O que é Isofix

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O que é Isofix, sistema chave para a segurança infantil no Trânsito

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O que é Isofix, sistema chave para a segurança infantil no Trânsito

Ao saber o que é Isofix, você aprende mais a fundo as vantagens do sistema que facilita a fixação da cadeirinha no banco do veículo.

Segurança no trânsito é um tema essencial e bastante amplo. E um de seus vários desdobramentos se dá em relação às condições de crianças e bebês dentro dos veículos.

Até determinada faixa etária, não basta apenas colocar a criança no banco de trás, afivelando-lhe o cinto de segurança. É preciso, por lei, dispor de um assento especial, popularmente chamado de “cadeirinha”.

Muitas vezes, os pais de crianças pequenas que ainda têm a necessidade do uso de cadeirinha no carro passam por dificuldades em fixar esse acessório no banco. Mas existe um sistema nascido para sanar essa complicação, chamado Isofix.

Ao longo desta matéria, explicaremos não apenas o que é Isofix, como também suas características e aplicações, além de ressaltar alguns aspectos da legislação de trânsito.

O que é Isofix?

O Isofix se encontra em alguns carros para auxiliar no impasse descrito acima. Trata-se de um sistema internacional para fixação de cadeiras para crianças, prendendo-as ao chassi do veículo.

Esse aparelho possibilita a estabilização do equipamento de segurança e de sua base, o que evita problemas com a instalação do dispositivo. Dessa maneira, em caso de colisão, o bebê não fica sob risco de se soltar.

Como o Isofix funciona?

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O Isofix é composto por duas ancoragens para cada assento, localizadas embaixo da parte de trás do banco. Algumas vezes, elas são cobertas por indicações em escrito “Isofix”.

Em tese, o Isofix funciona em todos os carros; entretanto, alguns modelos de cadeirinha não se encaixam no sistema.

Como fixar o equipamento com o sistema Isofix?

Por meio de barras rígidas do assento, é possível encaixá-lo nas argolas presentes no banco do carro. Se você ouvir um “click”, é sinal que o equipamento está fixado. Alguns modelos também possuem um indicador que muda da cor vermelha para a verde quando a cadeirinha é encaixada.

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Há duas alternativas de complemento ao Isofix: o Top Tether ou o pé de apoio.

Alguns possuem o Top Tether – um ponto de ancoragem superior localizado no porta-malas ou na parte de trás do banco. Além disso, há a possibilidade do pé de apoio, em que a argola se situa no chão, estabilizando o assento infantil.

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Qual a cadeirinha correta para seu filho?

Existem alguns tipos de equipamentos para que a criança fique em segurança no carro em movimento; entre eles, destacamos o bebê conforto, a cadeirinha e assento de elevação.

Para escolher o tipo correto para seu filho, não basta levar em conta apenas a idade. A altura e o peso da criança também são preponderantes.

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Sempre confira se o assento está adequado para a criança, e lembre-se de que ela deve ir no banco de trás. Nas etiquetas da cadeirinha, você irá observar se ela é compatível com o sistema Isofix.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso haja descumprimento dessas regras, o condutor estará sujeito a pagar R$ 191,54, além de ganhar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As cadeiras com sistema Isofix podem ser:

Universais

Caso o terceiro ponto de ancoragem esteja localizado na parte de cima, ou seja, possua o Top Tether. Nessa situação, o assento pode ser usado em todos os carros que tenham o terceiro ponto de ancoragem superior.

Semi-universais

Enquadram-se nesse tipo se o ponto de ancoragem está no chão do veículo e vai até a base da cadeira infantil. Nesse caso, o equipamento não pode ser utilizado em todos os veículos. O manual do sistema de retenção infantil possui uma lista de veículos nos quais a cadeira pode ser utilizada com o Isofix.

O sistema Isofix facilita a instalação dos assentos e cadeirinhas infantis, além de garantir a segurança do bebê ou da criança. Dessa forma, seus trajetos, passeios e viagens serão realizados com mais confiança e proteção.

Agora já dá para saber o que é Isofix, certo? Mas continue a leitura para entender melhor os aspectos da legislação envolvidos na categoria.

Segurança infantil no Trânsito: legislação

No Brasil, atualmente, o trânsito é o principal palco de mortes acidentais entre crianças de até 14 anos. Todos os dias, em média, 3 crianças dessa faixa etária perdem suas vidas, enquanto outras 29 são hospitalizadas devido a tais ocorrências.

Certamente, esse foi um dos elementos que motivaram a criação do novo Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde abril de 2021. Entre as novas regras, especificamente sobre o universo infantil, destacam-se alterações na “lei da cadeirinha”.

Obrigatoriedade do uso dos dispositivos de retenção

Como era: crianças menores de 10 anos devem ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado.

O que mudou: crianças menores de 10 anos que não tenham atingido 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado.

Em relação à multa, as determinações estão mantidas. Portanto, caso o motorista descumpra a lei, estará sujeito à infração gravíssima (R$ 191,54 mais 7 pontos na CNH)

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A mudança é essencial para a segurança das crianças. Veja só: os bancos e cintos de segurança, embora ninguém possa duvidar de sua eficácia, são fabricados para proteger pessoas com mais de 1,45 metro de altura.

Portanto, indivíduos que ainda não atingiram esse tamanho precisam usar o assento de elevação, pois, assim, o cinto irá abarcar as partes corretas do corpo (quadril, centro do peito e ombro).

Assento de Elevação

Anteriormente neste blog, o assento de elevação foi tema de uma matéria. E, para finalizar o presente conteúdo, vale retomar alguns pontos.

Ao longo dos anos, vários estudos comprovaram que a instalação de cadeirinhas ou demais assentos infantis no banco traseiro do veículo reduz em 15% a probabilidade de lesão. Para ilustrar uma comparação, pense que crianças de 5 e 9 anos estarão 57% mais protegidas em um assento próprio – ou elevador – contra 24% caso estivessem apenas com o cinto de segurança.

Nunca é demais salientar – agora por outra ótica: quando usados corretamente, equipamentos como bebê conforto, cadeirinha e o assento de elevação reduzem em 71% a chance de óbito em acidentes de trânsito.

Não à toa, a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) declara que toda criança deve, por obrigação, ser colocada em uma cadeirinha até os sete anos e meio de idade. Por fim, nos casos de crianças que já passaram dos 4 anos, o dispositivo de retenção é o equipamento mais indicado.

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