BMW X1

Home   /   BMW X1

BMW X1

BMW X1, Guiak Tudo sobre Carros

BMW X1 – História

O BMW X1 nasceu em 2009 como uma proposta de sport utility vehicle (SAV) na concepção da marca alemã, complementando a linha de utilitários esportivos da marca, que começou no final dos anos 90 com o X5, passando pelo X3 e depois pelo X6, todos estes de fabricação americana.

Isso é um dos diferenciais do X1 em relação restante da gama, pois ele nunca foi fabricado nos EUA.

A primeira geração chegou a ser feita em Toluca, México, bem como Alemanha, China, Índia, Indonésia, Tailândia e Rússia.

Conhecida como E84, essa geração do BMW X1 agregava a plataforma do BMW Série 1 da época, tendo assim motor e transmissão em longitudinal com eixo cardã e diferencial traseiro, provendo de forma nativa a tração nas rodas traseiras, mas com versão xDrive, que tem também força nas rodas dianteiras.

Com capô longo e túnel central interno elevado, o BMW X1 correspondia aos demais modelos da marca bávara em termos de dirigibilidade e performance, podendo assim receber motores de quatro ou seis cilindros em linha, aproveitando ao máximo a gama de powertrains da empresa, embora nunca tenha recebido um V8.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Tecnicamente até seria possível, mas o custo seria elevado demais. Essa primazia ficou apenas para os grandes X5 e X6.

Foi um dos últimos BMW a ter motor aspirado, tendo sido equipado com o N46 2.0 e o N52 3.0, bem como transmissão manual ou automática de seis marchas. O X1 também teve o motor diesel N47 2.0 com uma ou duas turbinas.

Próximo do fim, ganhou a caixa ZF 8HP de oito marchas. Em 2015, essa geração saiu de linha na gama da BMW, mas sua plataforma foi mantida pela joint-venture com a chinesa Brilliance, que criou um SUV elétrico baseado no X1 e exclusiva do mercado local.

Da água para o vinho, a nova geração do BMW X1 trocou a plataforma do Série 1, de tração traseira, pela UKL da MINI, que tem tração dianteira nativa com motor e câmbio transversais. Apesar do estilo ficar bem próximo do modelo antigo, o SUV ficou 2 cm mais curto e perdeu 9 cm de entre eixos.

O espaço interno melhorou, mas a configuração FWD não agradou aos puristas, que viram uma perda do DNA da marca, algo já visto na minivan BMW Série 2 Active Tourer.

O túnel central foi rebaixado e a alavanca ficou bem grande, enquanto o cluster diminuiu de tamanho, mas ficou bem anos 70, tanto em grafismo como em volume, mas ainda assim é estranho para os mais jovens. Essa alteração de plataforma, no entanto, trouxe um problema.

Diferentemente do maior X3, o novo X1 não pode levar um seis em linha no cofre. O motor 2.0 no SUV ficou limitado a 231 cv. Na gama BMW, a versão mais potente do B48 não passa de 252 cv.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

O crossover ganhou também o B38, um 1.5 de três cilindros, além do 2.0 diesel. A caixa automática agora só com oito marchas, além da manual de seis. Essa segunda geração também ganhou espaço no Brasil, passando a ser feita em Araquari-SC.

A plataforma UKL2 permitiu que o BMW X1 aumentasse de tamanho, ganhando este uma versão longa para o mercado chinês, passando a ter 2,78 m de entre-eixos (1 cm a mais que o E48) e 4,56 m de comprimento.

Também na China, o BMW X1 Le surgiu como uma versão híbrida (veja também BMW F 800: história e equipamentos), sendo equipada com motor 1.5 Turbo e um motor elétrico de 95 cv, garantindo assim autonomia de 60 km no modo elétrico, além do carregamento externo da bateria. No geral, o modelo tem de 116 cv (1.5 diesel) até 231 cv (xDrive25, xDrive25d e xDrive25Le).

O modelo serviu de base para o BMW X2, que ficou acima do X1 e tem a mesma plataforma UKL2, mas é um pouco mais volumoso e agressivo, focando no consumidor jovem.

BMW X1, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

BMW X1, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

BMW X1, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo