Citroen C4 Cactus

Home   /   Citroen C4 Cactus

Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus, Guiak Tudo sobre Carros

O Citroën C4 Cactus 2022 chega ao mercado nacional com proposta de ser o principal produto da marca para o segmento de SUV, ocupando o lugar do Aircross, que deixou de ser vendido por aqui.

Feito sobre a plataforma PF1, a mesma do Citroen C3 e do Aircross, o Citroën C4 Cactus 2022 tem porte compacto com 4,17 m e 2,60 m de entre-eixos, oferecendo 320 litros no porta-malas.

Oferecido nas versões Live, Feel e Shine, além da série especial C-Rip Curl, o modelo tem cinco configurações de conteúdo, duas opções de motor e sempre com transmissão automática.

Na mecânica, o Citroën C4 Cactus 2022 vem com motor 1.6 VTi com a até 122 cv no manual e 118 cv no automático, que tem seis marchas e quatro modos. O 1.6 THP de até 173 cv, que vai 0 a 100 km/h em 7,3 segundos (com etanol) e tem máxima de 212 km/h.

Com ângulos de entrada e saída de 22° e 32°, respectivamente, ele tem altura livre do solo de 22,5 cm e calibração para enfrentar a dureza de nossas estradas com e sem pavimento.

Bem equipado, o crossover da marca francesa traz ao segmento sistemas de segurança ativa, tais como frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão, detector de fadiga e aviso de descanso.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Além disso, na versão Shine, que tem motor 1.6 THP, o C4 Cactus 2022 traz o sistema Grip Control, que é um controle com modos de condução em terrenos de baixa aderência.

O Citroën C4 Cactus também traz multimídia com Android Auto e CarPlay, bem como painel digital, ar-condicionado automático, bancos em couro, rodas de liga leve aro 17 polegadas, faróis de neblina com função curva, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa.

Em termos de entretenimento, o Cactus 2022 também traz o sistema de som Arkamys Hi-Fi com Bluetooth, além de ser equipado com câmera de ré, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico, sensor de pressão dos pneus, controle de cruzeiro com limitador, entrada sem chave e partida por botão.

Ao volante, o Citroën C4 Cactus também teve pontos altos e baixos, mas pendendo muito mais para os primeiros.

Com direção elétrica extremamente, porém, progressiva, o crossover passa a impressão de ter menos que o peso declarado, ainda mais quando se começa a acelerar o 1.6 THP Flex, que tem 166 cavalos na gasolina e 173 cavalos no etanol.

Forte e casado com o câmbio Aisin de seis marchas, o propulsor impulsiona bem o Citroën C4 Cactus, rapidamente elevando o giro, mas em proporção desigual ao percebido ao volante.

Ou seja, mesmo que ele vá até 3.000 rpm, ele acelera vigorosamente mais rápido que isso, atingindo rapidamente 100 km/h. Oficialmente, o faz em 7,3 segundos.

Sem comentários quanto à capacidade do mesmo, o motor é (muito) mais do que suficiente para atender o Citroën C4 Cactus no que lhe for imposto.

Retomadas e desacelerações são muito boas, especialmente no modo Sport, mas mesmo no Eco, não se intimida na hora de responder. Basicamente o primeiro dobra a rotação, enquanto o segundo atenua 1/3.

No Drive, o câmbio sempre mantém o motor em no máximo 2.000 rpm, chegando mesmo a 1.500 rpm na estrada, mas com isso, uma incômoda ressonância com fortes graves no escape invade o habitáculo de trás para frente.

Usando o modo manual, consegue-se manter o motor um pouco mais cheio e com ruído adequado. Rodando a 110 km/h, ele mantém 2.000 rpm.

Em termos de dirigibilidade, o carro está sempre na mão com uma direção gostosa, mas a suspensão tem calibração muito macia e, apesar de absorver razoavelmente as imperfeições do solo, acaba tornando-o muito suscetível a oscilações indesejáveis.

Nas curvas, apesar disso, mantém-se até que bem, sem grandes inclinações, graças à largura maior e altura menor que o padrão.

Na terra, ele desenvolve muito bem, mas é preciso saber usar os modos de terreno para que a condição do local não afete a performance e a segurança do veículo. Os freios cumprem bem seu papel, tornando a condução mais ágil em situações que exigem sempre o pedal esquerdo.

O Citroën C4 Cactus 2022 “brasileiro” – assim como na Europa – mede 4,170 m de comprimento, 1,714 m de largura, 1,534 ou 1,563 m de altura e 2,600 m de entre-eixos.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Pesando de 1.135 kg a 1.225 kg, o crossover tem 320 litros no porta-malas e mais 55 no tanque de combustível.

Na mecânica, o Citroën C4 Cactus 2022 tem o motor 1.6 16V VTi com 115 cavalos na gasolina e 118 ou 122 cavalos, respectivamente nas versões automática de seis marchas ou manual de cinco velocidades.

Na primeira opção, o torque é de 16,1 kgfm tanto na gasolina quanto no etanol, enquanto o segundo tem 15,5/16,4 kgfm, respectivamente.

Nas opções mais completas, o Citroën C4 Cactus 2022 tem ainda o 1.6 THP Flex com 166 cavalos na gasolina e 173 cavalos no etanol, além de 24,5 kgfm nos dois combustíveis. Ou seja, sem segredos quanto à motorização, já usada em outros modelos da marca.

O Citroën C4 Cactuss 2022 é um crossover acima de tudo. Não se pode dizer que tenha o estilo de SUV, mas como atende as normas do Inmetro para obter a classificação de utilitário esportivo (tem ângulos de entrada e saída com 22°/32° e 22,5 cm de vão livre), ele é considerado pela montadora como tal.

Ainda assim, apesar de parecer ter um porte como do Nissan Kicks ou Hyundai Creta, o crossover da marca francesa em realidade é menor. Essa impressão se deve ao teto baixo e área envidraça reduzida em relação aos concorrentes.

Isso torna-o mais longo visualmente e, como tem frente bem arredondada e traseira truncada, o conjunto acaba enganando nesse aspecto, o que é bom para o produto.

O capô é curto e as luzes diurnas são em LED e cumprem sua função, segundo a Citroën. Também apresenta um conjunto ótico simples, com farol monoparabola e pisca integrados.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

A grade com o duplo chevron é interessante em termos de estilo, assim como a grade centralizada e os faróis de neblina emoldurados com cores do teto, por exemplo. O aspecto do para-choque é parrudo.

Citroën C4 Cactus 2022 – Versões

4 Cactus Live Auto 1.6 AT 2021

C4 Cactus Feel 1.6 AT 2022

C4 Cactus Feel Pack 1.6 AT 2022

C4 Cactus Rip Curl 1.6 AT 2022

C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP AT 2022

Citroen C4 Cactus, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

Citroen C4 Cactus, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

Citroen C4 Cactus, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo