Micropintura

Home   /   O que é Micropintura Automotiva

O que é Micropintura Automotiva

O que é Micropintura Automotiva, Guiak Tudo sobre Carros

Guiak, Tudo sobre Carros.

O que é Micropintura Automotiva

Micropintura automotiva é opção rápida e barata para pequenos riscos e arranhões.

Você estava a longos minutos procurando uma vaga no estacionamento e, já impaciente, tentou estacionar seu carro em um lugar que – embora apertado – parecia ter espaço suficiente para seu automóvel. Resultado: uma raspada na pilastra e arranhões na lataria. Hora de recorrer à micropintura automotiva!

Antigamente qualquer ‘machucadinho’ na lataria do automóvel sugeria um serviço de funilaria complexo e de alto risco. Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização da micropintura automotiva, os retoques realizados por um profissional gabaritado são instantâneos e produzem alterações praticamente imperceptíveis na aparência original do carro.

Ou seja, além de agilizar o conserto e – por conseguinte – a devolução do automóvel para as mãos do proprietário, a técnica acaba sendo fundamental também para a manutenção do valor do carro, a despeito dos esbarrões naturais do cotidiano das vias.

Do que se trata a micropintura automotiva?

Recomendada para pequenos reparos na cobertura de riscos e pequenas manchas, a micropintura automotiva se trata da aplicação de uma leve camada de tinta por sobre o ‘machucado’.

Reduzindo os processos de funilaria, este processo menos agressivos pode ser executado a partir de dois métodos. São eles:

Spot Repair

Através deste processo, é necessário que – antes de tudo – o local danificado seja lixado, assim como no sistema de pintura comum. A partir de então, o profissional responsável pela reparação se utiliza uma pistola de ar comprimido para a aplicação da tinta, para posteriormente complementar esta etapa com o verniz.

O ponto alto desta técnica é o fato dela corrigir apenas o local afetado, excluindo a necessidade de pintar toda a peça do veículo – atividade que encareceria o serviço e retiraria da parte modificada seu aspecto de originalidade.

Aerógrafo

Equipamento semelhante a uma caneta, o Aerógrafo traz mais facilidade de manusear na comparação com a pistola de ar comprimido.

Além da maior facilidade na reparação, este método tem como uma vantagem significativa o fato de dispensar o uso da lixa, elemento que tem peso importante na atribuição de um acabamento mais bem finalizado.

Em geral, este processo só é realizado por reparadores especializados neste tipo de processo – já que exige deste um investimento em torno de R$ 600,00 na compra do kit profissional de aerógrafo para micropintura automotiva.

É necessário ficar atento ao local escolhido para os reparos da micropintura automotiva. Os profissionais devem ser treinados e ter conhecimento e experiência para que a aplicação do método seja eficaz.

Escolha por profissional experiente é indispensável

Recentemente entidades de proteção ao patrimônio histórico tupiniquim, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fizeram um manifesto contra a participação de profissionais amadores em atividades de restauração de obras de arte e construções históricas dentro de nosso território.

Embora pareçam atividades distantes uma das outras, a restauração de patrimônio histórico e os retoques na lataria do automóvel carregam entre si um princípio básico em comum: a necessidade da preservação da originalidade do objeto em questão.

Nesse contexto, ao buscar uma oficina para realizar a micropintura automotiva após um arranhão ou situação correlata, o proprietário do automóvel deve ter muito cuidado – buscando referências a respeito dos profissionais do estabelecimento e, se possível, questionando-os sobre cada uma das etapas a serem realizadas e os equipamentos utilizados no processo.

Embora menos complexa do que um serviço de funilaria tradicional, a micropintura exige enorme habilidade e cuidado do profissional a fim de que este garanta que a maior parte da peça se permaneça intocada após o retoque na área específica.

Para tanto, alguns profissionais recorrem à utilização de ‘moldes’ na forma de envelopamento da peça do veículo – a fim de evitar que respingos de tinta atinjam outras áreas do automóvel.

O que é Micropintura Automotiva, Guiak Tudo sobre Carros

Guiak, Tudo sobre Carros.

Cinco situações nas quais a micropintura pode ser utilizada

Ao sairmos de casa com nosso automóvel, estamos expostos a diversas situações que podem – de alguma forma – machucar a aparência de sua lataria.

Nem todas elas, no entanto, podem ser solucionadas a partir da micropintura automotiva.

Cenários nos quais a lataria acabou sofrendo alguns pequenos amassados ou riscos mais profundos, por exemplo, só poderão ser solucionados a partir do uso de técnicas como o martelinho de ouro e a repintura da funilaria tradicional.

Sabemos, aliás, que nem todos os proprietários possuem a reserva financeira ou até mesmo o tempo para recorrer a serviços mais complexos de reparação e que, por isso, preferem circular carregando as ‘escaras cotidianas’ de seus automóveis pelas vidas de suas cidades.

Como a micropintura é um procedimento mais simples e, portanto, mais barato e de reparação quase instantânea, os proprietários acabam se tornando mais suscetíveis na hora de reparar seus automóveis.

Pensando nisso, separamos cinco situações nas quais a reparação da lataria do seu automóvel provavelmente poderá ser realizada por meio da micropintura automotiva. São elas:

– Pedras soltas no asfalto que se levantaram com o vento e atingiram a lataria do seu automóvel.

– Arranhões de pets como gatos e cachorros que, animados com sua chegada em casa, não se contiveram e foram logo tentar ‘abrir a porta’.

- Carrinhos de supermercado que acabaram se colidindo de leve com o veículo estacionado. Situação bastante comum, afinal, os estacionamentos estão cada vez mais apertados.

- Pequenas raspagens no retrovisor. Ocasiões bastante comuns na hora de guardar o carro na garagem, por exemplo.

- Arranhões nas maçanetas após tê-las chocado com a parte no momento de abrir a porta em um local apertado.

Por que optar por esse serviço?

Ao longo deste artigo, demos algumas pinceladas (sem trocadilho com o tema) nos benefícios de se optar pela micropintura automotiva na hora de realizar o retoque da lataria levemente danificada de um automóvel.

Reservamos este tópico específico, no entanto, para fornecer dados e números mais completos de como este serviço pode ajudar o proprietário do automóvel a economizar tempo e dinheiro na hora da reparação.

Uma de suas principais vantagens é a já mencionada agilidade de execução do serviço. Enquanto em serviços de funilaria tradicionais o automóvel acaba tendo de ficar retido na oficina um dia útil completo, um serviço de micropintura automotiva realizado por um profissional experiente dura cerca de apenas duas horas.

É o tempo de, por exemplo, deixar o carro na oficina, ir almoçar com um pouco mais de calma que o comum e, na volta, passar para retirar o automóvel já sem aquele arranhão para lá de incômodo.

Qual a vantagem da micropintura?

Outro ponto positivo deste processo também conhecido como ‘pintura artesanal’ se refere ao custo-benefício da reparação. Somente o fato do profissional executante do serviço não ter de retirar toda a peça danificada do automóvel para realizar o reparo, já diminui substancialmente o custo da mão-de-obra – fator que, somado à utilização de um menor volume de tinta e outros produtos, pode levar a uma diferença média de até R$ 500,00 no reparo.

A preservação da originalidade do automóvel é outro fator que entra no âmbito da ‘economia de dinheiro’ impulsionada pelo processo de micropintura automotiva.

Isso porque, nunca é demais lembrar, que o carro é uma ‘asset’. Isto é, um item negociável e capaz de gerar valor a partir de sua comercialização.

Embora muitas vezes carregue com ele um alto valor afetivo por parte de seu proprietário, é preciso não ignorar que o automóvel pode ser colocado à venda- momento no qual a preservação de sua pintura de fábrica será um dos fatores a contribuir com a maximização de seu valor de mercado.

Nem só de flores vive a micropintura automotiva

Os processos da micropintura automotiva são inovadores. Rápidos, mais baratos e capazes de preservar boa parte do valor de mercado do veículo.

Nem por isso, no entanto, eles chegam a ser perfeitos ou milagrosos.

A micropintura não chega a eliminar 100% do risco ou do arranhão sofrido pela lataria nas mais diversas situações que já apresentamos neste artigo. O serviço é capaz de, em maneira geral, restaurar 80% do local – montante extremamente relevante na recuperação da estética do automóvel, mas que não chega a deixá-lo com aparência idêntica à que ele saiu do pátio da fábrica da montadora.

Outra questão fundamental para ser abordada dentro desta temática, é a inegável maior eficiência do processo em veículos de cor escura tal como preto, azul escuro, marrom, roxo – cenários nos quais existe pouca incidência daquele aspecto metálico ou prateado.

Esses automóveis metálicos e/ou de cor clara não são ‘telas ideais’ para a micropintura automotiva e exigem cuidados extras para apresentarem um resultado próximo do alcançado nos automóveis escuros.

Dentre os cuidados especiais indispensáveis nesses casos se destacam a identificação exata da cor do veículo e posteriormente a preparação especial da tinta em um estabelecimento que tenha o nicho das tintas automotivas como sua especialidade.

Além disso, carros claros exigem atenção especial do profissional reparador na hora de realizar os testes prévios no qual aplicará a tinta preparada em uma chapa galvanizada – ou superfície semelhante – a fim de identificar possíveis necessidades de acerto da coloração.

Quando não realizar este serviço?

A micropintura automotiva é contraindicada em determinadas peças do veículo – sobretudo em locais nos quais a exposição das ações da natureza como chuvas e incidência grande de raios solares – principais vilões desse processo. Dentre estes compartimentos contraindicados de destacam a tampa traseira e o capô do motor – peças que, quando arranhadas, devem ser restauradas a partir da pintura total da peça ou da técnica do alongamento automotivo.

O impacto dos danos visuais do automóvel na hora da venda

Na hora de vender um automóvel, muitos proprietários não escondem a irritação na hora que o comprador – seja ele particular ou uma loja de automóveis – aponta algum arranhão ou um amassadinho como um aspecto relevante para a diminuição do preço.

Para evitar atritos e garantir uma negociação justa neste momento, o primeiro passo é ter empatia.

Afinal, quando somos nós os compradores, não gostamos nada quando observamos uma lataria machucada – prejudicando a aparência daquele bem que, na realidade brasileira, não é nada barato.

Além deste elemento da empatia, ou seja, de reconhecer o direito do outro expressar uma insatisfação que nós provavelmente compartilharíamos em sua posição, é preciso estar atento às convenções de desvalorizações consensuais seguidas por revendedores de automóveis. Em seu blog oficial, a startup ‘Instacarro’ – especializada em conectar proprietários interessados em vender seus veículos com potenciais lojas compradoras, listou estes percentuais de desvalorização em relação à tabela FIPE do veículo adotados por profissionais que atuam como compradores de automóveis.

Confira abaixo a tabela na qual amassados e riscos pequenos são representados pelo número 1, amassados e riscos grandes pelo número 2 e necessidade de troca da peça pelo número 3:

– Capô: 1: 0,35%: 2: 0,71%; 3: 1,42%;

– teto, para-brisas, porta-malas, retrovisores (os dois) e para-lamas (os dois) — 1: 0,35%, 2: 0,71%, 3: 1,42%;

– portas (as quatro), colunas (as quatro) e vidros (os quatro) — 1: 0,71%, 2: 1,42%, 3: 2,48%;

– vigia e tampa de combustível — 1: 0,18%, 2: 0,35%, 3: 0,71%.

Somando o total de todos os percentuais de problemas visuais em veículos, temos um resultado de:

– pequenos amassados e riscos (desvalorização total de 4,61%);

– grandes amassados e riscos (desvalorização total de 9,23%);

– necessidade de substituição da peça (desvalorização total de 18,45%)”, concluiu o blog da Instacarro.

Diante do conhecimento desses números, é inevitável reconhecer a importância de um serviço como a micropintura automotiva que – além de aumentar a autoestima do proprietário em relação a seu veículo, garante ainda que este será mais valorizado no momento da revenda.

Suponhamos, por exemplo, que o automóvel possui um pequeno risco na porta – um dos locais mais comuns desses acidentes acontecerem, já que a peça, quando abre, se ‘expande’ para além do perímetro natural do automóvel.

Caso seu valor de venda na tabela FIPE seja de R$ 40 mil, este pequeno arranhão diminuirá seu preço em R$ 1.775,00, valor pouco menos de 6 vezes superior ao custo médio de um reparo realizado a partir da micropintura automotiva, que gira em torno de R$ 300,00.

"Compartilhe"

O que é Micropintura Automotiva, Guiak, Tudo sobre Carros.

Conheça os tipos de Motor dos Carros

Tipos de Motor de Carro

Conheça os tipos de Pneus

Tipos de Pneus

Conheça os tipos de Poluição Ambiental

Tipos de Poluição Ambiental

Cuidados ao Dirigir à Noite

Cuidados ao Dirigir à noite

Importância da Proteção Veicular

Importância Proteção Veicular

Óleo Sintético, qual vantagem

Óleo Sintético

O que é Banda de Rodagem dos Pneus

Banda de Rodagem dos Pneus

O que é Barras de Direção e como funciona

Barras de Direção

O que é Carro de Repasse, Vantagens e Desvantagens

O que é Carro de Repasse

O que é Espelhamento Automotivo

Espelhamento Automotivo

O que é Estética Automotiva

Estética Automotiva

O que é Filtro de Cabine e quando trocar

Filtro de Cabine

O que é Isofix, sistema para a segurança infantil no Trânsito

O que é Isofix

O que é Junta Homocinética

Junta Homocinética

O que é Longarina do Carro

Longarina do Carro

O que é Luz de Exclamação no Painel

Luz de Exclamação no Painel

O que é Micropintura Automotiva

Micropintura Automotiva

O que é Motor V8, como Funciona

Como funcionar Motor V8

O que é o barulho no Motor quando acelera

Barulho no Motor

O que é Pane Seca

O que é Pane Seca

O que eu preciso saber sobre Apólice de Seguro

Apólice de Seguro

O que significa quando a Luz do Óleo acende e apaga quando acelera

Luz do Óleo acende/apaga

Polimento e Cristalização na venda do Carro

Polimento e Cristalização

Qual melhor opção de Pneus novos, na frente ou atrás

Pneus Novos na frente/atrás

Quando fazer a Higienização do Ar Condicionado

Higienização Ar Condicionado

Quanto tempo posso rodar com Licenciamento vencido

Licenciamento Vencido

Saiba a diferença e as vantagens entre Motor Aspirador e Turbo

Motor Aspirado e Turbo

Saiba as diferenças entre os dois tipos de Placa Pare

Tipos de Placa Pare

Saiba como dar baixa no Gravame

Baixa no Gravame

Saiba onde fica o Filtro de Combustível

Filtro de Combustível

Saiba o que acontece se rodar com Óleo vencido

Óleo Vencido

Saiba o queé Powertrain

O que é Powertrain

Saiba o significado de Treadwear do Pneu

Treadwear do Pneu

Sensor de Oxigênio, o fiscal da queima de Combustível

Sensor de Oxigênio

Será que posso andar com o Junta do Cabeçote Queimada

Junta Cabeçote Queimada

Sinais de que a Bateria do Carro está com problema

Bateria com Problema

Tipos de Combustíveis e as Características

Tipos de Combustíveis

Tudo que você precisa saber sobre Pisca Alerta

Pisca Alerta

Tudo que você precisa saber sobre Semirreboque

Semirreboque

Tudo sobre Carros Autônomos

Carros Autônomos

Usar Líquido de Arrefecimento ou Água no Radiador

Líquido Arrefecimento ou Água

Luzes do Painel do Carro Significa algum problema

Luzes do Painel