Fiat Fiorino

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A Fiat tem boa participação no mercado de comerciais leves. O Fiat Fiorino 2022, por exemplo, detém mais de 92% das vendas de seu segmento no mercado nacional. A linha inclui ainda as picapes Strada e Toro, que também lideram em suas categorias.

O furgão, inclusive, é o que tem o projeto mais moderno em comparação com modelos como Citroën Berlingo e Peugeot Partner, que foram lançados há cerca de 20 anos e desde então mudaram relativamente pouco.

O Fiat Fiorino 2022 pode ser encontrado em apenas uma versão de acabamento, sempre com motor 1.4 Evo e transmissão manual.

Os preços do Fiat Fiorino 2022 partem de R$ 99.990 e não sofrem nenhuma alteração, pois o modelo não tem opcionais. Isso, é claro, sem citar versões especiais (como a opção Ambulância) que podem voltar ao catálogo futuramente.

Fiat Fiorino 2022 – equipamentos

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Fiorino Endurance 1.4 2022

ITENS DE SÉRIE: alarme, alerta de frenagem de emergência, alerta de manutenção programada (luz espia), apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, ar-condicionado, assoalho em carpete, aviso sonoro de cinto de segurança banco motorista, bancos dianteiros reclináveis, bancos revestidos em tecido, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas, brake-light, chave com telecomando, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos, cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central parcial com porta-copos, conta-giros, direção hidráulica, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, frisos de proteção laterais com inscrição Fiorino, ganchos para amarração de carga, HSD (High Safety Drive) – airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), hodômetro digital (total e parcial), iluminação no compartimento de carga, indicador digital de temperatura da água, indicador digital do nível de combustível, inibidor de marcha à ré, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, para-choques na cor preta, parede divisória em chapa, porta-luvas iluminado, portas traseiras assimétricas sem vidro, predisposição para som (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena), proteção parcial das laterais internas, quadro de instrumentos com iluminação branca, relógio digital, retrovisores externos com comando interno mecânico, retrovisores externos na cor preta, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + pneus 175/70 R14 (baixa resistência a rolagem), tomada 12V, travas elétricas, vidros climatizados verdes, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista, volante espumado com regulagem de altura e válvula antirrefluxo de combustível.

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O Fiat Fiorino 2022 é equipado apenas com o motor 1.4 litro Evo flex de quatro cilindros (veja também Fiorino Furgão: motor, consumo, etc), que consegue gerar 84 cavalos de potência com gasolina e 86 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 11,8 e 12,2 kgfm, a 4.000 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

O propulsor é bem antigo, tendo sido lançado no Brasil em 2001 e passado por algumas atualizações, mantendo o bloco e cabeçote em alumínio, além de cárter em latão, bem como comando de válvulas simples, sem assistência eletrônica.

O motor utiliza sistema de injeção eletrônica indireta com tecnologia Flex por injeção de combustível através de um compartimento no cofre do motor.

Com baixo custo de manutenção, o motor 1.4 Evo entra na conta do baixo valor operacional do Fiat Fiorino 2022.

O furgão até poderia contar com o motor Firefly 1.3 de até 109 cv, mas isso elevaria os custos de produção e seu preço final, mas o Fire Evo mais adiante dirá adeus e a Fiat não tem outro propulsor.

Segundo dados da marca, esse conjunto consegue fazer o furgão acelerar de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos com etanol e 14,7 segundos com gasolina e atinge velocidade máxima de 160 km/h e 157,8 km/h, respectivamente.

Com baixo peso, o Fiat Fiorino 2022 apresenta uma boa performance com o motor 1.4 Evo de até 86 cv no etanol. O bom torque em baixa garante saídas mais espertas com o veículo vazio ou parcialmente carregado.

Velho conhecido, o propulsor tem funcionamento suave e garante um consumo adequado à proposta do furgão.

O câmbio de cinco marchas tem acionamento manual suave e preciso, assim como a embreagem de acionamento hidráulico. O conjunto motriz de modo geral é bem robusto e confiável. Já na dirigibilidade, a direção hidráulica do Fiat Fiorino 2022 é bem leve e permite maior conforto durante a condução e manobras.

Os freios atendem bem e a distribuição de força evita o desequilíbrio do conjunto, oferecendo assim maior segurança. A suspensão tem um ajuste firme e absorve parcialmente as irregularidades, mas entrega boa estabilidade em curvas, mesmo carregada.

O Fiat Fiorino 2022 tem melhor distribuição de peso e uma plataforma mais rígida e estável que a anterior. A visibilidade foi sensivelmente melhorada com retrovisores maiores, mas o acesso ao baú continua o mesmo. Com separador de carga e habitáculo, o modelo oferece mais segurança.

Fiat Fiorino 2022 – consumo

O consumo, de acordo com as medições do Inmetro, é de 7,5 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol e 10,7 km/h e 12,1 km/h, respectivamente, com gasolina, com nota “A” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral, com selo Conpet de eficiência energética.

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CONSUMO CIDADE

Fiat Fiorino 1.4 2022 – 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

Fiat Fiorino 1.4 2022 – 8,3 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina

Fiat Fiorino 2022 – manutenção e revisão

A Fiat faz a revisão a cada 10.000 km e vem com mão de obra gratuita. No caso do Fiat Fiorino 2022, o furgão tem custo total das revisões até 60.000 km em R$ 4.088.

Além dos serviços da Fiat, que incluem inspeções em outros itens do veículo, recomendando a substituição se necessário dos itens de desgaste natural, tais como discos, pastilhas, pneus, limpadores de para-brisa, entre outros, as revisões são efetuadas com substituições de óleo de motor, filtro de óleo; elemento do filtro de ar, filtro de combustível, vela de ignição, fluido de freio e correia transmissão ar condicionado.

A Fiat conta ainda com assistência 24 horas para os carros em garantia, além de oferecer uma central de atendimento para emergências. A rede tem mais de 500 pontos de assistência em todo o Brasil.

A oficina dos revendedores também realiza serviços de balanceamento e alinhamento de rodas, verificação de molas e amortecedores e sua substituição, faróis, lanternas, luzes internas, portas e vedações, entre outros.

Reparação e funilaria também são feitos, assim como pintura e polimento. Limpeza e higienização de interiores, além da oferta de acessórios para cuidados com o carro.

O MVP – Mopar Vehicle Protection consiste em planos de serviços exclusivos para manutenção do veículo.

Ele oferece a Revisão Sob Medida, que pode ser paga no momento da compra do carro e a Garantia Estendida, indo além do período normal de cobertura.

Fiat Fiorino – história

Nascido em 1977, o Fiat Fiorino surgiu como um derivado do Fiat 147 no Brasil e também na Argentina. Feito em Betim-MG, o furgão era pequeno, mas inédito no mercado nacional.

O modelo também foi produzido na Espanha, mas com a marca Seat, antes da aquisição desta por parte da Volkswagen. Com baú em formato de caixa, o produto tinha um porta-objetos sobre a cabine, mas sem tampa. O modelo recebeu um facelift no começo dos anos 80 e seguiu até 1988.

Já a segunda geração do Fiat Fiorino surgiu como um derivado do Uno, ampliando bastante o espaço do baú e incorporando um design mais fluído e com porta-objetos dentro da cabine, que foi elevada.

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Nas duas gerações, o motor Fiasa 1.3 foi amplamente utilizado, sendo posteriormente substituído pelo Fire 1.3 8V, enquanto os demais modelos da Fiat usavam o Fire 1.3 16V.

Essa geração também ganhou uma versão para passageiros que não vingou e apresentava janelas laterais. Assumiu também todos os facelifts do Uno desde seu lançamento. Mas, de todas as alterações, a mais importante foi a incorporação de uma porta lateral corrediça no lado direito, destinada a facilitar o embarque e desembarque de mercadorias.

Preferido de frotistas, o furgão continuou sua trajetória por 15 anos, enquanto viu a versão picape ser substituída pela Strada em 1997.

Apenas com a nova geração do Uno, foi possível criar uma Fiorino atualizada, o que foi feito em 2014, quando finalmente a geração atual surgiu. O motor 1.3 Fire saiu de cena para dar lugar ao Fire 1.4.

Com o vácuo produzido pela saída da Volkswagen Kombi, a Fiat aproveitou o momento e catapultou as vendas do furgão, ocupando literalmente a posição que era do clássico comercial leve da VW.

No entanto, o modelo deverá ter um aumento nas vendas, pois o Doblò Cargo já não é mais produzido. Mas o Fiorino não conta com uma versão de passageiro e isso nem deve acontecer. E o futuro?

Na Europa, segue a terceira geração para aquele mercado, que é feita pela Sevel Sud na Turquia e também na Itália. Com visual mais sofisticado, o modelo virou uma multivan com perfil de utilização semelhante ao Doblò.

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