Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro

Home   /   Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro

Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro

Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro, Guiak Tudo sobre Carros

As esperanças de ver a Volkswagen entrar no mesmo segmento da Fiat Toro vão diminuindo. Apesar de informações falarem que seria feita na Argentina em 2024, a fabricante diz o contrário e que ainda não há planos de produzir a caminhonete. É o que disse Pablo Di Si, presidente da VW América Latina, durante o anúncio de um investimento de US$ 250 milhões na fábrica local para renovar a Amarok e aumentar a nacionalização do Taos.

“A picape compacta Tarok é um belo projeto, mas hoje é impossível fazê-la na Argentina. Estamos trabalhado com capacidade total na fábrica em Pacheco, teríamos que abrir uma terceira linha de montagem. Hoje, é humanamente e tecnicamente impossível”, explica Di Si durante a coletiva. A fábrica de Pacheco atualmente produz a picape média Amarok e o SUV Taos.

Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro, Guiak Tudo sobre Carros

Se a Argentina está fora de cogitação no momento, a marca poderia olhar para uma de suas fábricas brasileiras, mas Di Si revela que não é o caso: “Poderia ser feita no Brasil? Talvez. Mas, no Brasil, temos outros projetos em andamento, como a nova família de carros compactos que será iniciada com o novo Polo Track, que já foi anunciado.”

Isto complica a chegada da Tarok. O executivo falou diversas vezes de como gostava do projeto feito no Brasil, motivo de orgulho para a operação local. A picape foi exibida no resto do mundo, como no Salão de Nova York e despertou o interesse pela caminhonete. Sua chegada era esperada há um tempo, mas a pandemia fez a Volkswagen rever toda sua estratégia, por conta dos altos custos para manter a operação enquanto as fábricas ficaram fechadas no mundo todo em 2020.

A Tarok seria mais uma aposta no segmento da Fiat Toro, que ganha cada vez mais modelos com a renovação da Renault Oroch e o lançamento da Ford Maverick. Em 2023, a Chevrolet será mais uma a apostar nesta categoria com a nova Montana, que ficará maior e mais refinada. Como a Maverick chegou bem mais cara e a Montana será um pouco menor, esperava-se que a Tarok fosse a primeira rival de fato da Toro.

Montá-la na Argentina faz sentido. O projeto foi feito como uma mistura do Taos com a Amarok, usando a mesma plataforma MQB-A1 do SUV médio. O parentesco é tão grande que até o nome Tarok é uma referência: o Taos era conhecido como projeto Tarek e mudou a letra “E” por “O” para lembrar da Amarok.

Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro, Guiak Tudo sobre Carros

Era um projeto que estava até que adiantado. Quando mostrou a picape no Salão do Automóvel de 2018, a Volkswagen disse que 80% do design já estava concluído e o protótipo já contava com um interior completo, até mesmo com elementos próprios como a “caçamba variável”, usando um sistema de abertura da parte traseira da cabine, que inclusive seria usado na versão de produção. Teria os motores 1.4 TSI flex e 2.0 TDI de 150 cv, sempre com transmissão automática de 6 marchas.

Isto significa que não veremos a Tarok? Não exatamente. Em sua fala, Di Si sempre deixa claro que “hoje” seria impossível produzir a picape, sem nunca falar que o projeto está realmente cancelado. Informações anteriores diziam que seria produzida em 2024, mas é possível que saia da gaveta e vire parte do próximo plano de investimentos da Volkswagen após 2026, chegando no mercado a tempo de enfrentar a 2ª geração da Fiat Toro.

Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Volkswagen não tem planos de ser rival da Toro, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Autoescola deixará de ser Obrigatória para obter CNH

Autoescola

Autoescola deixará de ser Obrigatória para obter CNH...

Luzes do Painel do Carro Significa algum problema

Luzes do Painel

Luzes do Painel do Carro Significa algum problema...

Saiba como funciona o Freio ABS do Carro

Freio ABS

Saiba como funciona o Freio ABS do Carro...

Saiba quais são as diferenças entre os Câmbios CVT e Automáticos

CVT e Automáticos

Saiba quais são as diferenças entre os Câmbios CVT e Automáticos...

Transferência de Veículo agora pode ser feita digitalmente

Transferência de Veículo

Transferência de Veículo agora pode ser feita digitalmente...

Veja alguns Sinais de problema na Vela do Carro

Vela do Carro

Veja alguns Sinais de problema na Vela do Carro...

Veja alguns sinais de problema no Amortecedor do Carro

Amortecedor

Veja alguns sinais de problema no Amortecedor do Carro...

Veja alguns Sinais de que a Embreagem do seu Carro vai dar Problema

Embreagem

Veja alguns Sinais de que a Embreagem do seu Carro vai dar Problema...

Veja alguns sinais de que o Freio do Carro vai dar problema

Freio do Carro

Veja alguns sinais de que o Freio do Carro vai dar problema...