Toyota Corolla

Home   /   Toyota Corolla

Toyota Corolla

Toyota Corolla, Guiak Tudo sobre Carros

A atual geração do Toyota Corolla 2022 foi lançada no mercado brasileiro em setembro de 2019, com mudanças mais profundas no visual e na oferta de versões para se manter atualizado no mercado e na ponta do segmento de sedãs médios.

Entre as principais novidades, a décima segunda geração do Toyota Corolla agora tem a plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, e conta com uma nova versão híbrida flex, o que traz uma novidade bem interessante para o segmento. Além disso, o motor 2.0 ficou mais forte e eficiente em relação ao anterior.

O visual conta com o design Prestige, que é global e ligeiramente diferente da proposta Sporty, oferecida em outros mercados com foco direcionado a clientes mais jovens.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

O Toyota Corolla 2022 chega nas versões GLi, XEi, Altis Premium e GR-S, todas com o renovado motor 2.0 Dynamic Force com injeção direta e indireta, tendo até 177 cavalos. Além dessas opções, o sedã também tem a grande novidade da versão Hybrid, que aparece nas configurações Altis e Altis Premium, ambas com potência combinada de 123 cavalos.

Os preços são altos desde o lançamento, e com seguidos aumentos desde então. Para colocar o novo Toyota Corolla 2022 na garagem, você terá que desembolsar entre R$ 148.290 e R$ 187.190.

Todas as versões agora contam com o pacote de segurança Toyota Safety Sense (TSS), que tem faróis altos automáticos (AHB), sistema de pré-colisão frontal (com alertas sonoros e visuais e a ativação da assistência de frenagem), sistema de assistência de permanência de faixa com função de alerta de mudança de faixa (LDA) e piloto automático adaptativo (ACC).

As versões Altis Premium (convencional e híbrida) ganharam o carregador de celular por indução, enquanto o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro vira item de série nas configurações GLi, XEi e Hybrid.

Antes disso, o sedã da Toyota abandonou sua antiga central multimídia com tubo de raios catódicos, como se fosse uma televisão antiga, para adotar uma nova tela de LED flutuante.

Essa mudança era uma reclamação antiga dos proprietários do modelo, dizendo que o anterior equipamentos não era condizente com um sedã desse preço.

Além disso, o Toyota Corolla 2022 também recebeu novidades específicas em cada versão. A opção de entrada GLi só teve a nova central multimídia como novidade, enquanto a XEi ainda recebeu maçanetas internas na cor prata.

A versão mais cara do Toyota Corolla 2022 com motor 2.0 e câmbio CVT é a Altis Premium, que recebeu uma nova tela TFT de 7 polegadas (a anterior tinha 4,2 polegadas) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Passando para as configurações híbridas, o Toyota Corolla 2022 adicionou as mesmas maçanetas internas para a versão Altis Hybrid, enquanto a topo de linha Altis Premium Hybrid também ganhou sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sem nenhuma alteração na parte mecânica, todas as versões podem ser compradas nas novas cores Branco Lunar e Cinza Granito, que se juntam às opções Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse e Branco Polar.

Outra mudança na linha do Toyota Corolla 2022 foi a chegada da versão GR-S, que custa R$ 178.890 e pode vir nas cores Branco Lunar, Vermelho Granada ou Preto Eclipse.

Assim como outros modelos da marca, essa versão é preparada pela divisão de competições da marca, a Gazoo Racing. O visual externo é diferenciado pelas novas rodas, para-choques redesenhados, teto em preto brilhante e a adição de aerofólio e saias laterais. Além disso, todo o conjunto de luzes é em full LED.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

As mudanças internas no Toyota Corolla GR-S 2022 são ainda mais discretas, com acabamento em preto e vermelho, botão de partida personalizado com o logo da versão e plaqueta de identificação numerada. Ele também tem molas e amortecedores mais firmes.

O motor é o já conhecido 2.0 de 177 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT, mas na lista de equipamentos acontece algo curioso. Mesmo sendo baseado na versão Altis Premium, e custando mais caro, o Toyota Corolla GR-S não vem com o novo painel de 7 polegadas do computador de bordo (se limitando a 4,2 polegadas), teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone ou bancos elétricos.

Por outro lado, ele adicionava o carregador de celular por indução, mas isso parece pouco quando levamos em conta seu preço. O restante da lista é exatamente igual ao oferecido pelo Altis Premium.

Junto com todas essas mudanças, a Toyota também anunciou um belo aumento de preços para o Toyota Corolla 2022, reajuste que foi divulgado antes das novidades citadas acima.

Novo Corolla 2022 – motor

Como dito acima, o novo Toyota Corolla 2022 já havia aparecido com boas novidades em sua linha de motores. Além de atualizar o propulsor 2.0, que equipa a maioria das versões, o modelo apresenta o primeiro conjunto híbrido flex produzido no país.

Vamos falar primeiro sobre a principal opção, o motor 2.0 Dynamic Force. Ele tem quatro cilindros, 16 válvulas com comando variável inteligente e um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível, que oferece mais potência e menor consumo.

Além disso, o conjunto tem novos pistões de baixa fricção com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo, o que torna o motor 2.0 Dynamic Force 15% mais potente e 9% mais eficiente em relação ao 2.0 anterior. Foram investidos R$ 600 milhões na fábrica de Porto Feliz (SP) para produzir esse motor, o mais potente a equipar um Toyota Corolla.

Quantos cavalos tem o Corolla 2022?

O motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex rende 169/177 cv de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm. O conjunto ainda conta com a inédita transmissão CVT Direct Shift de 10 marchas.

A outra novidade, não menos importante, está no conjunto das versões híbridas flex. O também inédito sistema combina três motores (dois elétricos e um a combustão) com a tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. Portanto nós temos, aqui no Brasil, o primeiro híbrido flex do mundo.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

A combinação é a seguinte: motor 1.8 16V a gasolina, de 98/101 cv de potência a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm + dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

Novo Corolla 2022 – desempenho e segurança

Segundo os dados divulgados pela própria Toyota, o novo Toyota Corolla 2022 não é o sedã médio mais rápido em nosso mercado, mas ele apresenta bons números também nesse quesito.

Quando equipado com o motor 2.0 Dynamic Force, que aparece nas versões GLi, XEi e Altis, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Além disso, ele atinge uma velocidade máxima de 199 km/h. Já a versão híbrida chega aos 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima final de 180 km/h.

Falando sobre a segurança do modelo, colocado pela marca como o sedã médio com mais itens nesse quesito, não dá para deixar de lado o pacote Toyota Safety Sense (TSS), que está disponível para todas as versões.

Esse pacote conta com um radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular, que permite ao Toyota Corolla 2022 ter vários sistemas de segurança, como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): detecta outros veículos e, na iminência de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA): detecta desvios de pista, quando as linhas são visíveis, e também conta com a condução assistida, que aplica pequenos movimentos de correção no volante, se necessário.

Faróis altos automáticos (AHB): através de uma câmera, detecta outros veículos para alternar entre os faróis alto e baixo.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema parecido ao piloto automático, mas que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter distância de outros carros na pista.

Além de todos esses itens, todas as versões do Toyota Corolla 2022 contam com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância, faróis com acendimento automático e ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e outros.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Novo Corolla 2022 – consumo

Quantos km por litro faz o Corolla 2022?

Como o objetivo principal é a economia, a Toyota divulgou (em testes feitos pelo INMETRO) que o Toyota Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade com gasolina, além de 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade com etanol.

Já a versão convencional com motor 2.0 tem consumo divulgado na cidade de 8,0 km/l com etanol e 11,6 km/l na gasolina, enquanto na estrada ele faz 9,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.

Novo Corolla 2022 – versões

Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022

Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 2022

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022

Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022

Toyota Corolla Altis Hybrid 2022

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022

Cores disponíveis: Branco Lunar, Cinza Granito, Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse e Branco Polare.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Novo Corolla 2022 – equipamentos

Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022: Acabamento do volante e detalhe da manopla da transmissão em couro na cor preta, Acabamento interno com partes revestidas de tecido preto e partes revestidas de couro preto, Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrado, Dois indicadores analógicos com tela de TFT de 4,2 pol. digital e colorido, Ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação, Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação, Banco traseiro bipartido / rebatível 60:40 (somente encosto), Bancos traseiros com descansa-braços central e porta copos, Chave com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme, Controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control) Adaptativo, Coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade, Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 4,2” de alta resolução), Direção eletroassistida progressiva (EPS), Entrada de 12V e USB no descansa braço (carregamento), Conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento), Espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica, Faróis halogênicos, Faróis com acendimento automático, Faróis com ajuste de altura, Indicador de direção econômica no painel de instrumentos Eco Driving, Lanternas dianteiras com luzes diurnas (Daytime Running Lights – DRL mode), Lanternas traseiras com luz de freio, de ré e neblina LED, Luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro, Painel de instrumentos com tecnologia Optitron, Para-sol com espelho e luz de cortesia para motorista e passageiro, Porta-luvas e porta-malas iluminado, Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e portas traseiras, Porta-revistas e tablets atrás dos bancos dianteiros, Relógio Digital no TFT colorido e na tela do Multimidia, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down (com antiesmagamento) e iluminação em todos os botões, Vidros frontais com película antirruído, Volante com controles de áudio e computador de bordo, sete airbags, Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura, Aviso luminoso e sonoro para desafivelamento dos cintos de segurança frontais e traseiros (com o carro em movimento), Aviso sonoro para faróis ligados (com o carro estacionado) e portas e porta-malas abertos (com o carro em movimento), Barra de proteção (absorção de impacto) no interior das quatro portas, Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, prétensionador e limitador de força, Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, Controle Eletrônico de Estabilidade Veicular (VSC14), Controle Eletrônico de Tração (TRC15), Desembaçador do vidro traseiro, Assistente de pré-colisão (Pre-crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, Farol alto automático (Auto High Beam – AHB), Freios ABS com BAS e EBD, Imobilizador por código eletrônico na chave, Jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete, Lanterna de neblina traseira, Limpador do para-brisa intermitente, Luz auxiliar de freio (brake light), Luz de frenagem emergencial automática, Sistema de Alarme perimétrico e volumétrico, Sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HAC16), Sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, Trava automática das portas ativada pelo movimento do veículo (a partir de 20 km/h), Trava de segurança para portas traseiras, Antena integrada no vidro traseiro, Quatro alto-falantes e dois tweeters e Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, SDL, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Toyota Corolla XEi 2022: itens acima + Acabamento interno com partes revestidas de couro preto, Maçanetas internas na cor prata, Difusores de ar com acabamento na cor prata, Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente, Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme, Controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control), Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico, Modo de seleção de condução Sport, Manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift), Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave, Start Button / Push Start: sistema de partida por botão (sem chave) e Faróis de neblina dianteiros de LED.

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022: itens acima + Acabamento Black Piano na grade inferior dianteira, Acabamento interno com partes revestidas de couro bege e marrom, Maçanetas internas com acabamento na cor prata, Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância

inclinação ou altura com distância, Carregador de celular por indução, Computador de bordo com tela TFT de 7 polegadas, Espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, Faróis (alto e baixo) de LED, Lanternas traseiras inteiras de LED, Teto solar elétrico com função antiesmagamento e Limpador do para-brisa com sensor de chuva.

Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022: itens acima + novas rodas, para-choques exclusivos, teto em preto brilhante, aerofólio, saias laterais, faróis, lanternas e luzes de neblina em full LED, acabamento interno em preto e vermelho, botão de partida personalizado, plaqueta com numeração da versão, novo ajuste de molas e amortecedores e carregador de smartphone por indução.

Em relação à versão Altis Premium, ele perde o painel de 7 polegadas do computador de bordo, teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone e bancos elétricos.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Toyota Corolla Altis Hybrid 2022: Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução), Maçanetas internas na cor prata, Indicador de direção econômica no painel de instrumentos Hybrid System e Modo de seleção de condução Power.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2022: Acabamento interno com partes revestidas de couro bege e marrom, Maçanetas internas com acabamento na cor prata, Ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação ou altura com distância, Carregador de celular por indução, Espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, Teto solar elétrico com função antiesmagamento, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e Limpador do para-brisa com sensor de chuva.

Corolla 2022 Preço

Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022 – R$ 148.290

Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 2022 – R$ 154.690

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022 – R$ 177.690

Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022 – R$ 178.890

Toyota Corolla Altis Hybrid 2022 – R$ 177.690

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022 – R$ 187.190

Toyota Corolla, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Toyota Corolla, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Toyota Corolla, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo