Kia

Home   /   Kia

Kia

GuiaK, Kia, História da Kia

A Kia nasce em 1944, inicialmente sob a designação de “Kyungsung Precision Industry” como construtora de tubos de aço e peças para bicicletas. Em 1951 começa a produzir bicicletas na íntegra e um ano mais tarde, como consequência da guerra da Coreia, muda as instalações para a zona portuária e faz surgir a designação Indústrias KIA (KI = sair/acordar para o mundo; A = Ásia) com as motas em 1957, dedicando-se mais tarde, em 1974, à construção de automóveis.

Na década de 80 a marca sul coreana começou a passar por algumas dificuldades financeiras e foi reestruturada. Sobretudo na primeira metade dos anos 80 a Kia apostou na produção de veículos comerciais. O modelo Bongo (minibus) e o Ceres (camião) são dois exemplos de sucesso. Com a recuperação veio o interesse de outras marcas. Assim, Mazda e C. Itoh foram as primeiras a investir na Kia, seguidas pela Ford em 1986, parceria que proporcionou uma rápida evolução da marca sul coreana em termos de desenvolvimento tecnológico.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Os anos 90 são de proliferação e a par da atribuição da nova nomenclatura, KIA Motors, a marca abre uma nova unidade de produção e passa a ter capacidade de fabricar cerca de 700 mil veículos/ano. A conquista do mercado internacional começa também por esta altura a fazer parte dos objetivos da Kia. O lançamento de modelos além fronteiras como o Sephia e o SUV Sportage (1991) não desiludem proporcionando, em 1992, a inauguração da subsidiária americana.

Em 1994, para assinalar o meio século de existência, a Kia volta a alterar a sua designação, desta feita para “Kia Motors Corporation”. A efeméride fica também marcada pelo lançamento do 1º motor coreano de 16 válvulas a gasolina e a título nacional, pelo início de comercialização da marca em Portugal. Os anos seguintes, devido aos investimentos anteriormente referidos, registaram um significativo declínio financeiro que quase levaram a marca à bancarrota o que permitiu, nesse mesmo ano a sua compra pela Hyundai formando o grupo “Hyundai Kia Automotive Group”.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Com o século XXI dá-se uma mudança ao nível do design e cor do logótipo que assume a forma oval e passa a apresentar-se em vermelho. Mas o arrojo não termina por aqui…sob a alçada do novo slogan “The Power to Surprise”, a marca cresce abruptamente em termos de design e inovação dos seus modelos e ganha um lugar de topo no mercado europeu. Atualmente, ainda nesta nova fase de design, destaca-se sobretudo o novo look da grelha dianteira designada de “rosnar do tigre”, uma aposta ganha a avaliar pelo sucesso dos mais recentes lançamentos - Sportage e Rio.

GuiaK, Kia, História da Kia.

"Compartilhe"

GuiaK, Kia, História da Kia.

"Siga nas Redes Sociais"

GuiaK, Kia, História da Kia.

História das Marcas

Kia, Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo