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A Mitsubishi Pajero 2022 é uma família que já teve diversos modelos no Brasil e cada um deles atendia um segmento diferente. No passado, a oferta já foi maior, mas agora está limitada a apenas ao Pajero Sport.

bishi, o Pajero vai desde um utilitário 4×4 kei car até um SUV de chassi de longarinas ou monobloco, com ou sem suspensão por eixo rígido.

O Brasil chegou a ter três gerações diferentes do Mitsubishi Pajero, todas de segmentos diferentes, desde o pequeno TR4 até o grande e caro Mitsubishi Pajero Full, passando ainda por um modelo derivado da L200, mas em duas gerações distintas.

Ou seja, no total havia quatro opções, sem contar o Full 3D, que é menor que o irmão. Este era um modelo raro de se ver, mesmo em cidades como São Paulo, por isso não foi uma surpreso vê-lo saindo de linha.

Mitsubishi Pajero 2022 – detalhes e novidades

Pouco tempo depois de lançar o novo Pajero no Brasil, a Mitsubishi percebeu que precisaria mudar alguns detalhes em seu visual, que foram bem criticados.

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A dianteira adotou o já conhecido estilo “Dynamic Shield”, com faróis duplos (a parte superior em LED e logo abaixo, luzes de neblina e setas). O para-choque também foi remodelado, assim como a grade cromada.

Na traseira, a Mitsubishi ouviu as principais críticas ao modelo, relacionadas às lanternas. Agora elas estão mais curtas, não tendo aquele efeito de “lágrimas” que o SUV apresentava anteriormente. A parte final das lanternas, que na realidade eram os refletores, foram reposicionados.

Já na parte interior, o Mitsubishi Pajero 2022 ganhou novos equipamentos. A lista inclui uma nova central multimídia de 8 polegadas, painel digital e novos comandos do ar-condicionado.

Um dos membros da família deu adeus em 2021. Estamos falando do Mitsubishi Pajero Full, que se despediu com a edição especial Legend Edition, lançada em maio de 2021 por R$ 356.990.

Com apenas 100 unidades produzidas, ele estava disponível na carroceria com cinco portas e sete lugares. O visual externo eliminou alguns cromados, que deram lugar ao preto brilhante. As enormes rodas de 20 polegadas tem acabamento diamantado.

Por dentro, o acabamento poderia ser em couro preto ou bege, enquanto a carroceria poderia ser pintada em preto, cinza, prata ou branco.

Debaixo do capô, nenhuma novidade. O motor dessa versão de despedida continuou sendo o 3.2 turbodiesel de 200 cv e 44,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 5 marchas e tração 4×4 com reduzida.

Depois de tirar de linha a Pajero mais vendida, que por último tinha o sobrenome Dakar, a Mitsubishi lançou a nova Mitsubishi Pajero Sport, que hoje aparece como o modelo mais caro da família.

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O visual é excêntrico e chama a atenção por onde passa. A dianteira conta com faróis bi-LED e nova grade, passando um ar imponente e mais parrudo. Mas o ponto principal (seja ele positivo ou negativo) está na traseira, onde as lanternas começam no alto e descem quase até o para-choque.

Como os clientes da marca não vão comprar o Mitsubishi Pajero Sport apenas para fazer trilhas (a maioria nem vai fazer isso), a marca pensou bastante no conforto, tecnologia e segurança dos ocupantes.

O espaço ficou muito melhor, com três fileiras de bancos. A sensação de espaço é ainda maior pelo teto solar panorâmico que se estende por todo o comprimento do SUV.

Mas isso não significa que o Pajero Sport 2022 não seja um bom aventureiro na terra. Seu motor é um 2.4 de 190 cv e bons 43,9 kgfm de torque. Além disso, ele tem bons ângulos de entrada (30º) e saída (24,2º), além de capacidade de imersão de 700 milímetros.

Mitsubishi Pajero 2022 – versões

Mitsubishi Pajero Sport HPE Diesel 2.4 2022

Mitsubishi Pajero Sport HPE-S Diesel 2.4 2022

Mitsubishi Pajero 2022 – equipamentos

Mitsubishi Pajero Sport HPE – Motor diesel 2.4 e câmbio automático de oito marchas, mais ar-condicionado digital automático Dual-Zone com saída para segunda e terceira fileiras de bancos, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, volante revestido em couro, rodas de liga de 18″, entre outros.

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Mitsubishi Pajero Sport HPE-S – itens acima + teto solar, painel digital, sistema com comandos remotos no smartphone, tampa do porta-malas com abertura/fechamento automáticos, abertura sem as mãos ou pelo aplicativo, câmeras em 360º, multimídia de 8 polegadas, piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento de pontos cegos com assistente de mudança de faixa, aviso de tráfego traseiro, entre outros.

Mitsubishi Pajero 2022 – motor

O Mitsubishi Pajero Sport 2022 dispõe de apenas uma opção, que é o 2.4 diesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de 8 velocidades.

Já o anterior Pajero Full, modelo fora de linha, usava o 3.2 diesel de 200 cv a 3.800 rotações por minuto e 44,7 kgfm de torque a 2.000 rpm.

Por ser um conjunto mais antigo da marca, esse motor ainda estava ligado a uma transmissão automática de apenas cinco velocidades. Ainda tem tração integral permanente, um item indispensável para quem procura um modelo dessa família.

Mitsubishi Pajero 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Mitsubishi Pajero Sport 2.4 – 12,3 segundos e 180 km/h

Mitsubishi Pajero Full 3.2 – 11,4 segundos e 188 km/h (fora de linha)

Mitsubishi Pajero 2022 – consumo

Cidade

Mitsubishi Pajero Sport 2.4 – 8,9 km/l no diesel

Mitsubishi Pajero Full 3.2 – 8,3 km/l no diesel (fora de linha)

Estrada

Mitsubishi Pajero Sport 2.4 – 11,7 km/l no diesel

Mitsubishi Pajero Full 3.2 – 9,9 km/l no diesel (fora de linha)

Mitsubishi Pajero – história

Toda essa história começou em 1973, quando o primeiro Mitsubishi Pajero foi mostrado no Salão de Tóquio. O Pajero II, ainda protótipo, aparece cinco anos depois. A Mitsubishi foi bem lenta na resposta aos Toyota Land Cruiser e Nissan Patrol.

Só em 1982, finalmente o modelo chegou ao mercado japonês. O projeto L040 foi bem-sucedido dentro e fora do país, sendo feito até 1991. Ficou conhecido também com os nomes de Montero (em países latinos) e Shogun (Europa).

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Foi vendido também como Dodge Raider e Hyundai Galloper, este último também no Brasil.

O Mitsubishi Pajero L040 tinha duas opções de carroceria, sendo uma curta com duas portas e outra longa com quatro entradas. Teve seis motores, sendo três diesel e um V6 nas opções a gasolina.

Já a segunda geração, a V20, durou até 1999 e ficou bastante conhecida aqui no Brasil. Esta geração teve seis motores também, sendo dois a gasolina com quatro cilindros, outros dois V6 a gasolina e dois diesel. Este foi produzido em diversos países, entre eles Japão, China, Filipinas, Índia, Colômbia e Venezuela. Também manteve as opções de duas e quatro portas.

Mais sofisticada, a terceira geração durou até 2006 e foi feita somente no Japão, mas foi vendida também aqui. Chamada V60, ela chegou a ter quatro opções de motores V6 e três diesel. Depois veio a geração V80, que continuou por um bom tempo em nosso mercado.

Então, originalmente, o Mitsubishi Pajero Full é o verdadeiro membro fundador da família. Mas em 1996 surgiu outro produto com o mesmo nome, o Pajero Sport ou Challenger. Derivado da picape L200, o modelo não tinha nada a ver com o V20 da época.

Essa geração PA de chassi de longarinas e eixo rígido atrás foi produzida no Brasil a partir de 2006, quando já tinha 10 anos de vida. Motores a gasolina V6 e diesel de quatro cilindros foram usados. Aqui, ele foi feito até 2010.

A terceira geração surgiu em 2008 e foi vendida no Brasil até 2019. Sua produção se encerrou em 2016 no mercado mundial, mas aqui continuou a ser feita em Catalão – GO. Chamada PB-PC, essa geração estreou o motor V6 3.5 Flex com seus 205 cv no etanol.

Até o final de sua vida, ela foi vendida aqui apenas nas versões Outdoor e HPE, ambas com motor diesel 3.2.

A quarta geração é chamada QE e atualmente é feita apenas na Tailândia e Filipinas. Este novo Mitsubishi Pajero Sport tem apenas dois motores diesel de quatro cilindros, sendo um 2.4 e outro 2.8.

A grande novidade nesse caso é o câmbio automático de oito marchas da Aisin.

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Dois anos depois do Pajero Sport, a Mitsubishi lançava no Japão o Pajero iO ou Pinin. Trata-se de um SUV compacto com chassi de longarinas e suspensão de eixo rígido. Em alguns mercados, o modelo ficou conhecido como TR4 e da mesma forma que o Pajero Sport, também foi produzido no Brasil.

Ele teve produção regular de 2002 a 2015, recebeu um grande facelift no Brasil, único país que o fazia após 2007.

Mas tem mais gente nessa numerosa família Pajero, o Mini. Lançado em 1994, o modelo foi um kei car quase exclusivo do Japão, sendo feito apenas nesse país. O modelo tinha tração 4×4 também, mas seus motores eram todos de três cilindros com até 660 cm3.

Nunca passou de 3,29 m de comprimento e foi um rival dos Suzuki Samurai e Jimny.

O Mitsubishi Pajero Full enfrentou um recall dos ano/modelo 2010 a 2012, que podem apresentar um problema no insuflador da bolsa de airbag do passageiro.

Os “airbags mortais” da fabricante japonesa Takata, que inclusive já provocou 19 mortes no exterior, estão presentes no modelo e precisam ser trocados.

A Mitsubishi detectou a possibilidade de deflagração inadequada do insuflador da bolsa de airbag do passageiro, podendo ocorrer a ruptura da carcaça do insuflador da bolsa do airbag, com a projeção de fragmentos metálicos contra o passageiro e os demais ocupantes do veículo, gerando danos graves e/ou fatais ao passageiro e aos demais ocupantes do veículo.

Por conta disso, a Mitsubishi vai realizar a substituição do insuflador da bolsa de airbag do passageiro dos Pajero Full envolvidos.

Os chassis envolvidos foram produzidos entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012 e têm chassis com finais (ordem não sequencial) de AJA00123 até DJA01120.

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