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O Renault Logan 2022 é o atual representante da marca francesa no disputado segmento de sedãs compactos. Disponível há anos no nosso país, o carro se diferencia pelo amplo espaço interno e o porta-malas com litragem suficiente para acomodar as bagagens de toda a família.

A linha do Renault Logan 2022 conta com três versões de acabamento e duas opções de motorização, sempre com transmissão manual de cinco marchas. Os preços começam em R$ 73.590.

Ele compete diretamente com modelos como Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Volkswagen Voyage.

Nascido como Dacia Logan em 2004, o sedã compacto da marca romena surgiu como uma opção de baixo custo para consumidores do leste europeu, mas logo acabou chegando também ao mercado ocidental da Europa, onde o objetivo era custar 5.000 euros.

Com porte volumoso, medindo 4,34 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,52 m de altura e 2,63 m de entre eixos, o sedã compacto conta com faróis duplos e grade com detalhes cromados, igualmente vistos no para-choque.

Faróis de neblina são oferecidos, dependendo da versão. As rodas são sempre de 15 polegadas, tendo duas calotas diferentes e um modelo de liga leve. As lanternas compactas têm acabamento prateado.

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Por dentro, o ambiente é muito simples, destacando-se o bom espaço e o banco traseiro bipartido, que dá até 1.270 litros de capacidade máxima de bagagens, sendo que o porta-malas tem outros 510 litros.

Assim como seu irmão Sandero, o Renault Logan perdeu suas versões com câmbio CVT em fevereiro de 2021. Segundo a marca, a procura por tais configurações era muito baixa e não justificava mantê-las na gama.

Com isso, o Sandero tem esse câmbio automático apenas na versão Stepway, vendida separadamente, enquanto o Renault Logan é oferecido exclusivamente com o câmbio manual.

E a nova geração? Lá fora, a Dacia já apresentou essa novidade. Ainda teremos que esperar um tempo antes de vê-lo por aqui com o logo da Renault, mas essa espera parece valer a pena.

O visual foi uma de suas principais melhorias, o que deve ajudá-lo a competir em outro nível por aqui. A dianteira recebeu novos faróis com assinatura em LED e a traseira também renovou suas lanternas, que lembram um pouco o que vemos no Onix Plus.

O interior também melhorou bastante, com novo painel de instrumentos, central multimídia com tela flutuante, novo volante, novos bancos e materiais mais sofisticados.

É claro que ainda teremos que esperar para ver quais desses itens serão trazidos para o modelo brasileiro, mas o avanço é notável e com certeza dará um novo fôlego para o Renault Logan brigar nesse segmento tão concorrido.

Confira as mudanças anteriores:

Em julho de 2019, a Renault anunciou a chegada do novo Renault Logan, juntamente com os novos Sandero e Stepway (modelo aventureiro que é vendido separadamente).

A linha 2020 do Renault Logan tem mudanças importantes, incluindo novidades no conjunto mecânico e no visual.

A dianteira recebeu um novo para-choque, redesenhado para ficar mais encorpado, e luz diurna em LEDs em todas as versões. Já na traseira, diferente do irmão hatch, o Renault Logan 2020 segue sem alterações.

Como principal mudança, porém, o sedã compacto recebeu o câmbio CVT em conjunto com o já existente motor 1.6 SCe, seguindo uma tendência de mercado. Uma curiosidade é que a suspensão do Renault Logan 2020 é elevada em 40 mm sempre que o modelo tem esse câmbio, ganhando também rodas de 16 polegadas. Se a opção do consumidor for pela suspensão “normal”, ele terá que escolher a versão 1.0 ou a 1.6 com câmbio manual.

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O nível de segurança do Renault Renault Logan 2020 também melhorou, com a adição de airbags laterais para todas as versões. Esse item se junta aos cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do Isofix. Ao escolher as versões com câmbio CVT, o cliente também leva controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas.

Por dentro, as novidades do Renault Logan 2020 incluem novos bancos e volante (este último vindo do Clio europeu), além da mudança de posição dos controles de vidro elétrico traseiros, que saem do console central e vão para a porta do motorista. A central multimídia do sedã agora tem Apple Carplay e Android Auto.

Renault Logan 2022 – versões

A linha 2022 do Renault Logan pode ser encontrada nas versões de acabamento Life e Zen, com motores 1.0 ou 1.6 e câmbio manual.

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Confira as versões do Renault Logan 2022:

Renault Logan Life 1.0 2022

Renault Logan Zen 1.0 2022

Renault Logan Zen 1.6 2022

Renault Logan 2022 – equipamentos

Renault Logan Life 1.0 2022 – vem de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 15 polegadas.

Renault Logan Zen 1.0 2022 – itens acima + Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch” e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).

Renault Logan Zen 1.6 2022 – itens acima + motor 1.6 e Start/Stop.

Renault Logan 2022 – preço

Os preços do Renault Logan 2022 subiram bastante nos últimos meses e agora partem de R$ 73.590.

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Veja abaixo todos os preços do Renault Logan 2022:

Renault Logan Life 1.0 2022 – R$ 73.590

Renault Logan Zen 1.0 2022 – R$ 76.990

Renault Logan Zen 1.6 2022 – R$ 84.190

Renault Logan 2022 – motor

O Renault Logan 2022 é equipado com dois motores batizados de SCe, sendo um de três cilindros 1.0 e outro de quatro cilindros 1.6, ambos desenvolvidos com cabeçote, bloco e cárter de alumínio.

Eles tem quatro válvulas por cilindro, além de coletor de escape integrado ao cabeçote, bem como sistema ESM (Energy Smart Management), que permite a regeneração de energia nas frenagens para carregamento da carga da bateria.

A tecnologia é fundamental para outro sistema do motor SCe, mas disponível apenas no 1.6 litro, o Start&Stop.

Este é o sistema de desligamento automático do motor, oferecido no 1.6 SCe, permitindo assim que o motor fique desligado com o veículo parado e engatado. Basta soltar o pedal de embreagem no câmbio manual para que o propulsor volte a funcionar.

Mas de volta aos motores SCe, ambos receberam pistões e bielas otimizados, assim como anéis e virabrequim reforçado. O sistema de refrigeração é de alta pressão, garantindo a boa temperatura das partes do motor.

O sistema de injeção eletrônica de combustível é multiponto, mas não dispõe de sistema Flex com pré-aquecimento, sendo ainda o sistema antigo por injeção elétrica de gasolina, presente num tanquinho dentro do cofre do motor.

Os novos propulsores garantem ao Renault Logan 2022 maior eficiência energética, cumprindo assim as exigências legais da Renault junto ao Inovar-Auto. A dupla de motores da marca francesa ficou 16% mais econômica no 1.0 SCe e 21% no 1.6 SCe, de acordo com o fabricante.

Além disso, os dois motores do Renault Logan 2022 dispõe apenas de caixa de mudanças manual de cinco marchas, já que o câmbio CVT X-Tronic saiu de linha.

Com tudo isso, os motores 1.0 SCe e 1.6 SCe entregam bons números de potência, sendo 79 cv na gasolina e 82 cv no etanol, ambos a 5.500 rpm, no primeiro motor. Já o maior fornece 115 cv e 118 cv, respectivamente com gasolina e etanol, obtidos em 5.500 rpm.

Nos torques, o 1.0 SCe despega 10,2 kgfm na gasolina e 10,5 kgfm no etanol, ambos em 3.500 rpm. No caso do 1.6 SCe, o torque é de 16,0 kgfm a 4.000 rpm, nos dois combustíveis.

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Renault Logan 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final:

Renault Logan 1.0 MT 2022 – 13,2 segundos e 164 km/h

Renault Logan 1.6 MT 2022 – 10 segundos e 186 km/h

A nova linha de motores SCe no Renault Logan 2022 deu um ânimo bem maior ao sedã compacto da marca francesa. Andando no sedã feito em São José dos Pinhais, nota-se que o desempenho melhorou bastante, assim como o conforto ao dirigir.

O ronco do motor 1.0 SCe é mais grave, produzindo uma leve vibração, algo característico do pequeno 1.0 de três cilindros. Ao rodar, a primeira impressão é de que o nível de ruído aumentou, mas no geral fica bem mais tênue, semelhante ao motor 1.0 anterior.

A natural vibração do motor 1.0 SCe é sentida mais no interior, mas nada que incomode. Ele é mais suave em funcionamento conforme sobe de giro e a condução se inicia. No Renault Logan 2022 esse novo motor se mostrou bem mais disposto que o anterior 1.0 D4D.

O câmbio manual de cinco marchas é o mesmo de sempre, mas as relações estão adequadas para a proposta e logo de cara o Renault Logan 1.0 SCe 2022 apresenta força em baixa e saídas mais animadoras.

No Renault Logan 2022, o vigor do pequeno motor de três cilindros é um ganho importante no circuito urbano, sendo necessário se orientar pelo indicador de marcha para trocas bem adiantadas, geralmente ocorrendo a partir de 2.000 rpm.

Como ocorre em motores de três cilindros, a impressão é que o motor vai apagar em rotação baixa e conforme o indicador pede marcha mais alta, logo ele começa a subir de giro e elevar a velocidade.

Em subidas não muito íngremes, o Renault Logan 1.0 SCe 2022 apresenta boa performance, incluindo manter a terceira marcha sem pedir redução. O veículo também apresentou boa disposição em planos mais inclinados, onde a velocidade é moderada.

Claro, por ser um 1.0, ele vai exigir mudanças entre primeira e segunda para subir com trânsito pesado, não tem jeito.

No ciclo urbano, o Renault Logan 1.0 SCe 2022 apresenta boas respostas, inclusive em retomadas, tendo um regime de funcionamento bem elástico. No máximo, em condução normal, a rotação atingiu 3.500 rpm.

Na estrada, para um carro com motor 1.0, cujo foco é o uso urbano, o sedã da Renault ficou devendo mais, o que é natural.

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Em rodovia, a rotação atingiu 3.700 rpm a 110 km/h. Com duas pessoas a bordo, o Renault Logan 1.0 SCe 2022 não exigiu longas acelerações para acompanhar o ritmo. Para a proposta do sedã, as retomadas são adequadas.

A direção eletro-hidráulica poderia ser totalmente elétrica, poupando mais energia, algo tão preocupante para a Renault na divulgação do novo motor, mas que foi esquecido nesse caso. Em manobras, ela é bem mais pesada do que o desejável, no entanto, durante a condução, ela atende bem.

De resto, os freios são satisfatórios, tendo boa estabilidade e ajuste adequado no conjunto de suspensão do Renault Logan 1.0 SCe 2022, que filtra bem as irregularidades do piso. O espaço interno é muito bom, especialmente para quem vai atrás e, é claro, também em seu generoso porta-malas.

O novo motor 1.0 SCe, em comparação com o antigo D4D, é um motor bem mais “enérgico”, que age rapidamente quando solicitado e ainda bebe menos por isso.

No Renault Logan 1.6 SCe 2022, o propulsor mais potente e econômico que o anterior se mostra bem adequado ao sedã. Ele tem boas respostas, entre muito mais potência e torque em baixa, revelados por seus números: 115 cv a 5.500 rpm e 118 cv a 5.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

O torque é de 16,0 kgfm a 4.000 rpm, independente do combustível utilizado. Com ele, o sedã anda com muito mais desenvoltura, alcançando também boas médias de consumo.

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Renault Logan 2022 – consumo

Cidade

Renault Logan 1.0 MT 2022- 9 km/litro com etanol e 13,2 km/litro com gasolina

Renault Logan 1.6 MT 2022 – 8,3 km/litro com etanol e 11,9 km/litro com gasolina

Estrada

Renault Logan 1.0 MT 2022 – 10 km/litro com etanol e 14,1 km/litro com gasolina

Renault Logan 1.6 CVT 2022 – 9 km/litro com etanol e 13,1 km/litro com gasolina

Renault Logan 2022 – manutenção e revisão

O Renault Logan 2022 tem plano de revisão com custo inicial de R$ 3.450,69 e as revisões da marca francesa ocorrem a cada 10.000 km com troca de kit de correias para motor 1.6 SCe a cada 60 mil km ou 4 anos (80 mil ou 4 anos nas demais motorizações), fluido de freio a cada 60 mil km ou 4 anos e fluido de arrefecimento a cada 80 mil km ou 4 anos.

A Renault também tem pacote fechado para revisões pagando-se um determinado valor por um número de revisões.

A Renault ainda disponibiliza serviços rápidos de até 1 hora e verificação de outros componentes, tais como rodas, palhetas, escapamento, pneus, discos e pastilhas de freio, molas e amortecedores, entre outros.

Recomenda-se o agendamento do serviço junto ao revendedor autorizado mais próximo.

Renault Logan – história

Criado sobre uma plataforma grande, o modelo entregava bom espaço interno e porta-malas generoso, mas seu projeto era de baixo custo, por isso ele apresentava uma série de itens para conter os gastos na fabricação, entre eles vidros planos, por exemplo.

O feito da Renault, então controladora da Dacia, foi impressionante, pois a média de preço de compactos naquela época era de 12.000 euros nos modelos de entrada.

Com isso, rapidamente o Renault Logan avançou sobre o mercado europeu e não demorou a sair do bloco, indo para Rússia e ex-repúblicas soviéticas.

Por ser bem simples e robusto, o modelo ganhou facilmente o mercado internacional, indo para vários países, entre eles Colômbia, Irã, Marrocos, Índia, Rússia (em duas operações diferentes) e África do Sul.

Para alguns mercados, em especial fora da Europa, a Renault assumiu a tarefa de vender o Renault Logan, mas no Brasil, por exemplo, ele chegou apenas em 2009, visto que antes a estratégia da marca francesa ainda era a de ter produtos mais elaborados, o que deu totalmente errado.

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O sedãzinho romeno também derivou outros produtos, entre eles uma picape, uma minivan de até 7 lugares e sua variante furgão, sem contar o hatch Sandero, o SUV Duster e a picape cabine dupla Oroch.

Isso tudo surgiu ainda na primeira geração do Dacia Logan, que também teve uma versão encurtada na Índia. Em 2012, surge a segunda geração do modelo, que traz consigo uma perua.

Além disso, ele dá origem aos comerciais Lodgy e Dokker, sendo estes multivan e furgão, que deve chegar ao Brasil em breve, substituindo o Kangoo antigo. A plataforma do Logan II também originou a segunda geração do Sandero e mais recentemente a segunda geração do Duster.

Sua plataforma B0 é tão versátil que atende também a produtos da Nissan e ao Renault Captur russo-indo-brasileiro, bem como aos Lada XRay, Vesta e Vesta SW/Cross. Comenta-se que também sustentará o Nissan Kicks indiano (e possivelmente o russo), sendo ainda vista nos modelos da japonesa Datsun, de propriedade da Nissan.

Renault Logan no Brasil

Aqui no Brasil, o Renault Logan chegou com motor 1.0 16V e 1.6 8V, ambos herdados do Clio Campus, tendo ainda opção de câmbio automático durante curto período de tempo e depois o automatizado Easy’R.

Após a nova geração, o sedã ganhou atualização de motores, recebendo os novos propulsores de três e quatro cilindros SCe, respectivamente 1.0 e 1.6, além de alguns soluções para tornar a condução mais eficiente.

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