Renault Sandero

Home   /   Renault Sandero

Renault Sandero

Renault Sandero, Guiak Tudo sobre Carros

O Renault Sandero 2022 é uma das opções disponíveis no segmento de hatches compactos no mercado brasileiro.

Velho conhecido em nosso país, o modelo se sobressai por ser o único entre os “tradicionais” a dispor de uma versão esportiva, a R.S. com motor 2.0 flex.

Os preços do Renault Sandero 2022 começam em R$ 73.090. Sua versão mais completa, porém, chega a R$ 99.620.

O Renault Sandero 2022 tem bancos com visual interessante, dependendo da versão, chegando a ter uma aparência bem esportiva. Mas o baixo custo pode ser visto até em versões intermediárias ou no R.S, com o banco traseiro inteiriço.

O hatch tem alavanca de câmbio alta e de engates pouco suaves. A direção é eletro-hidráulica, sendo dura em manobras. Não há regulagem da coluna de direção em profundidade, outra redução de custo.

Para falar nisso, o Renault Sandero 2022 não dispõe de partida a frio por pré-aquecimento, tendo o antigo sistema de injeção de gasolina com o tanque de combustível instalado no cofre do motor.

Portas e painéis são simples, assim como os revestimentos e outras peças montadas. A aposta do modelo é mais no visual, tendo a Renault sabiamente adicionado padrões de cores, revestimentos e padronagens bem chamativas e dentro da moda.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

O habitáculo do Renault Sandero 2022, no entanto, é bem espaçoso em largura, altura e especialmente em espaço para as pernas de quem vai atrás. O bagageiro de 320 litros é bom e é melhor aproveitado com o banco bipartido disponível em algumas versões.

O modelo é alto e tem estrutura com aços simples e esquemas de produção simplificada para reduzir os custos e tornar os preços atrativos. Por isso, o R.S. é o esportivo mais barato do Brasil, custando menos de R$ 96 mil.

Pacote aerodinâmico com spoilers, saias laterais, difusor traseiro, defletor de ar no teto, volante em couro, bancos em couro natural e sintético, programação eletrônica de performance, sistema Start&Stop para desligamento automático do motor, rodas de liga leve aros 15/16/17 com diversos desenhos, detalhes personalizados, entre outros, são alguns dos vários itens que o Renault Sandero 2022 oferece ao consumidor, incluindo também indicador de marcha e gerenciamento energético da bateria, com recuperação de carga.

Anteriormente, o hatch compacto era movido por motores longevos 1.0 16V Hi-Torque e 1.6 16V Hi-Torque, além de ter opção automatizada Easy’R e até câmbio automático de quatro marchas.

Na atualização, surgiram os novos e melhores motores SCe com 1.0 e 1.6 litro, sendo estes de três e quatro cilindros. Mas a novidade foi a chegada da versão esportiva Sandero R.S. com o velho motor F4R 2.0 16V, agora Flex e com programação esportiva com dois modos, mas não entregando mais do que 150 cv.

O câmbio curto com seis marchas e os ajustes da divisão Renault Sport deram ao compacto de baixo custo uma performance de esportivo, mas é uma pena não ter motor turbo.

Renault Sandero 2022 – novidades

Poucos modelos mudam tanto a sua linha como o Renault Sandero. Em pouco tempo, ele ganha ou perde versões, e isso sem qualquer aviso ou explicação por parte da marca.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Enquanto o mercado brasileiro vive a expectativa da nova geração do Renault Sandero, o modelo atual é vendido apenas com motor 1.0 em sua versão convencional e na GT Line. A Stepway aposta no 1.6 e a R.S. continua com o 2.0.

A última grande mudança (essa sim anunciada corretamente pela Renault) foi a extinção do câmbio CVT em toda a linha, exceto no Stepway. O mesmo aconteceu com o irmão Logan, e tudo isso pouco tempo depois da chegada desse câmbio para a dupla.

O detalhe é que essas versões automáticas eram 40 mm mais altas que as manuais, uma solução para instalar a caixa de câmbio e não deixá-la muito próxima ao solo.

Enquanto isso, como dito acima, a marca se prepara para lançar a nova geração da dupla Renault Sandero e Logan por aqui. Isso deve ocorrer em 2022, mas ainda não foi anunciada a data oficial.

Esse modelo já é vendido na Europa pela Dacia. Por lá, o novo Renault Sandero tem preços extremamente competitivos, sendo o carro mais barato em alguns países. Mesmo em suas versões de entrada, ele tem faróis com luzes diurnas em LED, seis airbags, rodas de aço de 15 polegadas entre outros.

Sua motorização conta com as opções 1.0 SCe de 65 cv, 0.9 TCe turbo de 90 cv e 1.0 TCe turbo de 100 cv, com câmbio manual de seis marchas ou CVT.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Por aqui, a expectativa é que o modelo (junto com Logan e Stepway) cheguem apenas em 2022 e com mudanças pontuais para o mercado brasileiro, incluindo até mesmo uma possível mudança no nome dos modelos.

Renault Sandero 2022 – versões

O Renault Sandero 2022 ficou com uma linha mais enxuta nos últimos meses, mas mantendo os motores 1.0, 1.6 ou 2.0.

Confira abaixo todas as variantes da linha do hatch compacto:

Renault Sandero Zen 1.0 MT 2022

Renault Sandero GT Line 1.0 MT 2022

Renault Sandero Stepway Zen 1.6 MT 2022

Renault Sandero Stepway Iconic 1.6 CVT 2022

Renault Sandero RS 2.0 MT 2022

Renault Sandero 2022 – equipamentos

Renault Sandero Zen 1.0 2022 – vem de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete, abertura elétrica do porta-malas, lanternas com assinatura em LED, rodas de 15 polegadas, Media Evolution com tela de 7 polegadas e Android Auto e Apple Carplay, chave canivete, comando satélite no volante, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme e vidros elétricos com ‘one touch’.

Renault Sandero GT Line 1.0 2022 – itens acima + aerofólio, faróis de neblina, lanternas com máscara negra, retrovisores pintados em cinza, rodas de liga leve de 15 polegadas com design exclusivo, saias laterais, sistema eco coaching e eco driving e volante em couro.

Renault Sandero Stepway Zen 1.6 2022 – vem de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Start, abertura elétrica do porta-malas, computador de bordo, indicador de troca de marcha, lanternas com assinatura em LED, faróis com luzes diurnas em LED e rodas de 16 polegadas Flexwheel.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Renault Sandero Stepway Iconic 1.6 CVT 2022 – itens acima + ar-condicionado automático, assistente de partida em rampas, bancos e apoio de braço em couro sintético, câmera de ré, controle de estabilidade, Media Evolution com tela de 7 polegadas e Android Auto e Apple Carplay, piloto automático, retrovisores elétricos, rodas de 16 polegadas, sensor de chuva, sensor de luminosidade, câmbio CVT, vidros traseiros ‘one touch’ e volante em couro sintético.

Renault Sandero RS 2.0 MT 2022 – itens da versão acima + bancos esportivos, rodas de 17 polegadas, adesivos alusivos à versão, saias laterais esportivas, freio a disco nas 4 rodas, preparação Renault Sport, sistema VVT (comando de válvulas variável), entre outros.

Renault Sandero 2022 – preços

Hoje, o Renault Sandero 2022 tem preços que começam em R$ 73.090. Todavia, o modelo esportivo R.S. 2.0 pode beirar os R$ 96 mil e o Stepway 2022 mais caro passa dos R$ 99,6 mil.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Veja os preços da linha completa do Sandero 2022:

Renault Sandero Zen 1.0 MT 2022 – R$ 73.090

Renault Sandero GT Line 1.0 MT 2022 – R$ 76.890

Renault Sandero Stepway Zen 1.6 MT 2022 – R$ 87.740

Renault Sandero Stepway Iconic 1.6 CVT 2022 – R$ 99.620

Renault Sandero RS 2.0 MT 2022 – R$ 95.790

Renault Sandero 2022 – motor

O Renault Sandero 2022 dispõe de três motores, sendo o 1.0 SCe, o 1.6 SCe e o 2.0 16V Flex do R.S.. O 1.0 SCe é um três cilindros com duplo comandos de válvulas variável e bloco em alumínio, assim como o cabeçote, quem tem 12V.

Esse propulsor compacto entre 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol, sempre a 6.300 rpm. O torque dele é de 10,2 kgfm na gasolina e 10,5 kgfm no etanol, ambos a 4.000 rpm.

O outro é o 1.6 SCe que tem quatro cilindros e cabeçote de 16V com bloco e cabeçote em alumínio. O 1.6 SCe pode ter Start&Stop, que é o sistema de desligamento automático do motor. No Renault Sandero 2022 ele entrega 115 cv na gasolina e 118 cv no etanol, ambos a 5.500 rpm.

Já o torque nos dois combustíveis é de 16,0 kgfm a 4.000 rpm.

Por fim, o Renault Sandero 2022 vem ainda com motor F4R 2.0 Flex, que tem cabeçote em alumínio com 16V e comandos variáveis, bem como bloco de ferro fundido. O propulsor tem programação exclusiva na versão RS com os modos Sport e Sport+.

Ele entrega 145 cv com gasolina e 150 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. Já os torques são de 20,2 kgfm no derivado de petróleo e 20,9 kgfm no subproduto da cana, ambos a 4.000 rpm.

O Renault Sandero 2022 dispõe de câmbios manuais com cinco ou seis marchas (apenas R.S.), bem como o CVT (Stepway).

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Renault Sandero 2022 – desempenho

Aceleração de 0-100 km/h

Renault Sandero 1.0 SCe – 13,0 segundos

Renault Sandero 1.6 SCe – 9,8 segundos

Renault Sandero 1.6 SCe CVT – 11,0 segundos

Renault Sandero 2.0 R.S. – 8,0 segundos

Velocidade máxima

Renault Sandero 1.0 SCe – 163 km/h

Renault Sandero 1.6 SCe – 185 km/h

Renault Sandero 1.6 SCe CVT – 177 km/h

Renault Sandero 2.0 R.S. – 202 km/h

Renault Sandero – história

Lançado em 2007, o Renault Sandero começou sendo feito no Brasil, mas logo ganhou espaço nas fábricas da marca francesa na Romênia, Colômbia, Marrocos, Rússia, Irã e África do Sul. A segunda geração passou a ser feita também na Argélia e em outra fábrica no Marrocos.

O projeto de baixo custo deu certo e o modelo ainda é considerado o mais barato do mercado em países como o Reino Unido, por exemplo.

A plataforma passou a ser a M0 na segunda geração, que deu origem ao Lada Granta. Na Europa, pode ser equipado com motor de três cilindros 0.9 TCe (turbo), 1.2 de quatro cilindros e diesel 1.5 dCi.

Aqui no Brasil, o modelo é feito junto com o Renault Logan e é o produto mais vendido da Renault, tendo emplacado 50.303 unidades em 2019, ficando em 16º lugar no geral e em 6º lugar no segmento de hatches pequenos. Já em 2020, de janeiro a novembro, ele chegou a 24.450 unidades e ficou na 19ª posição no geral.

E o futuro? Recentemente reestilizado, o modelo pode (e deve) ganhar uma nova geração por aqui, assim como já ocorreu na Europa.

No entanto, a terceira geração do hatch pode abraçar a plataforma CMF B para compartilhar os custos de produção e desenvolvimento com os novos Nissan March e Versa. Com essa plataforma, o compacto pode perder até 100 kg, tornando-se mais eficiente e com melhor performance.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

No caso dos motores, o Renault Sandero 2022 dispõe de três, mas a terceira geração pode introduzir um novo propulsor de três cilindros 1.3 que substituiria tanto o 1.6 SCe quanto o 2.0 16V, entregando em versão aspirada por volta de 120 cv e cerca de 170 cv com turbo, passando a equipar o R.S. e também outros modelos da Renault, como o Captur e o próximo Fluence.

Em termos de transmissão, a caixa CVT X-Tronic da Nissan já chegou ainda nesta geração do Renault Sandero, assim como chegou no Duster. O Renault Logan 2022 é outro que já se beneficiou desse câmbio, que traz economia e conforto ao dirigir.

A próxima geração do Renault Sandero deve aparecer também com direção elétrica, partida a frio sem uso de tanquinho, Start&Stop de série, quatro airbags de série, entre outras novidades.

Com isso, o hatch pode candidatar-se à disputa pela liderança de mercado, mas a capacidade instalada de Curitiba pode não dar conta.

Assim, ela pode necessitar de mais investimentos ou importações da Colômbia, que recentemente fechou um acordo comercial com o Brasil e que favorecerá quem fabrica dos dois lados da fronteira.

Os preços devem se manter competitivos nos próximos anos para poder se colocar próximo do líder Chevrolet Onix. Como um carro global, o Renault Sandero 2022 é uma importante arma do grupo franco-nipônico em mercados emergentes e no leste europeu, revelando que a simplicidade tem suas vantagens no mercado internacional.

Renault Sandero, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Renault Sandero, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Renault Sandero, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo