Volkswagen Nivus

Home   /   Volkswagen Nivus

Volkswagen Nivus

Volkswagen Nivus, Guiak Tudo sobre Carros

A Volkswagen demorou para acordar para o segmento de SUVs compactos. Lançou o T-Cross em fevereiro de 2019 e, pouco mais de um ano depois, chegou para atacar a concorrência com o novo Volkswagen Nivus 2022.

Ele pode ser considerado como o primeiro SUV compacto com jeitão de cupê da categoria.

Se por um lado o Volkswagen T-Cross é baseado no Virtus, com entre-eixos mais amplo e maior espaço interno, o novo Volkswagen Nivus 2022 é construído a partir da base do Polo.

Ou seja, um carro com dimensões menores e acabamento mais simples, no intuito de ocupar a porta de entrada da gama de crossovers e SUVs da VW no Brasil.

A principal virtude do novo Volkswagen Nivus é justamente o visual. Ele tem uma silhueta diferenciada e se destaca pelo caimento suave do teto na parte traseira, o vidro traseiro mais inclinado e o desenho do porta-malas mais avantajado. Por falar em porta-malas, o compartimento do novo VW é maior até que o do T-Cross.

Ele tem bons equipamentos, preços atrativos e é encontrado sempre com o motor 1.0 TSI, combinado ao câmbio de seis marchas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

VW Nivus 2022 – detalhes

Construído a partir da plataforma do Polo, a modular MQB, o novo Volkswagen Nivus surge para preencher a lacuna entre o Polo e o T-Cross. De acordo com a Volkswagen, o novo modelo tem como foco os consumidores milennials, com idade entre 30 e 35 anos. O objetivo da marca é colocá-lo entre os mais vendidos entre os SUVs compactos.

Para conseguir realmente atrair o público, ele aposta no design e na tecnologia embarcada. A começar pelo visual, nenhum segredo: ele mantém a mesma linha de design dos outros carros mais recentes da Volkswagen. A dianteira, porém, é mais agradável e “nervosa” que a do T-Cross.

O destaque mesmo fica por conta da linha de cintura ascendente e o caimento suave do teto, que forma conjunto com o vidro mais inclinado e a traseira avantajada.

Por dentro, o modelo é praticamente idêntico ao Polo e Virtus. Um dos grandes diferenciais é o novo volante multifuncional, parecido com o do novo Golf europeu, e também a nova central multimídia.

Como opcional no Comfortline e de série no Highline, o novo Volkswagen Nivus 2022 traz o novo sistema multimídia VW Play, que conforme o comunicado da marca alemã, foi projetado no Brasil com foco no consumidor local.

Essa central tem uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, com tela temperada anti-risco de alta resolução e funcionamento semelhante ao de um tablet. Oferece recursos como conexão de internet via celular, loja de aplicativos (como iFood, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros), app “Meu VW” (para agendamento de revisões periódicas, por exemplo), manual cognitivo e memória interna de 10 GB.

Ainda entre os equipamentos, o Volkswagen Nivus 2022 tem algumas exclusividades em sua faixa de preço. Uma delas é o controle de cruzeiro adaptativo, que faz o carro acelerar e frear automaticamente em função do tráfego. Este recurso não está disponível nem como opcional para o T-Cross.

Há também sistema de frenagem autônoma de emergência, que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando o carro automaticamente ao identificar um risco iminente de acidente.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

O Nivus 2022 oferece ainda outros itens já conhecidos da linha Volkswagen, como o sistema de frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga do motorista, chave presencial e partida do motor por botão, painel de instrumentos Active Info Display totalmente digital, entre outros.

O espaço interno é semelhante ao do Polo. Nas medidas, são 4,26 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,56 m. O ponto forte do carro é o porta-malas para 415 litros, maior que o do T-Cross (373 litros).

De acordo com a Volkswagen, a suspensão do Nivus 2022 foi projetada para atender às necessidades dinâmicas do utilitário-esportivo. Ele é 27,5 mm mais alto que o Polo – sendo 10 mm provenientes da própria suspensão e os outros 17,5 mm advindos do conjunto roda/pneu. Com isso, ele tem um vão livre do solo (176 mm) maior que o do Polo, permitindo passar por lombadas e valetas com menos preocupação.

Ele foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e está sendo produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A VW tem planos de lançar o novo Volkswagen Nivus em outros países do continente sul-americano e até mesmo na Europa.

VW Nivus 2022 – opcionais

A Volkswagen disponibiliza de opcional somente para o Volkswagen Nivus Comfortline. Veja abaixo:

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2022

Pacote VW Play & Tech (R$ 4.580): agrega volante multifuncional em couro com paddle shifts, carregamento de celular sem fio, sistema de som Volkswagen Play com tela sensível ao toque de 10 polegadas, sistema de frenagem autônoma de emergência anticolisão até 50 km/h e controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e sistema de monitoramento frontal.

Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2022

Pacote Bicolor (R$ 1.760): carcaça dos espelhos retrovisores pintadas em Preto Ninja, logotipia escurecida na traseira e na lateral, rodas de liga leve 17″ Design Cassino Dark com acabamento diamantado e teto pintado em Preto Ninja.

VW Nivus 2022 – preços

Veja a seguir os preços do novo Nivus 2022:

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2022 – R$ 104.060

Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2022 – R$ 120.690

VW Nivus 2022 – cores

Ao todo, a linha do novo Volkswagen Nivus conta com nove opções de cores, sendo uma delas uma exclusividade do modelo topo de linha Highline 200 TSI.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Veja abaixo as cores do Nivus:

Preto Ninja (sólida, sem custo adicional);

Branco Cristal (sólida, por R$ 490 adicionais);

Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.585 adicionais);

Azul Biscay (metálica, por R$ 1.585 adicionais);

Vermelho Sunset com teto Preto Ninja (especial, por R$ 1.585 adicionais);

Vermelho Sunset (especial, por R$ 1.585 adicionais);

Cinza Moonstone (especial, por R$ 1.230 adicionais) – exclusiva do Highline;

Cinza Moonstone com teto Preto Ninja (especial, por R$ 1.230 adicionais);

Azul Biscay com teto Preto Ninja (especial, por R$ 1.585 adicionais).

VW Nivus 2022 – consumo

De acordo com os números aferidos e divulgados pelo Inmetro, o consumo de combustível do novo VW Nivus 2022 é o seguinte:

Etanol

Consumo de 7,7 km/l na cidade;

Consumo de 9,4 km/l na estrada.

Gasolina

Consumo de 10,7 km/l na cidade;

Consumo de 13,2 km/l na estrada.

VW Nivus 2022 – desempenho

A Volkswagen divulga os seguintes números de desempenho do Nivus 200 TSI AT:

Etanol

Aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos;

Velocidade máxima de 189 km/h;

Aceleração de 0 a 1.000 metros em 31,4 segundos;

Retomada de 80 a 120 km/h em 7,2 segundos.

Gasolina

Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;

Velocidade máxima de 184 km/h;

Aceleração de 0 a 1.000 metros em 32,1 segundos;

Retomada de 80 a 120 km/h em 7,8 segundos.

Volkswagen Nivus, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Volkswagen Nivus, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Volkswagen Nivus, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo