BMW 320i

Home   /   BMW 320i

BMW 320i

BMW 320i, Guiak Tudo sobre Carros

BMW Série 3 – História

Sucessor da série 02, que por sua vez era uma variante da New Class (Neue Klass) do começo dos anos 60, que salvou a BMW da falência certa, a Série 3 surgiu em 1975. Conhecida como E21, a primeira geração do modelo teve mais de 1,36 milhão produzido e basicamente foi produzido em Munique, na então Alemanha Federal, embora tenha sido feito por pouco tempo na Malásia também.

O BMW Série 3 E21 só estava disponível com carroceria sedã de duas portas, mas ganhou uma versão conversível feita pelo encarroçador alemão Baur, que já havia feito o mesmo com New Class e Série 02. Essa variante do E21 durou apenas três anos.

O modelo teve dois motores, sendo o M10 de quatro cilindros de 1.6 a 2.0, enquanto o M20 tinha seis cilindros em linha com 2.3 litros de 141 cv.

Após sete anos, o E21 foi substituído pelo lendário E30, que teve vida longa na gama da BMW, vivendo até 1992. Agora já como um sedã de quatro portas, o BMW Série 3 de segunda geração também ganhou uma versão perua (Touring) e um cupê duas portas, bem como conversível, agora feito de forma oficial.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

A geração é lembrada por ter sido a primeiro com o icônico M3, o esportivo com motor de seis cilindros 3.2 com 197 cv, que alcançou 235 cv na versão Sport Evo.

A gama de motores foi bem ampliada e incluiu pela primeira vez um propulsor diesel, um 2.4 de seis cilindros de 114 cv. Havia também blocos de seis cilindros de 2.0 a 2.7 litros, além dos quatro cilindros de 1.6 a 2.5 litros, pertencentes a três famílias diferentes.

Depois de uma dúzia de anos, o BMW Série 3 E30 saiu de cena para a geração que chegaria finalmente ao Brasil, a E36.

Um dos mais belos carros da BMW em sua história, o BMW Série 3 E36 chegou dois anos antes do E30 sair de cena, já que este era feito na Alemanha e também na África do Sul, onde ficou dois anos a mais.

O E36 internacionalizou a produção do modelo, passando a ser feito também em Regensburg, Alemanha, bem como México, EUA e Egito. No Brasil, os primeiros que chegaram vinham do mercado americano, mas na importação oficial, eles chegavam da Alemanha.

Originalmente, o BMW Série 3 E36 teve três carrocerias: sedã, cupê e conversível. A perua Touring deixou a gama nessa geração. Mas, em 1993, surgiu uma variante menor e com duas portas, chamada Série 3 Compact.

O modelo se tornou bastante popular por ser a versão mais barata do luxuoso alemão, que chegou a ser usado no Brasil como carro de auto-escola. A geração E36 teve motores de 1.6 a 1.9 litro na gama de quatro cilindros e de 2.0 a 3.2 com seis em linha, sendo o 2.5 de 192 cv o mais popular, especialmente no Brasil.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

GuiaK, Tudo sobre Carros, Lançamentos, História das Marcas.

Com diesel, o Série 3 E36 ganhou um quatro cilindros 1.7 litro. O M3 continuou, assim como surgiu o roadster Z3, derivado da mesma plataforma, mas com outro design. Em 1998, surge então a geração E46.

Ela também manteve o hatch duas portas Compact, mas trouxe de volta a perua Touring.

O modelo passou a ser feito também em Leipzig, Alemanha, bem como China, Indonésia, Malásia e Rússia, além de África do Sul e Egito. Em termos de motor, ganhou um seis cilindros 3.0 e V8 4.0 no M3. De 2005 a 2013, a BMW produziu o E90.

O modelo foi produzido no México novamente, assim como em duas plantas na Malásia e Índia. Foi a geração que mais utilizou a gama de motores N, a última aspirada antes da atual linha B.

Por fim, a geração atual foi desmembrada nas variantes F30 (sedã), F31 (perua), F34 (fastback Gran Turismo) e F35 (versão longa chinesa). Os F32 e F33 são as versões cupê e conversível, que foram rebatizadas de Serie 4.

Dessa, espera-se ainda o F36, o chamado Gran Coupé com quatro portas.

Além de parte da gama ainda usar o motor N, é o B seu principal propulsor. É o primeiro Série 3 a usar motor de três cilindros, o 1.5 TwinPower Turbo. O F30 ganhou uma versão híbrida ActiveHybrid e o híbrido plug-in 330e iPerformance, que tem autonomia de 23 km.

O F30 foi a primeira geração do Série 3 a ganhar motor Flex, no caso o B48 2.0 TwinPower Turbo com 184 cv ou 245 cv. Também passou a ser feita no Brasil (Araquari-SC) e Tailândia (Rayong).

BMW 320i, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

BMW 320i, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

"Compartilhe"

BMW 320i, Guiak, Notícias, mais vendidos, lançamentos.

História das Marcas

Guiak, História das Marcas de Carros.

História da Alfa Romeo

História da Aston Martin

História da Audi

História da Bentley

História da BMW

História da Bugatti

História da Caoa Chery

História da Chevrolet

História da Chrysler

História da Citroën

História da Effa

História da Ferrari

História da Fiat

História da Ford

História da GMC

História da Great Wall

História da Honda

História da Hyundai

História da Iveco

História da JAC

História da Jaguar

História da Jeep

História da Kia

História da Lada

História da Lamborghini

História da Land Rover

História da Lexus

História da Lifan

História da Maserati

História da Mazda

História da McLaren

História da Mercedes-Benz

História da Mini

História da Mitsubishi

História da Nissan

História da Peugeot

História da Porsche

História da Ram

História da Renault

História da Subaru

História da Suzuki

História da Tesla

História da Toyota

História da Volkswagen

História da Volvo