história da Honda

Após criar o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda em 1946, Soichiro Honda percebeu que o maior problema em seu país naquele momento era o transporte.

Ele decidiu, então, produzir bicicletas motorizadas, com motores adaptados de geradores e capazes de amenizar a situação daquele Japão que vivia um momento complicado, com escassez de combustíveis e trens lotados.

Não demorou muito para que aquele sonhador produzisse seu primeiro protótipo de motoneta: a Dream D de 98cc com motor de dois tempos. Assim nasceu a Honda Motor Co., voltada para a produção das motocicletas. Já em 1952, ele lança a F-Type, uma motocicleta de 50cc que tornou-se um sucesso de vendas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

A Honda no Mundo

Em 1959, para atender à demanda internacional, é criada a primeira unidade da empresa nos EUA, o primeiro país a produzir os veículos da Honda fora do Japão. A próxima parada foi a Bélgica, em 1963.

Na década de 80, veio à tona um processo de expansão por países considerados estratégicos, como Índia, China e Indonésia.

Os primeiros carros

No mesmo ano em que chegou à Bélgica, em 1963, a Honda também inovou ao decidir entrar no universo automobilístico, com a produção do S500 — o primeiro carro esportivo do Japão — e também o caminhão leve T360.

Em seguida, foi lançado o coupé S600 e, em 1967, o N360, um compacto de 4 tempos, dois cilindros e 354 cm3 que acelerava até 8.500 rpm e que trazia 31 cavalos de potência.

A revolução automobilística veio em 1972, quando a empresa japonesa lançou no mercado o Honda Civic. Alguns anos depois, em 1975, ela foi pioneira ao produzir os motores CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto), que reduziam a emissão de poluentes.

O Accord veio em 1975 e, com ele, nasceu outro sucesso de vendas mundial. O veículo agradou o mercado assim que chegou e, na década de 90, estabeleceu-se como o modelo mais vendido nos Estados Unidos.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

A história da Honda no Brasil

Os primeiros carros importados Honda que se tem registro chegaram no Brasil na década de 1960 e eram do modelo S800. Tratava-se de um conversível de 2 lugares, com motor de 4 cilindros com duplo comando de válvulas, um privilégio dos modelos esportivos da época.

Em 1968, a Honda entrou no Brasil para a importação de motocicletas. Em seguida, vieram os motores de geradores, motores estacionários e motobombas. Com o crescimento na importação, foi estruturada uma Divisão de Peças Originais para garantir a reposição de seus produtos.

Pouco depois, em 1974, a Honda investiu na aquisição de uma área de 1,7 milhão de metros quadrados em Sumaré — São Paulo, onde foi construída uma fábrica de motocicletas. Em 1976, a empresa inaugurou a até então maior fábrica de motocicletas do mundo na Zona Franca de Manaus.

As importações de veículos para o Brasil começaram em 1992. As primeiras unidades foram o Accord, o Accord Wagon, o Civic Sedan, o Civic CRX, o Prelude e o Civic Esportivo Hatchback.

As fábricas de carros no Brasil

Em 1996, a Honda iniciou as obras de sua primeira fábrica no Brasil. Ela foi inaugurada em 1997, com a capacidade de produzir 15 mil Civic por ano. Em 2013, dá-se inicio à construção da sua segunda fábrica de automóveis, em Itirapina — São Paulo.

Com a visão de um homem que transformou seu sonho em novas formas de mobilidade, a Honda vem produzindo mais sonhos e encantando a todos ao redor do mundo com sua tecnologia inovadora.

GuiaK, Honda, História da Honda.

"Compartilhe"

GuiaK, Honda, História da Honda.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Honda, História da Honda.

História das Marcas

Honda, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo