Lamborghini

Home   /   Lamborghini

Lamborghini

GuiaK, Lamborghini, História da Lamborghini

Fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini, a famosa fabricante italiana de automóveis desportivos de alto desempenho e de luxo surgiu como uma filial de uma fábrica já bem-sucedida de Ferruccio – a fábrica de tratores Lamborghini Trattori S.p.A. Os tratores de Ferruccio eram já muito famosos na época e uma referência no setor da agricultura.

Numa época em que já dispensava obter um título de aspirante industrial italiano, Ferruccio conseguia gerir bem o seu poder económico e, graças às receitas obtidas no domínio da agricultura e venda de tratores, usufruiu de uma liberdade incondicional para investir em carros super desportivos. Desta forma, sendo jovem e apaixonado pela velocidade, decidira adquirir um Ferrari 250 GT, por respeito e admiração à própria marca do cavalinho rampante.

Contudo, a história da Lamborghini surgira graças a esse mesmo modelo que, por uma falha mecânica encontrada, originou uma espécie de vingança, devido a uma certa discussão entre Ferruccio e o il commendatore, Enzo Ferrari.

A Lamborghini foi criada, originalmente, para poder competir com a Ferrari. Na verdade, pode muito bem ter sido o próprio Enzo Ferrari a incitar a sua criação. Ferruccio Lamborghini era proprietário da então fábrica de tratores agrícolas e era, fundamentalmente, um industrial agrícola.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Conforme era comum na época, e sendo considerado um cidadão de alta elite, utilizava no seu dia a dia um Ferrari 250 GT. Certo dia, cruzou-se com Enzo Ferrari, aquando da revisão do seu Ferrari (na fábrica em Maranello), e aproveitou o momento para reclamar quanto ao sistema de embraiagem utilizado pela marca e nesse modelo em particular. Ora, Enzo dirigiu-se a Ferruccio com alguma relutância e disse-lhe que, enquanto agricultor, Ferruccio deveria então continuar a conduzir os seus tratores, em vez de automóveis da Ferrari. Ofendido, Ferruccio afirmou então que se tornaria seu rival e que provaria como se constrói um automóvel de verdade.

O nascimento da marca

E assim foi. Ferruccio adquiriu um terreno de grandes dimensões para construir uma fábrica grande e ultra moderna. Foi aí que instalou a sede, em Sant’Agata Bolognese – uma comuna a 25km de Bolonha -, e teve início a história da Lamborghini. Ao mesmo tempo, contractou engenheiros de renome para construir os primeiros carros da sua filial. Entre os nomes mais conhecidos, destacaram-se o dos engenheiros Bizzarrini, Dallara e Stanzani.

Contudo, com uma fábrica tão luminosa e com uma cultura extremamente ligada às oficinas, era também comum que o próprio Ferruccio colocasse as mãos ao trabalho, quando detetava algum erro. Este era um código moral que o próprio gostava de passar aos seus colaboradores e a todos os que quisessem fazer parte da história da Lamborghini.

Mais tarde, o seu primeiro protótipo foi apresentado. Era designado 350 GTV e deu origem ao primeiro carro de produção da Autmobili Lamborghini, o chamado 350 GT, em 1964. Assim se afirmou a história da Lamborghini, a cerca de apenas 17km das instalações da Ferrari.

Este modelo foi um sucesso de vendas até 1968. Ainda em 1966, foi lançado o famoso Miura, dotado também de um potente motor V12, e também ele um tremendo sucesso de vendas, cuja produção se prolongou até 1973.

Com o desenvolvimento do 350 GT, surgiu o 400 GT e, em 1968, foi apresentado o Lamborghini Islero. No mesmo ano, surgiu ainda o Espada, o primeiro automóvel da marca, com capacidade para 4 pessoas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Falência e venda de acções

Em 1972, a marca entrou no segmento dos pequenos super carros, com o lançamento do Lamborghini Urraco. Contudo, foi na década de 70 que este viu a marca entrar no seu primeiro período de falência. Nesse mesmo ano, a marca italiana vendeu 51% das suas acções a um empresário suíço. As restantes 49% foram vendidas a outro suíço, dois anos mais tarde.

Quanto à empresa de tratores agrícolas de Ferruccio, acordou-se uma joint-venture com a SAME (outra empresa gigante no sector das máquinas agrícolas, no mesmo país), em 1973. Pelo decorrer desse ano, a Lamborghini substitui o Miura por um modelo que marcou a história dos carros desportivos, o famoso Countach.

Sentindo dificuldades financeiras por alguns anos, a marca acabou por ser vendida em 1981 aos irmãos Mimram, que lhe deram outra vida. Nas suas mãos, surgiu, nesse mesmo ano, o Lamborghini Jalpa e, no ano seguinte, o LM002, um jipe que detinha o motor V12 do Countach.

Em 1987, a marca foi comprada pela Chrysler. Entre os seus ideais para a marca, pretendiam equipar carros de Fórmula 1. Em 1989, a Lamborghini participara, pela primeira vez, nesta competição automóvel, mas não teve qualquer tipo de consistência ou sucesso.

GuiaK, Lamborghini, História da Lamborghini.

"Compartilhe"

GuiaK, Lamborghini, História da Lamborghini.

História das Marcas

Lamborghini, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo