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Atual picape média mais vendida no mercado nacional, a Toyota Hilux 2022 segue em constante evolução para se manter na ponta das vendas do segmento.

O utilitário da fabricante japonesa recebeu mudanças recentemente, sobretudo no visual e em relação aos seus itens de segurança.

Gama da nova Toyota Hilux 2022 conta com diversas configurações diferentes, deixando de lado o motor 2.7 litros flex para manter apenas o propulsor 2.8 litros turbodiesel, ofertado com transmissão manual ou automática, sempre com tração 4×4.

Os preços da nova gama da Toyota variam de R$ 215.490 a R$ 306.990.

Toyota Hilux 2022 – novidades

A Toyota Hilux 2022 chegou com importantes novidades, sendo que a principal delas foi a saída do motor 2.7 flex de 163 cv. Com isso, apenas a Chevrolet S10 oferece a motorização bicombustível no segmento.

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Além disso, quase todas as versões da picape da Toyota ficaram mais equipadas. As versões SR, SRV e SRX agora tem ar-condicionado dual zone automático e digital como item de série, enquanto a opção de entrada SR ainda ganhou sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Passando para a topo de linha SRX, a Toyota Hilux 2022 recebeu detecção de pedestres e ciclistas em seu sistema de pré-colisão frontal, parte do Toyota Safety Sense. Além disso, essa configuração ainda passa a dispor do Panoramic View Monitor – PVM.

Esse sistema de visão 360º usa quatro câmeras (frontal, laterais e traseira) para ajudar o motorista a ver o que está acontecendo ao redor de todo o veículo, e suas imagens são exibidas no display para o motorista.

Relembre as mudanças da linha 2021:

Depois de ser apresentada globalmente, a nova Toyota Hilux 2021 finalmente foi lançada no Brasil, em novembro de 2020. Vinda da Argentina, a picape apresentava novidades no visual, na lista de equipamentos e na parte mecânica.

Falando primeiramente sobre o visual, a Toyota Hilux 2021 recebeu nova grade, novos faróis com luzes diurnas em LED e novo para-choque. Na traseira, as lanternas de LED receberam um novo desenho.

Já em seu interior, a picape da Toyota passa a contar com nova central multimídia (mantendo o tamanho de 8 polegadas), compatível com Android Auto e Apple Carplay, e um novo grafismo no painel de instrumentos.

Em termos de segurança, ele vem sempre com sete airbags e conta ainda com o pacote Toyota Safety Sense na versão mais cara, o que inclui itens como piloto automático adaptativo, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.

Além de tudo isso, a Toyota Hilux 2021 também atualizou seu motor 2.8 turbodiesel. O propulsor das versões automáticas ganhou 27 cv e 5 kgfm de torque, totalizando 204 cv e 50,9 kgfm (com câmbio manual, o torque continua em 42,8 kgfm). Já a transmissão automática de seis marchas foi reajustada, entregando trocas mais rápidas. O motor flex continua com a mesma potência.

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Com a mudança visual, a Toyota Hilux 2021 também perdeu algumas versões, que saíram do configurador do modelo no site da marca. Essas perdas incluem as configurações esportivadas e a versão com motor V6 a gasolina.

Toyota Hilux 2022 – versões

* - Hilux 2022 Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT

* - Hilux 2022 Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT

* - Hilux 2022 STD Power Pack 4×4 2.8 Diesel MT

* - Hilux 2022 SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT

* - Hilux 2022 SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT

* - Hilux 2022 SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT

Toyota Hilux 2022 – equipamentos

Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 Diesel: equipado de série com sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, travas de rodas, freios ABS com EBD, alarme perimétrico, Isofix, retrovisores na cor preta, sistema de som com quatro alto-falantes, acendimento automático dos faróis.

apoio de braço traseiro com porta-copos, compartimento refrigerado no painel, faróis com follow me home, volante e manopla de câmbio em couro, protetor de caçamba, trio elétrico, volante multifuncional, bloqueio do diferencial traseiro e maçanetas externas e internas sem pintura, entre outros.

Toyota Hilux SR 2.8 Diesel: sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, travas de rodas, freios ABS com EBD, alarme perimétrico, Isofix, faróis de neblina, maçanetas internas cromadas, maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores na cor preta, sistema de som com quatro alto-falantes, acendimento automático dos faróis, apoio de braço traseiro com porta-copos, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com ajuste de altura.

banco traseiro bipartido e rebatível, volante ajustável em altura e profundidade, computador de bordo, compartimento refrigerado no painel, faróis com follow me home, volante e manopla de câmbio em couro, protetor de caçamba, trio elétrico, sistema multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, volante multifuncional, entre outros

Toyota Hilux SRV 2.8 Diesel: agrega central multimídia com GPS e TV digital, trava de estepe, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas, assistente de reboque, luz de frenagem de emergência, alarme perimétrico e volumétrico, maçanetas externas cromadas, retrovisores externos cromados e rebatíveis eletricamente.

banco do motorista com ajustes elétricos, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, porta-luvas com amortecedores, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro e material sintético, destravamento das portas sem chave, partida por botão, entre outros.

Toyota Hilux SRX 2.8 Diesel: se diferencia pelos faróis de neblina em LED, farol baixo em LED, nivelamento automático dos faróis, sistema de som da JBL, pacote Toyota Safety Sense (com assistente pré-colisão com aviso sonoro e frenagem automática, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo), bancos em couro perfurado, rodas de 18 polegadas, luzes diurnas de LED, entre outros.

Toyota Hilux 2022 – preços

* - Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2022 – R$ 215.490

* - Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2022 – R$ 208.090

* - Hilux STD Power Pack 4×4 2.8 Diesel MT 2022 – R$ 230.590

* - Hilux SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022 – R$ 257.490

* - Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022 – R$ 273.990

* - Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2022 – R$ 306.990

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Toyota Hilux 2022 – motor

A Toyota Hilux 2022 utilizava dois propulsores no Brasil, sendo que o motor de entrada era o mesmo da antiga geração. Trata-se do Dual VVT-i Flex 2.7 com 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 rpm, com gasolina.

O torque máximo é de 25 kgfm, tanto com etanol quanto com gasolina, mas sempre a 4.000 rpm. Esse motor saiu de cena com a chegada da linha 2022.

A única motorização disponível é o atualizado motor diesel 2.8 1GD, que foi alterado para entregar 204 cv e 50,9 kgfm e vem com transmissão automática de seis marchas com modos Eco e Power, bem com opção manual de seis marchas (esta tendo torque de 42,8 kgfm).

Toyota Hilux 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

* - Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×2 – 15,0 segundos e 165 km/h (fora de linha)

* - Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×4 – 15,0 segundos e 165 km/h (fora de linha)

* - Toyota Hilux CD 2.8 Diesel AT 4×4 – 12 segundos e 180 km/h

* - Toyota Hilux CS 2.8 Diesel MT 4×4 – 12 segundos e 180 km/h

A Toyota Hilux 2022 vem com melhorias no chassi (20% mais rígido) e carroceria (44% mais rígida), assim como na geometria da suspensão, especialmente a traseira. O motor 1GD 2.8 diesel entrega 204 cv a 3.400 rpm e 50,9 kgfm a 2.800 rpm.

O propulsor tem funcionamento mais suave que o anterior, além de mais disposição em baixas rotações.

A caixa de transmissão também é nova e tem seis marchas. As relações são bem adequadas à proposta. As respostas ao acelerador são interessantes, mas o modo Power não acrescenta tanto quanto se espera dele.

No uso normal, funciona perfeitamente, sem trancos ou grandes oscilações nas trocas.

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Ajudando a economizar combustível, o modo Eco retém um pouco de força, mas pode passar despercebido em um motorista pouco habituado com picapes médias. Rodando a 110 km/h, o propulsor marca 1.600 rpm.

A dirigibilidade, típica de picapes, melhorou bastante em relação ao modelo anterior. A direção elétrica é leve o suficiente e tem boas respostas a mudanças rápidas de direção. Já os freios possuem atuação razoável e dão conta do recado.

A estabilidade é boa e não é mérito dos dispositivos de segurança. O conjunto de suspensão tem um bom ajuste e a traseira agora pula menos quando vazia. Ainda na parte traseira, a geometria do eixo foi alterada, assim como seu curso, prezando mais o conforto e a estabilidade.

No fora de estrada, a Toyota Hilux 2022 se aproveita dos bons ângulos de ataque (29°) e saída (26°), que ajudam muito na transposição de valas e outros obstáculos pelo caminho da Hilux SRX.

O controle de tração ativo A-TRC, que controla as saídas de traseira com acionamento leve dos freios, é outro destaque. A picape da Toyota vem ainda com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, frenagem de emergência e controle de reboque.

Na versão Flex, que já saiu de linha, as retomadas eram medianas e em velocidade cruzeiro de 110 km/h o motor marcava 2.000 rpm, o que garante um ruído quase mínimo na cabine e contribui para o consumo, mas não muito, pois é bem elevado.

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A transmissão de seis velocidades tinha trocas eficientes, e no ECO Mode as trocas eram lentas, acontecendo a 2.500 rpm até meio pedal. Em esportividade, com o modo Power ativado, o motor 2.7 Flex de até 163 cv e 25,0 kgfm não respondia no exato momento que pedimos a troca de marcha.

Toyota Hilux 2022 – consumo

Cidade

* - Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×2 – 4,8 km/litro no etanol e 5,6 km/litro na gasolina (fora de linha)

* - Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×4 – 4,8 km/litro no etanol e 5,6 km/litro na gasolina (fora de linha)

* - Toyota Hilux CD 2.8 Diesel AT 4×4 – 9,0 km/litro no diesel

* - Toyota Hilux CS 2.8 Diesel MT 4×4 – 9,3 km/litro no diesel

Estrada

* - Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×2 – 6,9 km/litro no etanol e 8,1 km/litro na gasolina (fora de linha)

* - Toyota Hilux CD 2.7 Flex AT 4×4 – 6,9 km/litro no etanol e 8,1 km/litro na gasolina (fora de linha)

* - Toyota Hilux CD 2.8 Diesel AT 4×4 – 10,5 km/litro no diesel

* - Toyota Hilux CS 2.8 Diesel MT 4×4 – 11,2 km/litro no diesel

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