Volkswagen Polo

Home   /   Volkswagen Polo

Volkswagen Polo

Volkswagen Polo, Guiak Tudo sobre Carros

Lançado no mercado nacional em setembro de 2017, o Volkswagen Polo 2022 já se posiciona como um dos carros mais vendidos da Volkswagen no mercado brasileiro.

O carro se destaca pela tecnologia e os motores eficientes, sendo o único do segmento a dispor de um painel totalmente digital e configurável, por exemplo.

Os preços do Volkswagen Polo 2022 partem de R$ 64.130 e podem chegar a R$ 98.260, ou R$ 116.060 se contarmos a versão esportiva GTS.

Há versões com motores 1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI, com transmissão manual ou automática, enquanto que a topo de linha GTS tem o motor 1.4 TSI.

O hatch compacto chega em sua nova geração com a plataforma modular MQB (A0), que é mais leve e rígida que a anterior PQ25, que era usada na Europa.

Com aços de alta e ultra alta resistência, ele chega para levar as cinco estrelas do Latin NCAP e também já como o modelo mais barato para ser reparado no Brasil, de acordo com a Cesvi Brasil, ficando no topo de reparação do Car Group.

Ele é 44 kg mais leve que o Volkswagen Polo anterior, 50% mais rígido e 18,5% da estrutura tem aços moldados a quente.

Maior que o anterior, o Volkswagen Polo 2022 mede 4,057 mm de comprimento, 1,751 mm de largura, 1,468 mm de altura e 2,565 mm de entre eixos. Portanto, o novo hatch da VW cresceu por conta da plataforma MQB, que não pode ser mais reduzida em tamanho.

Com tudo isso, ele entrega 300 litros no porta-malas (1.071 litros com o banco traseiro rebatido) e outros 52 litros no tanque de combustível.

O peso em ordem de marcha varia de 1.058 kg a 1.147 kg.

Embora seja o mesmo produto oferecido na Europa, aqui o Volkswagen Polo 2022 recebeu algumas mudanças e ganhou até um item não existente no velho continente.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

O design geral é o mesmo, mas o modelo feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – que recebeu R$ 2,6 bilhões para sua produção e também do sedã Virtus – apresenta novos faróis de dupla parábola com repetidores de direção integrados.

A grade apresenta acabamento com friso cromado e a parte superior pintada na cor da carroceria.

O para-choque tem linhas bem expressivas e vem com novos faróis de neblina em comparação com o europeu, adotando igualmente LEDs diurnos, que no europeu ficam no próprio conjunto ótico de LED.

Nas laterais, a versão Highline vem com um aplique alusivo estampado entre para-lamas e as portas dianteiras.

As rodas de liga leve nessa versão são aro 16 polegadas, mas podem receber opcionalmente aro 17 polegadas, que apresenta um estilo mais esportivo. A versão GTS tem como opcional as rodas de 18 polegadas, deixando o visual idêntico ao modelo conceitual apresentado no Salão do Automóvel de SP.

Sem teto solar elétrico, o Volkswagen Polo 2022 vem na versão Highline com apenas antena estilizada no teto. As maçanetas e espelhos são na cor do carro e estes possuem repetidores de direção, mas não há basculamento elétrico.

Atrás, o conjunto lembra bastante o Gol e tem lanternas compactas e tampa lisa, tendo esta apenas dois vincos pronunciados.

O logotipo VW não serve como maçaneta, como ocorre no Fox. A abertura da tampa é feita pela chave ou comando elétrico interno. O para-choque é bem limpo também e vem com sensores de estacionamento e câmera de ré.

A nomenclatura 200 TSI Automatic chama atenção, sendo referência ao torque em newton-metro.

Por dentro, o Volkswagen Polo 2022 apresenta um ambiente semelhante ao do modelo europeu, mas a tonalidade do painel – como já vista em evento anterior – é mais sóbrio, sem as cores gritantes da versão alemã, apesar do Amarelo Kurkuma, que é a cor de lançamento do hatch no Brasil.

O conjunto frontal tem três opções de cores na parte central, uma em cada versão (1.0/1.6, Comfortline e Highline).

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

A instrumentação e a multimídia são envolvidas por material em preto brilhante, com difusores de ar centrais rebaixados e os laterais incorporados ao acabamento.

O Volkswagen Polo 2022 tem opção de ar-condicionado automático nas versões TSI, assim como difusor de ar traseiro, item exclusivo do modelo brasileiro.

O volante é o mesmo do antigo Golf e traz paddle shifs no TSI, enquanto o cluster Active Info Display, com tela de 10,25 polegadas, está disponível apenas na versão Highline.

A multimídia Discover Media tem tela de 8 polegadas.

As portas têm mescla de texturas e tecidos, mas é toda em plástico duro, assim como o painel, que ainda tem um suporte de celular. O teto é claro e não há alças de mão.

Os bancos são confortáveis e apresentam padronagens diferentes, enquanto o couro Native é opcional apenas no topo de linha.

O espaço geral é bom, especialmente na parte traseira, que tem espaço suficiente para as pernas. O banco é bipartido e conta com Isofix e Top Tether, além de apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos.

Há luzes de leitura na frente e atrás, enquanto o retrovisor interno é eletrocrômico no Highline. O porta-malas tem 300 litros e espaço na média do mercado, ampliáveis para 1.071 litros com o banco rebatido.

O encosto do passageiro dianteiro também rebate, criando espaço para transporte de um objeto longo.

Novo Volkswagen Polo 2022 – versões

A atual linha Volkswagen Polo 2022 está disponível nas versões 1.0, 1.6 MSI, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, além da GTS.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Confira abaixo a gama completa do hatch compacto:

Polo 1.0 MPI 2022

Polo 1.6 MSI 2022

Polo 1.6 MSI AT 2022

Polo Comfortline 200 TSI AT 2022

Polo Highline 200 TSI AT 2022

Polo GTS 250 TSI AT 2022

Novo Polo 2022 – equipamentos

Novo Polo 1.0 MPI 2022

Segurança: airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, sistema Isofix com Top Tether para fixação de cadeirinha infantil, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, entre outros.

Conforto: direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros e traseiros com “one touch”, travas elétricas, ar-condicionado, banco traseiro com encosto rebatível, para-sóis com espelho iluminado, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, colunas centrais externas com aplique preto fosco, faróis duplos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo, central multimídia Composition Touch, com Android Auto e Apple Carplay, volante multifuncional, entre outros.

Opcionais:

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Connect Pack (R$ 3.770) – “Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro, Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, Rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15.

Novo Polo 1.6 MSI 2022

Tecnologia: se diferencia pelo computador de bordo “I-System” e volante multifuncional.

Opcionais: nenhum

Novo Polo 1.6 MSI AT 2022

Mesmos equipamentos de série do modelo acima, com direito ainda ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

Opcionais:

Interatividade (R$ 3.010) – “Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro e Rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15.

Volkswagen Polo, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Volkswagen Polo, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Volkswagen Polo, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo