Home / Lamborghini
Lamborghini
Fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini, a famosa fabricante italiana de automóveis desportivos de alto desempenho e de luxo surgiu como uma filial de uma fábrica já bem-sucedida de Ferruccio – a fábrica de tratores Lamborghini Trattori S.p.A. Os tratores de Ferruccio eram já muito famosos na época e uma referência no setor da agricultura.
Numa época em que já dispensava obter um título de aspirante industrial italiano, Ferruccio conseguia gerir bem o seu poder económico e, graças às receitas obtidas no domínio da agricultura e venda de tratores, usufruiu de uma liberdade incondicional para investir em carros super desportivos. Desta forma, sendo jovem e apaixonado pela velocidade, decidira adquirir um Ferrari 250 GT, por respeito e admiração à própria marca do cavalinho rampante.
Contudo, a história da Lamborghini surgira graças a esse mesmo modelo que, por uma falha mecânica encontrada, originou uma espécie de vingança, devido a uma certa discussão entre Ferruccio e o il commendatore, Enzo Ferrari.
A Lamborghini foi criada, originalmente, para poder competir com a Ferrari. Na verdade, pode muito bem ter sido o próprio Enzo Ferrari a incitar a sua criação. Ferruccio Lamborghini era proprietário da então fábrica de tratores agrícolas e era, fundamentalmente, um industrial agrícola.
GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.
GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.
Conforme era comum na época, e sendo considerado um cidadão de alta elite, utilizava no seu dia a dia um Ferrari 250 GT. Certo dia, cruzou-se com Enzo Ferrari, aquando da revisão do seu Ferrari (na fábrica em Maranello), e aproveitou o momento para reclamar quanto ao sistema de embraiagem utilizado pela marca e nesse modelo em particular. Ora, Enzo dirigiu-se a Ferruccio com alguma relutância e disse-lhe que, enquanto agricultor, Ferruccio deveria então continuar a conduzir os seus tratores, em vez de automóveis da Ferrari. Ofendido, Ferruccio afirmou então que se tornaria seu rival e que provaria como se constrói um automóvel de verdade.
O nascimento da marca
E assim foi. Ferruccio adquiriu um terreno de grandes dimensões para construir uma fábrica grande e ultra moderna. Foi aí que instalou a sede, em Sant’Agata Bolognese – uma comuna a 25km de Bolonha -, e teve início a história da Lamborghini. Ao mesmo tempo, contractou engenheiros de renome para construir os primeiros carros da sua filial. Entre os nomes mais conhecidos, destacaram-se o dos engenheiros Bizzarrini, Dallara e Stanzani.
Contudo, com uma fábrica tão luminosa e com uma cultura extremamente ligada às oficinas, era também comum que o próprio Ferruccio colocasse as mãos ao trabalho, quando detetava algum erro. Este era um código moral que o próprio gostava de passar aos seus colaboradores e a todos os que quisessem fazer parte da história da Lamborghini.
Mais tarde, o seu primeiro protótipo foi apresentado. Era designado 350 GTV e deu origem ao primeiro carro de produção da Autmobili Lamborghini, o chamado 350 GT, em 1964. Assim se afirmou a história da Lamborghini, a cerca de apenas 17km das instalações da Ferrari.
Este modelo foi um sucesso de vendas até 1968. Ainda em 1966, foi lançado o famoso Miura, dotado também de um potente motor V12, e também ele um tremendo sucesso de vendas, cuja produção se prolongou até 1973.
Com o desenvolvimento do 350 GT, surgiu o 400 GT e, em 1968, foi apresentado o Lamborghini Islero. No mesmo ano, surgiu ainda o Espada, o primeiro automóvel da marca, com capacidade para 4 pessoas.
GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.
GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.
Falência e venda de acções
Em 1972, a marca entrou no segmento dos pequenos super carros, com o lançamento do Lamborghini Urraco. Contudo, foi na década de 70 que este viu a marca entrar no seu primeiro período de falência. Nesse mesmo ano, a marca italiana vendeu 51% das suas acções a um empresário suíço. As restantes 49% foram vendidas a outro suíço, dois anos mais tarde.
Quanto à empresa de tratores agrícolas de Ferruccio, acordou-se uma joint-venture com a SAME (outra empresa gigante no sector das máquinas agrícolas, no mesmo país), em 1973. Pelo decorrer desse ano, a Lamborghini substitui o Miura por um modelo que marcou a história dos carros desportivos, o famoso Countach.
Sentindo dificuldades financeiras por alguns anos, a marca acabou por ser vendida em 1981 aos irmãos Mimram, que lhe deram outra vida. Nas suas mãos, surgiu, nesse mesmo ano, o Lamborghini Jalpa e, no ano seguinte, o LM002, um jipe que detinha o motor V12 do Countach.
Em 1987, a marca foi comprada pela Chrysler. Entre os seus ideais para a marca, pretendiam equipar carros de Fórmula 1. Em 1989, a Lamborghini participara, pela primeira vez, nesta competição automóvel, mas não teve qualquer tipo de consistência ou sucesso.
GuiaK, Lamborghini, História da Lamborghini.
"Compartilhe"
GuiaK, Lamborghini, História da Lamborghini.