Carter do Motor

Home   /   Entenda a importância do Cárter do Motor

Entenda a importância do Cárter do Motor

Entenda a importância do Cárter do Motor, Guiak Tudo sobre Carros

Guiak, Tudo sobre Carros.

Entenda a importância do Cárter do Motor

A peça é vital para as atividades veiculares. Conhecer o cárter do motor e garantir sua funcionalidade é uma maneira de tornar o trânsito mais seguro.

Apesar de ser uma peça comentada com certa frequência no universo automotivo, nem todos entendem realmente o funcionamento do cárter do motor. Por se tratar de um dos principais mecanismos do motor, é essencial compreender sua importância, a manutenção e a revisão correta necessárias.

Dessa forma, é interessante conhecer os dois tipos existentes desse elemento, cada um adequado a um formato de veículo. Em prol de uma matéria completa, a parte final traz também o protetor do cárter, abordando sua possível necessidade de uso.

Motoristas que conhecem o funcionamento do próprio veículo – e, sobretudo, fazem nele todas as revisões exigidas – já estão dando passos importantes para uma direção segura. A urgência de atitudes preventivas contra acidentes é enorme no Brasil, quinto país com maiores dados de acidentes no tráfego, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Felizmente, o Brasil conseguiu apresentar redução de 7% no número de óbitos causados pelo trânsito entre 2015 a 2019. Segundo o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), esse primeiro ano em destaque contava com 43 mil mortes, enquanto o mais recente registrou 30 mil falecimentos.

Uma compreensão precisa em relação ao próprio veículo contribui para que esse progresso se mantenha, e as vias sejam mais seguras. O Detran, inclusive, orienta nas aulas de CFC sobre a função das principais peças da mecânica, mas a atenção perante o tópico continua sendo escassa.

O que é o Cárter do Motor?

O cárter do motor é um item indispensável para o bom funcionamento de um carro. Tem como função assegurar a lubrificação do motor, que reduz o atrito entre as partes e evita superaquecimento. Mais especificamente, o item em pauta armazena o óleo e ainda realiza seu resfriamento.

Além disso, a maior parte das sujeiras ou detritos (não processados pelo filtro) fica decantada no cárter e, desse modo, não atrapalha o motor. Isso garante uma plena operação do sistema mecânico. A anatomia da peça também permite que o óleo prossiga para o escoamento pelo bujão quando solicitado.

A importância do Cárter

O cárter é fundamental para a saúde do motor e, consequentemente, do carro como um todo. O uso adequado desse objeto no automóvel impede a ocorrência de vazamento de óleo, garantindo, assim, um bom funcionamento da máquina.

O líquido em questão é responsável pela lubrificação das partes móveis na mecânica, a manutenção da temperatura e a redução do atrito entre os componentes do motor.

As consequências de um possível vazamento versam justamente sobre o risco de o óleo não atender às funcionalidades do motor. Nesse cenário, gera-se atrito, alta temperatura e aumenta a probabilidade de acidentes.

Tal risco se estende inclusive a quem está fora do veículo ao qual o cárter pertence. Qualquer motorista que passe por asfalto com óleo proveniente de outro, por exemplo, está sujeito a sofrer deslizamento ou envolver-se em uma batida.

Há dois tipos de cárter: o úmido e o seco, cada um atendendo requisitos específicos do modelo e cliente. As principais diferenças consistem no modo de aplicação e no custo.

Confira abaixo as definições desses distintos segmentos.

Cárter Úmido

O cárter úmido possui capacidade de armazenar óleo e, como resultado, realizar a lubrificação exigida pelo motor. É a solução ideal para os veículos cotidianos, de produção em série, além de ser a opção mais simples e barata.

O elemento, cheio de óleo, lubrifica automaticamente por contato, a cada rotação, toda a zona baixa do motor, onde ficam o virabrequim e as bielas. Uma bomba de óleo tem a missão de levar aquele lubrificante à parte superior do motor.

Após tudo isso, as válvulas encaminham o líquido novamente para o cárter, repetindo-se o ciclo continuamente.

Sua adequação apenas ao carro cotidiano é explicada pela eficiência limitada, sendo insuficiente para modelos que buscam alto desempenho na pista. Em velocidades elevadas, o óleo pode deixar o motor sem a lubrificação necessária, pelo fato de o líquido se concentrar em algumas áreas por inércia.

Isso poderia provocar resultados negativos e de péssima operação.

Cárter Seco

Geralmente, o cárter seco é utilizado em renomados carros esportivos, como Porsche e Ferrari, sobretudo por não apresentar as limitações da alternativa úmida. Em outras palavras: a opção seca não é um reservatório de óleo. Por isso, não há quaisquer incidentes por conta de acúmulo indevido do líquido.

O esquema de lubrificação com cárter seco foi desenvolvido em 1950, e logo adquirido por renomadas empresas do ramo automotivo, como Maserati e Ferrari. Esse arranjo de funcionamento requer a presença de bomba de óleo multi estágios (pelo menos 2), ou então várias bombas.

O líquido é impulsionado por válvulas, que primeiramente o levam para o refrigerador. Após retornar ao reservatório, ele migra para o motor, passando pelo filtro. É um sistema fechado; portanto, existe menos interação com a pressão atmosférica.

Os carros que utilizam esse item são os de alta performance e rapidez, dada a maior liberdade e segurança gerada por ele quando em alta velocidade.

Se um veículo que trafega muito rapidamente utilizasse o cárter úmido em uma curva, por exemplo, o óleo seria bruscamente empurrado para as laterais do elemento, deixando o tubo de captação sem acesso ao lubrificante.

Outra vantagem: além da eficiência garantida, a peça é menor em relação ao primeiro tipo. Então, o centro de gravidade do motor pode ser mais baixo. Além disso, a versão seca é a mais cara se comparada à úmida, pois apresenta maior complexidade e custos de montagem.

Manutenção correta do Cárter do Motor

A falta de manutenção é um dos principais motivos de acidentes no tráfego, ocorrências que matam milhares de brasileiros por ano. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atestam: 12 mil acidentes, de 2017 a 2019, aconteceram por falhas mecânicas que poderiam ter sido reparadas ou checadas em uma revisão.

Logo, a preservação e a gerência em relação ao cárter são primordiais, já que o cenário de despreparo e instabilidade nas ruas é massivo. A manutenção do item deve ser realizada, sobretudo, por um procedimento de limpeza.

O objeto precisa ser limpo porque, ao longo do tempo, acumula resíduos em seu compartimento, chamados de “borras”, que eventualmente podem entupir ou atrapalhar o sistema de transporte de fluídos.

Vale ressaltar que uma medida preventiva é sempre mais recomendada do que aguardar o momento de ter que remediar. Não conferir o estado da peça e o funcionamento do sistema de lubrificação pode trazer consequências mais graves para o desempenho do motor no futuro.

Atente-se também ao filtro de óleo e a própria qualidade do lubrificante. Para efetuar a limpeza, há duas maneiras. A primeira é a mais barata e simples, por meio de aditivos no óleo, responsáveis por dissolver os resíduos e borras.

O segundo modo consiste na ação física: remover o cárter, procurar indícios de vazamentos e realizar uma limpeza manual de todo o sistema de lubrificação.

Esse último é indicado para quando o veículo já apresenta algum malefício por conta da má condição do equipamento.

Protetor de Cárter

O protetor de cárter é uma peça feita, na maioria das vezes, de alumínio, e fica localizada abaixo do compartimento do motor. Ele funciona como um escudo para o cárter, onde o óleo fica armazenado e é bombeado para outras partes do motor. Seu uso não é imprescindível; depende do modelo do veículo.

Entenda a importância do Cárter do Motor, Guiak Tudo sobre Carros

Guiak, Tudo sobre Carros.

A aplicação do elemento é mais comum em SUVs e picapes, devido a um apelo fora de estrada. Esses modelos são, em teoria, os mais sujeitos a obstáculos no trajeto (como galhos e pedras), capazes de atingir o cárter e provocar consequências, como vazamentos.

Entretanto, de acordo com o asfalto das ruas de sua cidade, vale a pena considerar o uso desse elemento, mesmo se o carro for um sedã, por exemplo.

Nesses casos, seria uma inclusão por questões preventivas mesmo, dada a condição das vias frequentadas, mas que pode evitar o desgaste desnecessário da mecânica.

Alguns veículos já vêm da fábrica com o protetor de cárter, por exemplo toda a linha brasileira da Suzuki e Mitsubishi. Também é parte já integrante de modelos específicos, como o Toyota Hilux e Renault Sandero.

Para vários outros, é possível comprar o item como acessório. Os preços (sem a instalação) variam desde R$ 160, para o Renault Kwid, até R$ 966, do Jeep Compass.

"Compartilhe"

Entenda a importância do Cárter do Motor.

Conheça os tipos de Motor dos Carros

Tipos de Motor de Carro

Conheça os tipos de Pneus

Tipos de Pneus

Conheça os tipos de Poluição Ambiental

Tipos de Poluição Ambiental

Cuidados ao Dirigir à Noite

Cuidados ao Dirigir à noite

Importância da Proteção Veicular

Importância Proteção Veicular

Óleo Sintético, qual vantagem

Óleo Sintético

O que é Banda de Rodagem dos Pneus

Banda de Rodagem dos Pneus

O que é Barras de Direção e como funciona

Barras de Direção

O que é Carro de Repasse, Vantagens e Desvantagens

O que é Carro de Repasse

O que é Espelhamento Automotivo

Espelhamento Automotivo

O que é Estética Automotiva

Estética Automotiva

O que é Filtro de Cabine e quando trocar

Filtro de Cabine

O que é Isofix, sistema para a segurança infantil no Trânsito

O que é Isofix

O que é Junta Homocinética

Junta Homocinética

O que é Longarina do Carro

Longarina do Carro

O que é Luz de Exclamação no Painel

Luz de Exclamação no Painel

O que é Micropintura Automotiva

Micropintura Automotiva

O que é Motor V8, como Funciona

Como funcionar Motor V8

O que é o barulho no Motor quando acelera

Barulho no Motor

O que é Pane Seca

O que é Pane Seca

O que eu preciso saber sobre Apólice de Seguro

Apólice de Seguro

O que significa quando a Luz do Óleo acende e apaga quando acelera

Luz do Óleo acende/apaga

Polimento e Cristalização na venda do Carro

Polimento e Cristalização

Qual melhor opção de Pneus novos, na frente ou atrás

Pneus Novos na frente/atrás

Quando fazer a Higienização do Ar Condicionado

Higienização Ar Condicionado

Quanto tempo posso rodar com Licenciamento vencido

Licenciamento Vencido

Saiba a diferença e as vantagens entre Motor Aspirador e Turbo

Motor Aspirado e Turbo

Saiba as diferenças entre os dois tipos de Placa Pare

Tipos de Placa Pare

Saiba como dar baixa no Gravame

Baixa no Gravame

Saiba onde fica o Filtro de Combustível

Filtro de Combustível

Saiba o que acontece se rodar com Óleo vencido

Óleo Vencido

Saiba o queé Powertrain

O que é Powertrain

Saiba o significado de Treadwear do Pneu

Treadwear do Pneu

Sensor de Oxigênio, o fiscal da queima de Combustível

Sensor de Oxigênio

Será que posso andar com o Junta do Cabeçote Queimada

Junta Cabeçote Queimada

Sinais de que a Bateria do Carro está com problema

Bateria com Problema

Tipos de Combustíveis e as Características

Tipos de Combustíveis

Tudo que você precisa saber sobre Pisca Alerta

Pisca Alerta

Tudo que você precisa saber sobre Semirreboque

Semirreboque

Tudo sobre Carros Autônomos

Carros Autônomos

Usar Líquido de Arrefecimento ou Água no Radiador

Líquido Arrefecimento ou Água

Luzes do Painel do Carro Significa algum problema

Luzes do Painel