Peugeot

Home   /   Peugeot

Peugeot

GuiaK, Peugeot, História da Peugeot

História

A família Peugeot, que desde 1810 tinham um moinho hidráulico familiar, vem envolvida em vários tipos de negócios desde o século XVIII. Em 1842 entraram no ramo alimentício produzindo moinhos de café, depois disso começaram a produzir armações para vestidos, guarda-chuvas, fundição de aço, ferramentas e utensílios domésticos, em 1882 começaram a fabricar bicicletas e motos. Em 1889 produziu o seu primeiro automóvel que tinha 3 rodas, apenas 4 unidades foram produzidas e no ano seguinte, um quadriciclo à gasolina. A Peugeot também esteve presente na primeira corrida automobilística do mundo entre Paris e Ruão, 22 de julho de 1894. Em 1895 na corrida entre Paris e Bordeaux os carros competiram pela primeira vez com rodas emborrachadas feitas em parceria com a Michelin.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Em 25 de novembro de 1891 o primeiro carro importado chegou ao Brasil, foi adquirido pelo jovem inventor do avião, Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido como o "Pai da Aviação" no Brasil. O carro era um reluzente Peugeot com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V, conhecido pelos franceses como voiturette por ser muito parecida com uma charrete. Seu proprietário o comprara por 6 200 francos, em Valentigney, cidade perto de Paris, e o trouxe diretamente para Santos. Mais tarde, o veículo foi levado a São Paulo, permanecendo na residência de Santos Dumont. Esse Peugeot foi o primeiro carro a chegar no Brasil, asseguram os historiadores. No entanto, a chegada oficial acontece em 1992.

A marca também é proprietária do clube francês Football Club Sochaux-Montbéliard da cidade de Sochaux, construída para abrigar uma fábrica da marca e os funcionários, porém o clube joga em Montbéliard, apesar de ter sido fundado em Sochaux. Foi o primeiro clube profissional a ser fundado na França em 1928 e que permaneceu até 2012 como o clube que jogou mais temporadas na elite profissional francesa.

Símbolo

Por volta de 1850, a marca teve a necessidade de distinguir as diferentes ferramentas que fabricava, e por isso registou três logotipos distintos: uma mão (para os produtos de 3ª categoria), uma lua crescente (2ª categoria) e um leão (1ª categoria), apenas o leão sobreviveu com o passar do tempo. A marca do leão foi registrada em 1858 pelos irmãos Peugeot (Jules e Emile) e feita pelo artesão Julien Blazer, para representar força, resistência e dinamismo.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Desde então, o logotipo associado à Peugeot foi evoluindo sempre a partir da imagem de um leão. Até 2002, foram sete as modificações feitas ao emblema, cada uma delas feita a pensar num maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação. Em janeiro de 2010, por ocasião do 200º aniversário da marca, a Peugeot anunciou a sua nova identidade visual. Criado pela equipe de designers da marca, o felino francês ganhou contornos mais minimalistas mas ao mesmo tempo dinâmicos, além de apresentar um aspecto metalizado e modernista. O leão libertou-se igualmente do fundo azul para, segundo a marca, “exprimir melhor a sua força”. O primeiro veículo a ostentar o novo logotipo da marca foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2010. Foi, sem dúvida, a celebração de um bicentenário projetado para o futuro.

Com o lançamento de uma gama inaugurada pelo novo Peugeot 308 na Europa e com o nascimento da STELLANTIS, em 25 de fevereiro de 2021 foi anunciado seu novo logotipo, que é, segundo a própria marca: "um emblema que transmite identidade, atemporal, universal e multicultural. Um sinal distintivo, um símbolo de pertencimento, de reconhecimento. Sinônimo de prestígio, segurança, longevidade e linhagem. Com ele e seu novo universo gráfico, a Peugeot conjuga elementos históricos com a modernidade."

Apesar de todas as modificações ao emblema, o significado do leão manteve-se inalterado ao longo do tempo, continuando assim a desempenhar na perfeição o seu papel como símbolo da “qualidade superior da marca” e também como forma de homenagear a cidade francesa de Lyon (França).

GuiaK, Peugeot, História da Peugeot.

"Compartilhe"

GuiaK, Peugeot, História da Peugeot.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Peugeot, História da Peugeot.

História das Marcas

Peugeot, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo