Fiat Uno

Home   /   Fiat Uno

Fiat Uno

Fiat Uno, Guiak Tudo sobre Carros

O Fiat Uno 2022 é um velho conhecido dos brasileiros, mas infelizmente é um modelo bem defasado frente aos seus rivais e até a outros modelos da própria Fiat.

A falta de novidades se reflete na queda em suas vendas.

No primeiro semestre de 2021, por exemplo, o modelo foi apenas o 4º veículo de entrada mais vendido do país, acumulando 15.340 unidades. O líder Fiat Mobi emplacou mais de 39 mil unidades no mesmo período.

Fiat Uno 2022 – detalhes

O Fiat Uno 2022 é vendido apenas na versão Attractive, depois de perder as opções Drive e Way, o que fez sua linha de motores se limitar ao propulsor Fire 1.0.

Antes disso, o Fiat Uno havia recebido de série o alerta de pressão dos pneus, além da versão de entrada Attractive 1.0, que agora é a única disponível. O detalhe é que ela chegou por R$ 45.890, e hoje já custa R$ 60.090.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

No mais, o nível de conteúdo do Fiat Uno permanece o mesmo de antes, com itens básicos como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, faróis com máscara negra e rodas de aço de 14 polegadas com calotas.

Aqui no Brasil, a história do Uno iniciou-se em 1984, mais precisamente no mês de agosto, quando foi oficialmente lançado. Mas, na realidade, o simpático compacto da Fiat já tinha sua trajetória iniciada desde o final dos anos 70, quando a Lancia, uma das marcas do grupo Fiat, preparava um novo carro para sua linha que, na Europa, sempre foi a de modelos mais luxuosos e sofisticados.

Mas o destino deu o contra e não quis assim: em 1979, a Fiat assumiu o projeto, para ser o novo modelo de sua marca, que substituiria o valente 127, que aqui no Brasil ficou conhecido como 147. O pequeno Uno enfrentou problemas mesmo antes de nascer: ele era um carro barato demais para receber a sofisticada marca Lancia, mas também caro demais para compor a linha de populares da Fiat.

Por isso, os técnicos italianos tiveram um grande trabalho em fazer do pequeno Fiat, que até então não tinha nome, um automóvel realmente popular e barato. Depois de muito esforço, ele foi lançado na Europa logo no começo de 1983, já com a marca Fiat e tendo todas as características que o identificavam como tal.

De onde vem seu nome Uno? Quando o projeto saiu da Lancia e foi para a Fiat, ele recebeu a sigla “Tipo 146” e, para simplificar sua identificação ainda em fase de desenvolvimento, os técnicos e relatórios internos falavam apenas o primeiro número do tal Tipo 146, que era “um”, ou Uno em italiano. Dessa forma, tanto aquele projeto foi apelidado de “Uno” que, no final, esse passou a ser o nome mundial adotado pelo carro finalizado.

Fiat Uno brasileiro: diferente do italiano

Aqui no Brasil, o Uno teve seu projeto modificado quando comparado ao carro original europeu, até porque as condições de nossas ruas e estradas exigiam suspensões mais robustas e maior altura em relação ao solo.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Por isso, o carro feito aqui utilizava a mesma plataforma mecânica do seu confiável e robusto antecessor 147, inclusive mantendo a suspensão traseira independente, feita através de um único feixe de molas transversal. Além disso, sua altura livre do solo era 1,5 cm maior que a do carro italiano, e o estepe ficava na dianteira, junto ao motor, o que resultava em um capô ligeiramente mais alto.

A vantagem principal era a de aumentar substancialmente a capacidade do porta-malas, porque aqui, no Brasil, ele era usado também por famílias inteiras, que precisavam de mais espaço para bagagens. Nosso Fiat Uno já nasceu com personalidade própria: todas essas mudanças eram em prol das necessidades do público consumidor brasileiro.

Ergonômico e espaçoso

E o carro inovava em vários outros aspectos. Na ergonomia, por exemplo, ele dava um show: o Uninho lembrava os atuais SUVs, pois não era preciso se abaixar muito, o que facilitava o entra e sai do carro, principalmente de pessoas idosas ou com problemas de locomoção.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Outra grande inovação estava na boa área envidraçada, que permitia uma ótima visualização de tudo ao redor. Além, é claro, dos comandos-satélite do painel, ao lado do volante, que permitiam acesso rápido e fácil para todos os comandos de faróis, limpadores de para-brisas, indicadores de direção, desembaçador de vidro etc. Era tudo comandado sem que o motorista tirasse sequer a mão do volante.

O acesso ao banco traseiro, por exemplo, era facilitado pelo banco dianteiro, que se deslocava todo para a frente, permitindo um bom vão para os ocupantes traseiros entrarem ou saírem. E outra sacada excelente: o Fiat Uno também foi pioneiro foi na abertura interna da tampa do porta-malas, feita por meio de uma pequena alavanca na lateral do banco do motorista (como vários modelos ainda mantém até hoje).

Para conciliar baixo consumo com o bom desempenho, todos as unidades já saíam de fábrica com um câmbio de 5 marchas, o que, para a época, era outro avanço. Todas essas soluções eram, então, inéditas, que levaram outros fabricantes a também tomar essa mesma direção.

Fiat Uno, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Fiat Uno, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Fiat Uno, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo